ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Vida útil do rolamento: O que influencia sua durabilidade?

vida-útil-do-rolamento

Um dos principais influenciadores no custo de manutenção de um equipamento, é certamente a vida útil do rolamento. Por este motivo, sua seleção e quem vai fornecê-lo também é.

Com a entrada de empresas chinesas em diversos segmentos do mercado brasileiro, fica mais difícil escolher um rolamento entre tantas opções. Não só o produto em si, mas o fornecedor também. Principalmente porque existem falsificações sendo comercializadas como se fossem produtos originais dos principais fabricantes.

Nem sempre é possível para o comprador ou usuário final identificar um rolamento falsificado, por exemplo.

Dessa forma, a escolha do fornecedor de rolamento deve ser criteriosa e amparada em garantias, como certificações e distribuição autorizada. Além disso, a experiência de mercado e profissionais capacitados são fatores importantes.

Somente desse modo se tem a certeza de que a compra do seu rolamento será segura. Recebendo um produto original que lhe trará a qualidade e o desempenho desejado.

Contudo, se pensarmos no produto em si, existem fatores que estão diretamente ligados à vida útil do rolamento.

Quando o assunto é qualidade ou desempenho, a vida útil está diretamente ligada a fatores de fabricação e condições de trabalho.

Eles estão diretamente ligados entre si. Destacaremos alguns deles a seguir:

Quais fatores de fabricação interferem na vida útil do rolamento?

Dentre os principais fatores de fabricação podemos destacar três pilares importantíssimos: matéria-prima, tecnologia e know-how.

A matéria-prima utilizada na fabricação está diretamente ligada à sua vida útil. Se o material escolhido não respeitar os critérios de aplicação e métodos de fabricação, o rolamento não terá a qualidade necessária para um bom desempenho.

Da mesma forma, a tecnologia usada para a sua fabricação. É preciso ter equipamentos e processos adequados que garantam alta precisão dimensional e geométrica. As partes de um rolamento exigem que seus encaixem sejam perfeitos, assim como a superfície que deve possuir o acabamento necessário para montagem.

Contudo, estes dois só são possíveis se o fabricante tiver a experiência e conhecimento para isso. Portanto, o know-how é o terceiro pilar que sustenta os principais fatores de fabricação que interferem na vida útil do rolamento.

Como resultado desses fatores, é essencial que se escolha um distribuidor certificado e autorizado na venda de rolamentos industriais ou acessórios. Essa é uma garantia importante para não se adquirir produtos falsificados ou de baixa qualidade.

Entretanto, também existem os fatores relativos à operação e condições de uso. Vamos aos principais:

Fatores mecânicos ou físicos na vida útil do rolamento

 

Atrito

O atrito em um rolamento é um fator muito importante, principalmente quando e considera a geração de calor e temperatura de trabalho. Depende da capacidade de carga e de outros fatores, sendo os mais importantes o tipo e tamanho do rolamento, a velocidade de rotação e a quantidade de lubrificante.

A resistência total ao movimento de rolagem é constituída do atrito e deslizamento das áreas de contato entre corpos rolantes e pistas. Assim como da área de contato entre os corpos rolantes e gaiola. Do mesmo modo nas superfícies de guia dos corpos rolantes ou da gaiola, do atrito gerado pelo lubrificante e, também, do atrito de deslizamento gerado pelas placas de vedação.

Sobe certas condições o atrito pode ser previamente calculado e com boa precisão. Utiliza-se um coeficiente de atrito µ de acordo com a equação abaixo:

M = 0,5 μ F d

Onde:

M = momento de atrito (Nmm)

µ = Coeficiente de atrito (conforme a tabela do fabricante)

F = carga aplicada sobre o rolamento (N)

d = diâmetro do furo do rolamento (mm)

 

Velocidade

Existe um limite de velocidade em que os rolamentos podem trabalhar. De maneira geral o que estabelece o limite é a temperatura de trabalho permissível do lubrificante. Assim como o material dos seus componentes.

A velocidade em que a temperatura é atingida, depende do calor gerado pelo atrito do rolamento e da quantidade de calor que possa ser retirada dele.

Também são fatores importantes o tipo e tamanho do rolamento, geometria interna, cargas axiais, cargas radiais, condições de lubrificação e resfriamento. Do mesmo modo o desenho da gaiola, precisão de giro e folga interna.

Aqui é possível verificar o quão importante são os três pilares mencionados anteriormente. Eles são fatores importantes para garantir a vida útil do rolamento.

 

Carga dinâmica

A carga permissível para um rolamento não é definida pela fadiga o material, mas pela deformação permanente provocada pela carga.

Cargas atuando em um rolamento estacionário ou em um rolamento que oscila lentamente, produzem áreas deformadas nos corpos rolantes. Assim como as cargas de choque que atuam somente em uma fração de revolução. Ambas também produzem endentações nas pistas que podem estar irregularmente espaçadas na distância entre os corpos rolantes.

Se a carga atua durante várias revoluções do rolamento a deformação será igualmente distribuída ao longo da pista.

As deformações permanentes do rolamento podem levar à vibração e aumento do atrito. Também é possível que ocorra um aumento da folga interna, ou os ajustes determinados podem se modificar.

Desse modo é importante, para a vida útil do rolamento, assegurar que estas situações não se prolonguem. Garantindo que as deformações permanentes não ocorram, ou ocorram numa extensão muito pequena.

 

Folga interna

A folga interna de um rolamento é definida como a distância total que um anel pode ser movido em relação a outro. Tanto na direção radial como também na direção axial.

É importante distinguir entre folga interna antes da montagem e depois da montagem de um rolamento. Nesta última situação, o rolamento atinge sua temperatura de trabalho.

A folga interna inicial, antes da montagem, é maior que a folga em trabalho, pois os anéis são expandidos ou comprimidos por ajustes com interferência. Também porque há diferenças no posicionamento dos anéis do rolamento, devido às dilatações térmicas dos componentes.

A folga interna radial é muito importante para a vida útil do rolamento. Como regra geral, os rolamentos de esferas devem ter uma folga em trabalho igual a zero, ou então uma pequena pré-carga.

Rolamentos de rolos cilíndricos e autocompensadores de rolo, devem sempre ter alguma folga residual, mesmo que pequena. Do mesmo modo para os rolamentos de rolos cônico, exceto em casos de grande rigidez. Por exemplo, arranjos de rolamentos para pinhão, de diferencial, onde são montados com um certo grau de pré-carga.

 

Resumindo

Com esse material você pode conhecer alguns fatores que podem interferir na vido útil do rolamento. Não somente relacionados com o uso ou aplicação, mas também relacionados com a escolha do fornecedor.

Talvez esse seja o ponto mais importante porque os fatores relacionados à operação podem ser controlados pelo responsável da manutenção. Por outro lado, dificilmente o comprador tem poder de controlar a comercialização de produtos de baixa qualidade ou falsificados.

Mas uma ação pode ser tomada, é de total controle do comprador, escolher um fornecedor qualificado. Ao comprar um rolamento ou acessórios industriais é muito importante saber se o distribuidor é autorizado, certificado e preparado para lhe dar suporte técnico.

Desse modo, será mais seguro adquirir um produto de qualidade. Que atenda as necessidades de uso e tenha o custo benefício desejado.

Assim, as empresas que procuram por um fornecedor de rolamento autorizado e certificado, capaz de oferecer um suporte técnico especializado e um dos maiores distribuidores SKF do Brasil, podem contar com a Abecom.

Quer ter confiabilidade na compra de rolamentos e acessórios para manutenção industrial?

Conte com a Abecom! São mais de 55 anos de experiência no mercado industrial. Possuímos um catálogo com vasta gama de soluções em rolamentos, mancais, correias de transmissão, correias transportados, lubrificantes industriais, acessórios e muito mais.

Tudo que sua empresa precisa para garantir a vida útil do rolamento em seu equipamento! Entre em contato com nossos especialistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags