ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Lubrificantes Industriais

função dos lubrificantes industriais graxaLubrificantes industriais para manter as engrenagens, rolamentos, mancais e outros componentes do seu maquinário funcionando corretamente.

A lubrificação é um dos métodos mais importantes para a conservação de qualquer equipamento. 

Porém, você só consegue conquistar esta condição se usar um bom Lubrificante Industrial.

A qualidade do tipo de lubrificante é fundamental para garantir a durabilidade e correto funcionamento do sistema.

Por esse motivo, deve-se ter um constantemente monitorado nos lubrificantes industriais utilizados em seu sistema.

O que são lubrificantes industriais? Qual sua função?

Lubrificantes industriais são substâncias aplicadas entre duas superfícies de contato que têm a função de reduzir o atrito entre elas. Portanto, forma uma película protetora e diminui o desgaste dos componentes em trabalho. 

Dessa forma, um bom lubrificante industrial permite, entre outras coisas, permite aumentar a eficiência e o desempenho dos componentes nos processos.

Principais funções de um lubrificante industrial:

  • Reduzir ou eliminar o atrito entre as superfícies;
  • Controlar a temperatura, regulando a troca de calor entre os materiais que compõem as peças (efeito de refrigeração);
  • Controlar e evitar a corrosão, o desgaste e o alto consumo de energia;
  • Isolar correntes elétricas;
  • Melhorar a transmissão de força e movimento;
  • Amortecer choques;
  • Impedir a entrada de contaminantes.

Quais são os tipos de lubrificantes industriais?

Os tipos de lubrificantes industriais que encontramos são classificados basicamente em:

  1. Lubrificantes industriais líquidos: óleos graxos, óleos aditivados, óleos sintéticos e óleos minerais puros;
  2. Lubrificantes industriais pastosos ou graxas: graxas para processos, de sabão metálico, à base de argila, betuminosas e sintéticas;
  3. Lubrificante industriais sólidos: molibdênio, grafite, talco e mica;

Do que são feitos os lubrificantes industriais?

Adequados para os mais diversos tipos de máquinas, os Lubrificantes Industriais são feitos à base de óleos sintéticos e outros derivados de petróleo que têm como função garantir o adequado deslizamento das peças industriais, eliminando o atrito entre os componentes.

É importante lubrificar adequadamente os componentes industriais para evitar problemas como o superaquecimento e fundição de peças, desgaste das superfícies, oxidação e abreviamento da vida útil do seu maquinário.

Como escolher o Lubrificante Industrial mais adequado para o seu equipamento?

Optar por um Lubrificante Industrial ou outro é uma tarefa difícil. É preciso observar alguns critérios objetivos para fazer a escolha certa.

A primeira delas é observar qual é a temperatura máxima que os óleos e graxas que você deseja verificar podem trabalhar. Depois é preciso comparar com a temperatura média alcançada pelo seu equipamento e verificar se elas são compatíveis.

Outro ponto a ser observado é a compatibilidade de materiais. É preciso verificar se o Lubrificante não causa danos ao revestimento das peças instaladas no seu maquinário e escolher um produto químico compatível com o seu equipamento.

Como manter as suas máquinas bem lubrificadas?

Verificar de tempos em tempos a necessidade de lubrificação das suas máquinas é essencial para manter a longevidade de sua vida útil.

Verifique as instruções dos fabricantes das peças para observar qual é o lubrificante mais adequado e a frequência recomendada para retoques.

Ao comprar o seu próprio Lubrificante Industrial, verifique se as suas propriedades são compatíveis com o uso que você fará dele. Verifique também a frequência necessária de retoques.

Obedeça estritamente às instruções de fábrica e dedique-se a realizar o procedimento de lubrificação com cuidado. Assim você garante vida longa aos seus equipamentos industriais.

Lubrificação de rolamento é importante?

método de lubrificação industrial em rolamentosO método de lubrificação de rolamentos é sem dúvida uma das atividades mais importantes na manutenção. Se realizada de maneira correta permitirá que trabalhem de forma confiável e com maior vida útil.

A correta lubrificação evita o contato metálico direto entre os corpos rolantes, pistas e gaiola. Sendo assim, previne o degaste e protege as superfícies contra a corrosão. Portanto, é de extrema importância escolher o tipo de lubrificante correto e o método mais adequado para cada aplicação.

Os fabricantes fornecem informações sobre o melhor tipo de lubrificação de rolamentos em função do seu tipo e uso.

Confira o portfólio de Lubrificantes Industriais e demais produtos disponibilizados no mercado brasileiro pela Abecom. Nós contamos com as melhores marcas e soluções para a sua indústria. Converse com os nossos representantes e solicite um orçamento!

Solicite um Orçamento