logo-home-nova-1.webp

Conheça 9 práticas de manutenção mecânica em motores elétricos.

estratégias de manutenção mecânica em motores elétricos

A manutenção mecânica em motores elétricos é de longe uma das mais importantes na indústria. Em muitas empresas ele é o coração de uma fábrica. Ou seja, sem o motor elétrico nenhum equipamento funciona. Sendo assim, a manutenção do motor também deve fazer parte das ações estratégicas.

Muitas empresas só dão atenção para a manutenção da parte elétrica e esquecem da mecânica. Por isso sofrem com muitas paradas não programadas e excesso de manutenções corretivas.

Confira nesse artigo as principais práticas que farão toda a diferença na funcionalidade, desempenho e redução drástica de falhas prematuras em motores elétricos.

Como deve ser feita a manutenção mecânica em motores elétricos?

Algumas práticas são essenciais para o correto e bom funcionamento deste ativo. São de suma importância para qualquer tipo de indústria.

  • Cuidados com os ajustes de eixos e caixas.
  • Montagem dos Rolamentos com as ferramentas adequadas.
  • Segurança na hora de desmontagem dos rolamentos.
  • Lubrificação manual ou automática dos rolamentos.
  • Relatórios de inspeção e Análise de vibração por ordem de prioridade e criticidade.
  • Utilização de Rolamentos homologados pelo fabricante de motores
  • Mapeamento por TAG dos rolamentos utilizados nos motores do parque industrial.
  • Relubrificação adequada dentro da periodicidade e quantidade recomendada pelo fabricante.
  • Controle de histórico e tipos de falhas referente aos motores do parque industrial.
  • Alinhamento de Eixos de Motores Elétricos e Acoplamentos

Cuidados com os ajustes de eixos e caixas.

Sempre que for realizar a manutenção mecânica em motores, deve-se conferir o dimensional dos eixos e caixas onde os rolamentos são alojados. Por serem componentes de desgaste, com o tempo, ele perdem as suas características dimensionais.

Quando isso ocorre, o desempenho e a vida útil do motor ficam comprometidos, por isso a conferência dos ajustes é muito importante. Para garantir que o dimensional atenda o recomendado pelo fabricante do rolamento.

Montagem dos Rolamentos com as ferramentas adequadas e Segurança.

Para que a vida útil e o funcionamento do motor não fiquem comprometidos durante a montagem do rolamento, é importante utilizar ferramentas adequadas durante a manutenção mecânico em motores.

Sobretudo porque métodos e práticas de montagem de rolamentos sem o devido cuidado afetam diretamente o desempenho do motor.

A SKF como o maior fabricante de rolamentos do mundo, desenvolveu ferramentas de montagem e desmontagem adequadas para a manutenção de motores elétricos.

Elas permitem realizar está etapa de forma segura, tanto para o rolamento quanto para o profissional que está manuseando o produto.

As ferramentas SKF são projetadas para facilitar o trabalho e garantir a segurança do profissional de manutenção.

Assim, existem diversos modelos de ferramentas para a montagem e a desmontagem, como por exemplo: o aquecedor indutivo TIH 030, o batedor de rolamentos TMFT 36, o extrator de rolamentos TMHP 10E, entre outras.

saca rolamento skf abecom distribuidora de rolamentos skf

A ABECOM em todos os seus treinamentos divulga e reforça a importância das ferramentas de montagem e desmontagem de rolamentos para que se consiga realizar corretamente a manutenção em motores elétricos. Sem que isso comprometa a performance do motor ou a segurança do profissional de manutenção.

Lubrificação manual ou automática dos rolamentos.

Problemas de lubrificação são a causa de 36% das falhas em rolamentos, seja por falta, excesso ou mistura de lubrificantes. Por isso, a gestão da lubrificação deve ter atenção redobrada para que não ocorram surpresas como falhas prematuras devido a lubrificação inadequada.

Para garantir uma boa manutenção preventiva em motores elétricos, antes de tudo, é importante seguir o que está no manual do fabricante do motor. Ele já realizou diversos estudos e testes de campo para garantir que estas informações sejam a garantia para que se atinja a performance desejada.

Há que se tomar muito cuidado ao alterar por conta própria qualquer especificação do fabricante. Isso deve ser feito através de estudos de engenharia de aplicação que analisam cada caso pontualmente.

Os profissionais dessa área conseguem otimizar e melhorar a performance mecânica do motor só por trocar as especificações para lubrificantes de alta performance, por exemplo. Mas, isso deve ser feito pro quem entende do assunto.

O método é outro ponto importante para garantir a eficiência na manutenção mecânica de um motor. A lubrificação manual ainda é a prática mais comum nas indústrias. No entanto, traz desafios para se garantir um processo de lubrificação eficiente e consumo adequado de lubrificante.

Nesse sentido, as ferramentas de lubrificação trazem vantagens significativas para se ter maior eficiência na manutenção mecânica de motores elétricos.

O lubrificador automático é um grande exemplo disso. Seu uso permite maior controle de dosagem para que não se lubrifique em excesso, evita o consumo além do necessário e mantém a periodicidade de aplicação do lubrificante.

comprar ferramentas para lubrificação manual

Inspeção durante a operação.

A manutenção mecânica em motores elétricas será melhor realizada se a equipe de manutenção observar o comportamento do motor e emitir relatórios sobre seu funcionamento. Isso porque alguns problemas pode surgir de comportamentos que não se consegue identificar durante a inspeção visual, por exemplo:

– Passagem de corrente elétrica pelo rolamento.

A passagem de corrente elétrica pelo rolamento causa danos mesmo se a intensidade for relativamente baixa.

Por isso é importante medir as correntes elétricas parasitas e investigar sua origem. Pode ser:

  • inversores de frequência;
  • assimetrias de fluxo;
  • projeto do motor elétrico;
  • cabeamento assimétrico;
  • aterramento e máquina acionada.

Portanto, a manutenção de motores elétricos deve incluir uma boa inspeção do rolamento durante a operação.

A falha também pode ter origem com eletricidade estática proveniente de correias industriais, ou de processos de fabricação envolvendo couro, papel, tecido ou borracha.

– Vibração (falso brinelamento).

Uma das maneiras de identificar potências falhas é usar a análise de vibração antes de realizar a manutenção mecânica de motores elétricos.

Essa técnica de manutenção preditiva consegue identificar oscilações no funcionamento do motor e determinar a causa raiz de vibrações.

Inclusive permite até identificar se a falha tem origem em outros componentes do sistema de transmissão.

Isso é importante, pois às vezes, o rolamento não é a causa raiz da falha. Mas, é nele que as consequências são visíveis.

Os relatórios de análise de vibração são muito úteis na manutenção preventiva de motores elétricos. Esses relatórios não indicam somente o momento de trocar o rolamento, como também informam o motivo. Ou seja, com a análise de vibração pode-se investigar mais a fundo para corrigir o problema.

Porém, por vezes, não se dá a devida atenção em realizar um diagnóstico completo e gerar gráficos de vibração muito mais precisos na estratégia de manutenção mecânica de motores.

Não usar Rolamentos originais ou homologados pelo fabricante de motor.

Com a competitividade dentro do mercado de manutenção, normalmente a atenção está preço dos componentes e serviços.

Quando sua empresa envia um motor para reparo, existe a preocupação em saber se o prestador de serviço utilizou componentes homologados pelo fabricante?

Nossa experiência mostra que na maior parte dos casos a compra é feita com base no preço do reparo. Nem sempre o setor de manutenção solicita ao fornecedor parceiro que utilize os melhores componentes internos no motor elétrico.

Por outro lado, para conseguir ter preços mais competitivos nos contratos de prestação de serviços o fornecedor sugere substituir alguns componentes do motor por marcas alternativas, um deles é o rolamento.

Mas é importante ter muito cuidado com isso. Saber a marca do rolamento que será montado no seu motor não se resume a preço. Isso permite ter a rastreabilidade de origem para saber se foi comprado de um distribuidor autorizado, cerca de 20% dos rolamentos do mercado nacional são falsificados.

Além de contribuir com a prática de crime, sua empresa pode correr sérios riscos de acidentes de trabalho ao instalar componentes sem qualidade garantida.

Antes de olhar para o preço na manutenção mecânica de um motor, verifique a procedência das peças, mesmo quando a responsabilidade é de terceiros.

Mapeamento por TAG dos rolamentos utilizados nos motores do parque industrial.

Já imaginou receber a noticia de que um motor estratégico da planta precisa ser reparado, trocar os rolamentos e não saber de qual rolamento você precisa?

Uma das estratégias de manutenção em motores elétricos é o mapeamento de componentes, sejam eles mecânicos, elétricos ou automação. Assim, quando for fazer a manutenção preventiva, terá a lista de componentes mapeados por TAG.

Isso facilita a aquisição dos mesmos de maneira antecipada e planejar o estoque de manutenção de maneira adequada.

É muito comum ver empresas sem controle de estoque de componentes estratégicos (itens de MRO). Às vezes, ficam estocados componentes que têm alto custo de investimento e faltam os componentes que param o equipamento mais importante.

Quando se utiliza as técnicas de manutenção certas, o planejamento de estoque será melhor.

Veja nosso artigo sobre: Melhore o planejamento de estoque com técnicas de manutenção preditiva e prescritiva.

Relubrificação Adequada dentro da periodicidade e quantidade recomendada pelo fabricante.

Cada tipo de equipamento vem com um manual do fabricante onde ele informa os cuidados e também as recomendações de manutenção. Com o motor elétrico não é diferente.

Dentro destas recomendações está a lubrificação, ali está informada a quantidade de lubrificante a ser utilizada na primeira lubrificação de rolamentos, qual lubrificante e também o intervalo de Relubrificação com o motor em operação.

Por isso é importante seguir o que o fabricante recomenda. Contudo, dependendo da aplicação, é necessário um estudo mais profundo para que se adeque um lubrificante a uma performance melhor.

Os motivos podem ser um ambiente mais contaminado, temperaturas acima das normais ou outro tipo de aplicação específica.

Nesses casos é importante contar com um distribuidor autorizado que tenha equipe de profissionais especialistas para auxiliar os clientes na Engenharia de Aplicação.

Usar softwares de lubrificação também é importante pois, garante maior e melhor controle de consumo e dos pontos de lubrificação.

A ABECOM desenvolveu para os seus clientes de serviços de preditiva e também fornecimento pontual, o software o ABEClub.

Uma aplicação exclusiva que utiliza todo o conhecimento adquirido por anos de experiência e que se traduz em economias de mais de 30% nos custos de lubrificação em equipamentos rotativos.

Controle de histórico e tipos de falhas referente aos motores do parque industrial.

Todo equipamento dentro de uma estratégia de manutenção planejada e com confiabilidade, deve ter um histórico de comportamento, seja de vida útil ou de falhas prematuras que ocorreram através do tempo.

Através desta informação, o planejamento estratégico de manutenção dos motores elétricos é direcionado para aqueles tipos de falhas funcionais que já ocorreram. Pois, a tendência das mesmas falhas se repetirem nas mesmas aplicações é bem relevante.

Com isso é possível direcionar manutenções preventivas muito mais eficazes e com um tempo bem menor, disponibilizando o motor para que volte a trabalhar o quanto antes.

Alinhamento de Eixos de Motores Elétricos e Acoplamentos

Mesmo após toda a manutenção mecânica dos motores ser bem feita, ainda tem a parte de acoplá-lo ao ativo que faz parte do sistema de transmissão de potência. Normalmente isso é feito com acoplamentos ou polias de transmissão.

Nos acoplamentos é onde gera a maior expectativa após o retorno do ativo que foi para a manutenção. No caso do motor elétrico que é montado junto a acoplamentos, exige-se uma atenção redobrada na parte do alinhamento de eixos.

Está técnica exige a utilização de equipamentos adequados, alguns exemplos são os alinhadores de eixos a laser da SKF TKSA 41, TKSA 31 ou o TKSA 71.

São alinhadores de alta performance que garantem melhor o alinhamento dos acoplamentos entre o motor e o equipamento.

Além disso, também é necessário um profissional treinado para que possa manusear essas ferramentas. Normalmente as empresas treinam um profissional ou uma equipe dedicada para este serviço.

Outra alternativa muito comum é contratar uma empresa especializada para a realização destes serviços, seja em acoplamentos ou em alinhamento de Cardan que é um tipo de acoplamento específico.

cuidados com motores elétricos e manutenção mecânica em motores

Criar um plano de manutenção de motores elétricos.

Criar um plano de manutenção de motores elétricos é fundamental para garantir o bom funcionamento desses equipamentos e prolongar sua vida útil. Esse plano de manutenção pode ser dividido em quatro etapas.

  1. Identificação dos motores elétricos: a primeira etapa é mapear todos os motores elétricos presentes na empresa, identificando informações como modelo, série e histórico dos reparos feitos. Isso permitirá ter um controle efetivo sobre a quantidade de motores elétricos que existem, além de fornecer informações úteis sobre o histórico de manutenção;
  2. Mapeamento de procedimento de manutenção: na segunda etapa, é necessário mapear as inspeções e procedimentos necessários para manter os motores elétricos em bom funcionamento. É importante checar procedimentos de manutenção como inspeções visuais, lubrificação e testes em rolamentos. Assim, os profissionais de manutenção terão garantia de realizar as ações necessárias com precisão;
  3. Planejamento de rotinas de manutenção: na terceira etapa, é fundamental planejar as rotinas de manutenção de motores elétricos. Nessa etapa, são definidos os tipos de manutenção com suas periodicidades, levando em conta a criticidade de cada motor. Isso significa que os motores associados aos equipamentos mais importantes devem passar por manutenções preventivas com uma frequência maior que os demais;
  4. Análise de indicadores de manutenção: na quarta etapa, é necessário acompanhar os indicadores de desempenho dos motores elétricos. Indicadores como MTBF (Mean Time Between Failures), MTTR (Mean Time To Repair), disponibilidade e confiabilidade, são importantes para avaliar os motores elétricos e identificar possíveis melhorias no plano de manutenção. Com essas informações em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas em relação à manutenção em motores elétricos.
manutenção-de-motores-elétricos

Realizar a inspeção dos motores elétricos

As atividades de inspeção de motores elétricos devem ser feitas com periodicidade diferentes, a depender da frequência necessária. Em geral, temos 3 períodos de inspeção:

Inspeção rotineira

A inspeção rotineira é uma medida de manutenção que deve ser realizada regularmente e consiste em atividades simples como: 

  • Limpeza do motor: deve ser feita regularmente para remover poeira e sujeira acumulada. Além disso, é importante manter a área ao redor do motor elétrico limpa para evitar que detritos possam obstruir a ventilação do motor;
  • Checagem do nível de óleo nos mancais: é outra medida importante que deve ser realizada regularmente. O óleo é essencial para lubrificar e proteger os mancais do motor elétrico. A falta de óleo ou o nível inadequado pode levar ao desgaste prematuro dos mancais e danificar o motor elétrico;
  • Avaliação visual: serve para identificar sinais de desgaste, vazamentos de óleo ou sujeira acumulada. Qualquer um desses sinais pode indicar um problema que precisa ser corrigido o mais breve possível para evitar que o problema se torne mais grave.

Inspeção semestral

Além das medidas de inspeção rotineira, é recomendado realizar uma inspeção mais detalhada dos motores elétricos a cada seis meses. Essa inspeção semestral inclui medidas como: 

  • Limpeza dos rolamentos e escovas de motor: os rolamentos devem ser limpos e lubrificados regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e a formação de corrosão. As escovas de motor também devem ser limpas e inspecionadas regularmente para verificar se há desgaste excessivo ou danos;
  • Substituição de óleo nos mancais de deslizamento: o óleo dos mancais deve ser trocado regularmente para evitar a formação de impurezas e reduzir o desgaste nos mancais. A substituição do óleo deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante do motor elétrico;
  • Inspeção do anel de fixação do comutador: esse anel é responsável por manter as escovas de motor em contato com o comutador e garantir o bom funcionamento do motor elétrico. É importante inspecionar regularmente o anel de fixação para verificar se há danos ou desgaste excessivo, que podem comprometer o desempenho do motor.

Inspeção anual

A inspeção anual é uma das etapas mais importantes para garantir o desempenho e a durabilidade dos motores elétricos. Nessa inspeção, são realizadas medidas mais abrangentes que visam detectar possíveis problemas que possam prejudicar o funcionamento do motor como:

  • Remoção e troca de graxa de rolamentos: a aplicação de uma nova graxa de alta qualidade ajuda a reduzir o atrito entre os componentes do motor e a prolongar sua vida útil;
  • Verificação da folga entre o eixo e o mancal: essa é uma medida importante para garantir a estabilidade e o bom funcionamento do motor;
  • Teste de isolamento: esse teste é realizado para verificar se há falhas na isolação elétrica do motor, que podem causar curtos-circuitos e outros problemas elétricos. Durante o teste de isolamento, é aplicada uma tensão elétrica no motor e é medida a resistência elétrica entre os seus terminais. Se a resistência estiver fora dos parâmetros normais, pode ser um sinal de que a isolação elétrica do motor está comprometida;
  • Verificação de desgaste em componentes: durante a inspeção anual, é importante verificar se há sinais de desgaste excessivo em vários componentes do motor, como as escovas, os rolamentos, os mancais e os anéis coletores. Caso haja desgaste, é importante realizar as medidas corretivas necessárias para evitar problemas futuros.

Após a conclusão de todos esses passos, que são simples, porém de alta importância para a estratégia de manutenção em motores elétricos, a possibilidade de falhas prematuras já diminuirá muito, existem outros detalhes, porém os citados nesse artigo são primordiais e mínimos para que se consiga atingir a performance desejada dos motores elétricos nos parques industriais das empresas.

A ABECOM consegue auxiliar os seus clientes tanto no fornecimento dos equipamentos, treinamento da equipe ou até mesmo na execução do serviço através de seus especialistas de manutenção mecânica.

Somos especialistas em manutenção industrial para equipamentos rotativos e maior distribuidora de rolamentos SKF no Brasil.

Eng° Emerson Moreira Niza

Gerente de Key Accounts e Produtos ABECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags