logo-home-nova-2

Limites de velocidade em rolamentos: entenda mais sobre máxima rotação admissível.

limites de velocidade e rotação máxima de rolamentos-montado no eixo do motor

Compartilhar artigo:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

Rolamentos são componentes que apresentam certos limites de velocidade na rotação. Se forem submetidos à velocidades além dos seus limites, sofrerão consequências com o aumento de temperatura interna. Como resultado, o rolamento vai superaquecer, deteriorar o lubrificante e perder sua vida útil.

Por esse motivo, é importante conhecer os limites de velocidade de rotação em um rolamento e saber porque ela é importante.

Confira nosso artigo e entenda mais sobre o assunto.

O que você verá neste artigo:

  • O que é limite de velocidade permitida em um rolamento?
  • Classificações de velocidade de rolamento
  • Relação de temperatura e velocidade do rolamento
  • Velocidades de referência ISO

 

O que é limite de velocidade permitida em um rolamento?

O limite de velocidade em rolamentos é a máxima rotação admissível de modo que não prejudique o desempenho dos rolamentos em operação contínua.

A alta rotação do rolamento pode gerar em intertravamento por aquecimento ou calor acima do limite.

Isso prejudica a vida útil do rolamento.

Sabemos que todo dispositivo mecânico possui condições mínimas e máximas de trabalho para ter um bom desempenho e maior vida útil.

Por isso é que devemos avaliar variáveis como: forças atuantes, vibrações, temperatura operacional, rotações por minuto, forma, período e tipo de lubrificação, alinhamento, entre outros.

Para os rolamentos, não é diferente!

O limite de rotação (rpm) também está diretamente relacionado às especificações de cada tipo de rolamento,  sendo elas:

  • Dimensões;
  • Cargas atuantes (radial/axial);
  • O tipo e material do elemento rolante;
  • Condições de resfriamento;
  • Tipo e material da gaiola;
  • Conjugados adjacentes do rolamento;
  • O tipo e método de lubrificação;

 

Classificações de velocidade de rolamento

O mais comum é determinar o limite de velocidade considerando a temperatura operacional que o rolamento alcança.

Contudo, há duas classes de limites: velocidade de referência e velocidade-limite.

  • Velocidade de Referência: é a capacidade de velocidade de rotação baseada em condições térmicas pré-definidas.
  • Velocidade-Limite: é a velocidade que alcança o limite mecânico do rolamento.

 

A velocidade de referência reflete um estudo a partir de condições operacionais de resfriamento e aquecimento do rolamento, padronizadas pela ISO 15312.

Já a velocidade-limite é obtido a partir de testes feitos no rolamento observando a rotação que atinge o limite mecânico.

Esta então é a velocidade máxima válida para uso de um rolamento padrão.

Não é recomendado exceder essa velocidade a menos que haja uma adaptação do projeto e aplicação.

Geralmente os fabricantes mostram estes valores em seus catálogos de rolamentos.

 

Ambas classificações retratam velocidades limites de prudência e não de proibição.

Mas atingir qualquer uma das duas exigirá uma reavaliação mais profunda das condições operacionais do rolamento.

 

Relação de temperatura e velocidade do rolamento

Olhando o título você logo pensa: “Isso é fácil, quanto maior a velocidade de giro do rolamento maior será a temperatura.”

Este pensamento está correto, em parte.

A questão é que o fator temperatura e o limite de velocidade possuem interdependências com outras características do rolamento.

Tais como: tamanho, cargas e condições de lubrificação.

Elas influenciam no desempenho do rolamento e também de todo o conjunto mecânico (eixo rotativo, mancal, engrenagens acopladas ao eixo, entre outros).

Isso porque a temperatura operacional é o equilíbrio térmico entre os elementos adjacentes e a atmosfera. Cria, então, um equilíbrio térmico entre o calor dissipado, calor da aplicação e o calor do rolamento.

Só se resolve a interdependência com uma análise mais interativa, fazer um projeto ideal de arranjo e componentes mais apropriados à aplicação.

Considerando as variáveis:

  • Tipo do rolamento;
  • Tamanho do rolamento
  • Temperatura operacional;
  • Condições de lubrificação.

 

Velocidades de referência ISO

A ISO 15312 é o padrão que remete a velocidade de referência definindo a classificação de velocidade térmica para rolamentos lubrificados por banho de óleo.

Ela também mostra os cálculos para a determinação deste parâmetro.

O aquecimento do conjunto de montagem padrão é gerado pelo rolamento.

Então a temperatura permitida determinará a velocidade máxima operacional.

A ISO 15312 não inclui os rolamentos axiais porque eles não permitem a aplicação dos padrões de velocidade térmica por terem o efeito cinemático.

A velocidade de referência ISO se faz válida apenas para rolamentos abertos trabalhando nas seguintes condições:

  • Lubrificação com óleo mineral sem aditivos EP;
  • Aumento nominal da temperatura de 50 °C acima de uma temperatura ambiente de referência de 20 °C;
  • Dissipação de calor de referência pré-definida;
  • Cargas leves: carga radial P = 0,05  e carga axial P = 0,02 ;
  • Eixo horizontal, anel interno rotativo e anel externo estacionário;
  • Condições de limpeza;
  • Folga operacional suficiente.

A velocidade de referência é um valor prudente de rotação.

Para o rolamento trabalhar nesta rotação mesmo precisa ser submetido a novas análises profundas das condições operacionais.

Sobretudo reavaliar os sistemas de:

  • Lubrificação;
  • Vedação;
  • Forças atuantes e resultantes;
  • Temperatura;
  • Arranjo;
  • Tipo do rolamento.

 

Outra coisa importante é a escolha correta do tipo de lubrificante e o método de lubrificação.

É preciso ter muita atenção, pois há lubrificantes especialmente desenvolvidos para altas rotações e temperaturas.

Os valores de limites de velocidade são adquiridos de forma empírica a cada tipo de rolamento.

Por causa disso os fabricantes já realizam estudos e mostram estes valores. Facilitando nossas vidas.

Isto te permite avaliar e estudar qual o rolamento ideal para você usar em seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags