O alinhamento de eixos é uma etapa muito importante na manutenção e montagem de equipamentos. Estima-se que ele é responsável por até 50% de todos os custos relacionados com paradas de máquinas rotativas. Já considerou usar uma ferramenta para alinhamento de eixos a laser e evitar prejuízos?
Nesse artigo você verá como os alinhadores a laser SKF são importantes ferramentas para manutenção de equipamentos industriais.
Também, verá como o alinhamento de eixo a laser reduz o tempo e evita as indesejáveis paradas de máquinas. Em outras palavras, contribuí para que não ter perda de produção.
O atual momento exige que os setores de manutenção controle de ativos, trabalhem na redução de custos e otimização de processos.
A Abecom trabalha para isso. Com soluções que estão “alinhadas” com as necessidades de seus clientes.
Nossa experiência como líder na distribuição de rolamentos SKF mostra que o alinhamento de eixos a laser permite maior precisão e eficiência em sistemas rotativos para transmissão mecânica.
Quer saber quais ferramentas SKF podem lhe ajudar a ter eixos bem alinhados?
O que é alinhamento de eixos?
Quando os eixos estão conectados entre dois componentes e suas linhas de centro passam por uma mesma reta, dizemos que esses eixos são colineares. Portanto, o alinhamento de eixos se dá quando esta condição é atendida dentro das tolerâncias admissíveis.
No entanto, é uma condição difícil de se obter sem uso de ferramentas adequadas.
Quais são os tipos de desalinhamento?
A montagem de eixos pode apresentar três tipos de desalinhamento, são eles:
- Radial (ou paralelo): onde os eixos não coincidem numa reta e ficam paralelos um ao outro;
- Axial (ou angular): onde os eixos se cruzam e formam um ângulo diferente de 180° entre si;
- Combinado: onde os eixos se desalinham axial e radialmente ao mesmo tempo.
Este último caso é o que geralmente encontramos em situações reais.
Os desalinhamentos radial e axial ocorrem sobre planos, e só são perceptíveis sob alguns ângulos.
Já o desalinhamento combinado ocorre no espaço tridimensional, podendo ser observado de qualquer ângulo em torno das máquinas. Por isso ele é mais difícil de se corrigir.
Sintomas típicos provocados por desalinhamento de eixos
- Desgaste ou falha de elementos de máquinas: defeitos em acoplamentos, rolamento, correias, polias, selos e vedações. O desgaste pode se apresentar em forma de ranhuras, alteração ou perda de cor e/ou deformação.
- Deslocamento ou deformação de componentes: estas alterações provocam tensões sobre rolamentos, selos de bombas, acoplamentos e mancais. Pode alterar o posicionamento da máquina.
- Folgas nos calços: este pode ser um sinal de pé manco. Por diversas razões, a máquina pode estar assentada de forma não uniforme sobre sua base, dificultando o alinhamento.
- Aumento do consumo de energia: variáveis como a eficiência e carga sobre o motor podem afetar significativamente a potência necessária para fazer uma máquina funcionar e aumentar o consumo da energia.
- Vibração excessiva: se uma máquina está fazendo barulho acima do normal ou está vibrando visivelmente, pode ser sinal de desalinhamento de eixos.
Quais métodos existem para alinhar eixos?
Hoje, há três tipos de alinhamento de eixos mais frequentes na manutenção industrial. Veja eles em mais detalhes a seguir.
Alinhamentos de eixos com régua
Você só deve usar este método de alinhamento se tiver em condições muito específicas pois, não há garantia alguma de precisão.
Consiste em colocar uma régua na extremidade dos acoplamentos e observar se eles estão alinhados em relação à ela.
Quando há desalinhamento, deve-se inserir calços padronizados entre a régua e o componente. Mas, observe, o eixo é alinhado por tentativa e erro.
O método da régua é o mais simples porém, impreciso e dificilmente deixa o alinhamento dentro das tolerâncias permitidas pelo fabricante.
Por isso, ele é usado em conjuntos pequenos, quando falta espaço para a inserção de equipamentos mais precisos.
Não use este método em máquinas de alto desempenho ou que precisam ser alinhadas com uma precisão maior do que ele permite.
Alinhamento de eixos com relógio comparador
Estes relógios são usados em vários métodos de alinhamento de eixo. Eles conseguem fazer medições precisas, mas são complicados de usar e demandam experiência e alto nível de competência técnica.
Um problema com os relógios comparadores é que os erros de medição podem acontecer se o ponteiro não for bem posicionado para as leituras e se surgirem folgas nas próprias peças dos relógios.
Outra desvantagem do alinhamento de eixos com relógio comparador é que precisar desmontá-lo e remontar a cada ajuste. Isso faz com que o processo demore muito.
Alinhamento a laser de eixos
Este é o método mais preciso de todos, pois utiliza lasers para determinar as posições do eixo. As medidas são enviadas para um computador onde os cálculos para ajustes são feitos com grande precisão.
Basicamente são duas unidades de aferição com detectores e lasers que possibilitam a medição, mesmos em condições desfavoráveis.
Alinhamento a laser e suas vantagens
Veja que dentre os métodos acima, o alinhamento a laser é o único que oferece garantia de precisão. Isso é um fator importante na manutenção ou montagem de um sistema de transmissão.
Quando mais próximo do projeto estiver o funcionamento da máquina, menores são as chances de problemas. Além disso, ela terá eficiência na operação e evitará gastos desnecessários de manutenção.
Benefícios do alinhamento a laser
- Reduz o consumo de energia;
- Aumenta a disponibilidade do equipamento;
- Tem baixo custo de manutenção e operação;
- Maior precisão e o menor tempo de execução;
Por isso o alinhamento de eixos a laser é o mais vantajoso. O alinhador a laser tem o menor tempo de alinhamento que qualquer outro método.
Outra vantagem das ferramentas para alinhamento a laser é que não exige tanta habilidade e experiência do operador quanto os relógios comparadores.
Alinhadores de eixos a laser SKF
A SKF tem algumas séries de modelos de alinhadores de eixos a laser que permitem um trabalho feito com precisão, rapidez e alta qualidade.
Conheça a seguir seus principais modelos de alinhadores a laser e as características de cada um deles.
Alinhador de eixos a laser SKF TKSA 11
Este alinhador de eixos vem com sensores de proximidade embutidos e uma barra de referência para fazer a medição. Além disso, permite utilizar um aplicativo de celular para orientar o operador durante o alinhamento.
O alinhador a laser SKF TSKA 11 tem custo acessível e fácil manuseio, realizando um alinhamento preciso em uma operação rápida.
Essa ferramenta SKF é indicada para aplicações mais simples, em sistemas compactos e em alinhamentos de eixos de nível básico. Funciona com dois sensores indutivos que medem sua distância até uma barra de referência. As medidas devem ser feitas nas posições de 3, 9 e 12 horas.
O aplicativo calcula o desalinhamento nos dois planos e indica qual deve ser o ajuste lateral aplicado à máquina móvel para o alinhamento horizontal. Ele também mostra os tamanhos dos calços que devem ser usados para fazer o alinhamento vertical. O deslocamento aplicado é mostrado em tempo real pelo aplicativo, facilitando a operação.
Alinhador de eixos a laser SKF TKSA 31
Este alinhador vem com um display sensível ao toque e uma biblioteca de máquinas, onde você pode identificar seus equipamentos e arquivar relatórios.
A ferramenta para alinhamento de eixo a laser SKF TKSA 31 funciona com dois cabeçotes de medição a laser que devem estar alinhados um ao outro.
O alinhamento é indicado pelos feixes de laser que são emitidos pelos cabeçotes e projetados na marcação central do cabeçote oposto. As medições são feitas nas posições de 3, 9 e 12 horas.
Além disso, a interface intuitiva no display mostra, num modelo 3D, em tempo real, qual a posição dos medidores enquanto o ajuste é feito.
Uma vantagem em relação ao alinhador SKF TKSA 31 é que os cabeçotes podem ficar afastados a até 2m. Diferente do anterior que só permite os sensores ficarem numa distância máxima de 185mm.
Alinhador a laser SKF TKSA 41
Este alinhador de eixos também funciona com cabeçotes a laser e apresenta uma série de vantagens em relação ao modelo SKF TKSA 31:
- Conexão wireless entre o display de controle e os cabeçotes de medição;
- Câmera integrada para capturar imagens para relatórios;
- Leitor de código QR para simplificar a identificação das máquinas;
- Medições em posições livres, e não apenas nas posições de 3, 9 e 12 horas;
- Ângulo mínimo entre as posições de medição mais distantes de 90°. Nos modelos anteriores, este ângulo é de 180°, que é a distância entre a posição de 3 e 9 horas.
Alinhador de eixos a laser SKF TKSA 51
Este alinhador de eixos funciona com dispositivos móveis (celulares ou tablets) que possuam Android ou iOS. O programa que controla esta ferramenta é o aplicativo disponível nas lojas destes sistemas operacionais.
Além do aplicativo para alinhamento de eixos a laser, a ferramenta também conta com um outro que serve para verificar se há pé manco.
A interface do aplicativo exibe um modelo 3D do equipamento, que pode ser visto de qualquer ângulo livremente.
As medições podem ser feitas a partir de quaisquer posições, com um ângulo mínimo de apenas 40° entre as posições mais extremas. Este atributo é uma vantagem em montagens nas quais não há muito espaço para girar os eixos com os cabeçotes acoplados. No entanto, recomenda-se utilizar as posições 3, 9 e 12 horas sempre que possível.
Uma função exclusiva da ferramenta para alinhamento de eixo TSKA 51 é a medição automática. Sendo assim, ela permite medir o desalinhamento sempre que o operador parar de girar o eixo.
Ferramenta para alinhar eixos a laser SKF TKSA 71
Este modelo foi desenvolvido para realizar um alinhamento profissional em ambientes industriais severos, é uma ferramenta de ponta para alinhamento de eixo.
A TSKA 71 dispõe de aplicativos intuitivos que auxiliam no alinhamento de eixos na horizontal, na vertical, de eixos espaçadores, de trens de máquinas e na correção de pé manco.
Além disso, ela vem com os acessórios necessários para a maioria das operações de alinhamento, e a sua versão TSKA 71 PRO vem com suportes deslizantes e bases magnéticas extras.
Esta série de ferramenta para alinhamento de eixo a laser permite usar dispositivos móveis ou display industrial, disponíveis nos modelos TSKA 71D e TSKA 71D/PRO.
Uma das vantagens dessa ferramenta sobre as demais é a distância máxima entre os cabeçotes de medição, que podem ficar até 10m de distância. O ângulo mínimo de varredura é de 40°.
Adquira sua ferramenta para alinhamento de eixos a laser na Abecom!
Somos a Abecom, o maior distribuidor SKF e líder em vendas de produtos e serviços para manutenção industrial.
Estamos localizados na cidade de São Paulo e distribuímos para todo Brasil produtos como rolamentos, mancais, polias, correias, engrenagens, ferramentas, lubrificantes, entre outros.
Nosso know-how na distribuição e manutenção de componentes industriais permite que sejamos o melhor parceiro para a sua empresa.
Dessa forma a Abecom trabalha para melhorar sua produtividade, reduzir seus custos de manutenção, otimizar seus projetos de transmissão, diminuir o tempo de espera de seus produtos nas paradas, reduzir seu inventário e maximizar a vida útil dos produtos fornecidos para sua empresa.
Compre sua ferramenta de alinhamento de eixos a laser SKF na Abecom. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Respostas de 2
Olá, preciso de cotação desses aparelhos de alinhamento a laser.
Qual recomendado para conjunto moto-bomba para irrigação com consumo no eixo de 40 até 100cv?
Boa tarde.
Meu nome e Genilson trabalho na Sabará químicos gostaria de saber o preço de um alinhador de moto bomba ?