“Environmental, Social and Governance” ou “ASG – Ambiental, Social e de Governança”, em português. Esta linha de pensamento se refere aos critérios de conduta em relação a fatores ambientais, sociais e de governança corporativa em uma organização.
O ESG busca medir e avaliar o quanto uma empresa se dedica em diminuir os impactos relativos ao meio ambiente e aspectos sociais, através de ações que promovam a construção de uma sociedade mais justa. Veja abaixo como isso pode ser feito:
• Ambientais: condução para minimizar os impactos ambientais, tais como: biodiversidade, descarte correto de resíduos, emissão de CO2, preservação do meio ambiente, uso de recursos naturais, entre outros.
• Sociais: respeito aos direitos dos colaboradores, clientes, parceiros, normas de segurança do trabalho e contribuição com a comunidade.
• Governança: boas práticas de administração corporativa, transparência na prestação de contas e combate a corrupção.
O ESG tornou-se referência de boas práticas, evidenciando empresas socialmente e ambientalmente responsáveis. Apresentamos abaixo as ações que a ABECOM vem realizando nos últimos anos.