ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Inspeção de rolamentos: saiba o que fazer.

analise-de-vibracao-inspeção-monitoramento-de-rolamentos

O que devo saber antes da inspeção de rolamentos?

A condição do rolamento é muito importante e vital para garantir alto desempenho de qualquer equipamento. Portanto, deve-se monitorar as condições de trabalho e operação dos componentes mais importantes.

Sistemas que envolvem velocidade e transmissão de força requerem atenção e monitoramento. Principalmente quando se tem uma linha de produção contínua ou processos precisos e automatizados.

Sendo assim, componentes como rolamentos industriais, correias e mancais, devem ser monitorados frequentemente.

Um bom plano de manutenção preditiva e profissionais especializados podem garantir o desempenho esperado do seu equipamento.

Entretanto, vale ressaltar a importância de se adquirir componentes originais. Comprar um rolamento skf ou correias Continental de um distribuidor autorizado, por exemplo, lhe trará mais segurança.

 

Realizar a inspeção de rolamentos é importante para garantir alto desempenho de um equipamento

Entre os rolamentos que falham prematuramente, muitos apresentam problemas porque são submetidos a cargas de serviço inesperadas. Por exemplo, desbalanceamento ou desalinhamento.

Uma falha no rolamento danifica os componentes associados, como: correias, mancais, acoplamentos etc. Pode levar a máquina a falhar ou até mesmo quebrar um componente.

Sendo assim, saber como atuar na manutenção de um rolamento ou componente se torna fundamental.

A abordagem do tipo de manutenção de rolamentos, correias ou mancais, segue uma entre três metodologias: reativa, preventiva ou preditiva.

Cada uma delas tem vantagens e desvantagens, mas, em geral, recomenda-se uma abordagem proativa, combinando o melhor das metodologias. É neste contexto que se encaixa a inspeção de rolamentos.

Nota:

O monitoramento de condições é uma expressão coletiva que inclui o monitoramento de qualquer máquina através de instrumentos.

O monitoramento multiparâmetro de condições é a técnica mais praticada e o monitoramento da vibração é o método mais utilizado como inspeção de rolamentos.

A vantagem de usar a abordagem multiparâmetro

Essa abordagem permite que o sistema de monitoramento não considere apenas os rolamentos. Vai além deles e considera a máquina no todo.

Dessa forma, proporciona a oportunidade de proteger os rolamentos corrigindo falhas subjacentes. Outros componentes como correias de transmissão, polias ou mancais, também podem ser monitorados.

A inspeção dos rolamentos e dos componentes associados podem ser realizados durante a operação ou em uma parada. As atividades de inspeção podem ser feitas pela combinação de instrumentos avançados e com alta tecnologia.

Metodologias de manutenção têm influência na inspeção de rolamentos?

A experiência mostra que as estratégias de manutenção variam consideravelmente de uma fábrica para outra. Entretanto, as metodologias empregadas podem ser classificadas de maneira geral em um certo número de tópicos comuns.

Manutenção Reativa

A manutenção reativa, por exemplo, reflete a ausência de uma estratégia organizada de manutenção. Mesmo assim, em algumas situações, pode ser a única abordagem de manutenção possível em certas situações.

A natureza das atividades reativas não permite que sejam previamente programadas. Nela não seria possível a realização de uma inspeção de rolamentos, por exemplo.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é um processo rotineiro ou programado que se baseia em prevenir a ocorrência de defeitos inesperados. Utiliza procedimentos adequados de manutenção e boas práticas de manutenção.

Assim, é importante ter a compreensão dos padrões de danos sofridos pelos componentes e de uma estratégia de manutenção. Desse modo é possível atuar especificamente nesses padrões e ter resultados positivos no desempenho do rolamento, por exemplo.

Contudo, ainda não estamos atuando efetivamente com a inspeção dos rolamentos, correias, mancais ou outros componentes.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva (PdM) pode ser definida como um processo de manutenção que se baseia na inspeção, monitoramento e predição das máquinas. O monitoramento das condições da máquina compreende diversos instrumentos e técnicas como o monitoramento da vibração dos rolamentos. É nesse contexto que a inspeção de rolamentos e componentes subjacentes se encaixa.

Contudo, nenhuma das metodologias de manutenção individualmente proporciona uma solução de manutenção definitiva. A solução ideal é uma combinação dessas metodologias.

A manutenção de confiabilidade proativa é um processo estruturado e dinâmico para utilizar a combinação apropriada das metodologias de manutenção reativa, preventiva e preditiva.

Assim, para conseguir a máxima eficiência em seu rolamento industrial, recomendamos adotar uma metodologia que promova a comunicação de informações entre os componentes por toda a fábrica. Mais importante, que seja direcionada pelo envolvimento e comprometimento do operador.

Inspeção de rolamentos durante a operação

Os rolamentos são componentes vitais de qualquer máquina com parte rotativas e devem ser monitorados de perto.

A realização da inspeção de rolamentos permite identificar as falhas prematuras de rolamentos. Desse modo permitem a substituição durante manutenção regularmente programada. Evitando assim, paradas de máquina não programadas e de alto custo causados por falha do rolamento.

OBSERVAÇÃO: Rolamentos Industriais de máquinas críticas ou que operam em ambientes agressivos devem ser monitorados e inspecionados com mais frequência!

Há diversos instrumentos e métodos para monitorar e inspecionar os rolamentos durante a operação.

Os parâmetros mais importantes para medir as condições e obter o desempenho ideal do rolamento incluem ruído, temperatura e vibração.

Rolamentos que estão gastos ou danificados normalmente apresentam sintomas identificáveis. Muitas causas possíveis podem ser responsáveis e precisam ser investigadas.

Entretanto, por motivos práticos, nem todas as máquinas ou funções de máquina podem ser monitoradas por sistemas avançados.

O que fazer para atuar na inspeção de rolamentos de maneira eficiente?

Os sinais de problema podem ser observados olhando ou ouvindo a máquina. Realizando a inspeção de rolamentos de forma manual, com um profissional da área. Entretanto, o uso dos sentidos humanos para detectar problemas em rolamentos são limitados.

Para que o defeito seja identificado ou tenha ocorrido de forma que seja detectável, o dano pode já ser grande.

A vantagem do uso de tecnologias objetivas, como a análise de vibração, é que as falhas são detectadas no estágio inicial de desenvolvimento, antes de se tornarem problemáticas.

Para obter medições precisas e resultados confiáveis, a SKF recomenda utilizar instrumentos profissionais de monitoramento de condições.

AVISO: não confunda detecção com análise. Substituir um rolamento danificado, após detectar altos níveis de vibração resolve o problema apenas temporariamente! A causa raiz da vibração deve ser identificada, analisada e tratada.

 

Inspeção de rolamentos é na Abecom!

Para ter uma visão geral dos instrumentos básicos de monitoramento de condições que a SKF fornece, consulte a equipe de especialistas da Abecom. Somos distribuidor SKF autorizado e possuímos um amplo pacote de serviços de manutenção preditiva.

 

Nossos serviços:

  • Consultoria em manutenção
  • Comissionamento de fábrica
  • FullService em sistema rotativo
    • Supervisão de montagem de rolamentos de grande porte;
    • Análise de vibração;
    • Soluções para monitoramento de condição de máquina;
    • Alinhamento a laser de eixos e tensionamento eletrônico de transmissões (Polias e correias);
    • Alinhamento de Cardan;
    • Balanceamento de campo;
    • Termografia;
    • Ultrassom;
    • Análise de falhas em Rolamentos & Engenharia de Aplicação;
    • Endoscopia Industrial;

 

  • Treinamentos

 

  • Aumento de eficiência em sistema de transmissão de potência;
  • Gerenciamento de planos de lubrificação;
    • Análise de óleo;
    • Construção, execução e revisão de planos de lubrificação;
    • Regeneração / Filtragem de óleo;
    • Transferência de conhecimento para equipe nas rotinas de lubrificação;

 

  • Emenda e inspeção em correias transportadoras;
  • Reparo e revestimento de tambores em correia transportadora (em campo a Frio ou Quente);
  • Integridade Estrutural / Análise Estrutural;
  • Soluções para tamponamentos;
  • Soluções em Resinas;
  • Calibração de equipamentos e reparos (Plataforma SKF);

 

Resumindo

Tentamos mostrar nesse artigo a importância sobre a inspeção de rolamentos e manutenção preditiva. Abordamos os principais pontos com base no manual de manutenção da SKF.

Mesmo assim, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas. Nosso time é preparado para lhe ajudar. Contamos com profissionais qualificados e especializados, capazes de encontrar uma solução.

A Abecom é a maior distribuidora de rolamentos SKF e está no mercado desde 1964. Sempre oferecendo aos clientes produtos e serviço de qualidade. Temos um amplo estoque com diversos tipos de rolamentos e acessórios de manutenção industrial.

Além disso, também possui distribuição autorizada de fabricantes como Martin, TIMKEN, McGill, Continental, FRM, por exemplo.

Se estiver procurando por um fornecedor de rolamentos ou acessórios, confiável e com amplo portfólio e prazo de entrega, conte com a Abecom. Temos uma linha completa de soluções em manutenção de equipamentos que necessitem de rolamentos, mancais, correias, correias poli v, correias transportadoras, polias de transmissão, lubrificantes industriais, entre outros.

Não deixe de nos consultar, você vai se surpreender com o nosso atendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags