ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Por que os rolamentos falham? Confira as principais causas.

rolamentos-falham

Um dos elementos de máquina que mais são utilizados na indústria é o rolamento. O impacto causado quando ele falha, traz consequências graves dependendo do equipamento. Quando rolamentos falham perde-se produtividade, o custo hora/máquina sobe e surgem os atrasos de produção.

Apesar de uma pequena fração de todos os rolamentos em uso falharem, é importante controlar os motivos que provocam as principais falhas em rolamentos.

De maneira geral, cerca de 90% dos rolamentos duram mais que o equipamento em que eles estão instalados. Apenas 9,5% são substituídos antes de falhar, muito mais por razões de segurança ou manutenção preventiva.

Ou seja, cerca de 0,5% dos rolamentos são substituídos porque apresentam danos ou falham.

Alguns motivos para um rolamento falhar ou sofrer algum tipo dano, estão relacionados com:

  • fadiga
  • vedações ineficientes
  • lubrificação inadequada
  • carga maior que a prevista
  • ajustes errados ou inadequados
  • montagem incorreta

 

Por que rolamento falham?

Resumidamente podemos distribuir em:

  • 1/3 falha por fadiga
  • 1/3 falha devido a problemas de lubrificação
  • 1/6 falha devido à contaminação
  • 1/6 falha por outros motivos (como manuseio e montagem inadequados)

No entanto, os números variam a depender do segmento industrial. No setor de papel e celulose, por exemplo, uma das principais causas de falha em um rolamento é contaminação ou lubrificação inadequada, e não fadiga.

Por essa razão é muito importante que se faça a gestão dos seus ativos para identificar as principais causas da falha. Usar técnicas preditivas e ferramentas para o monitoramento da condição de rolamentos, vai permitir que se tenha a previsibilidade da falha.

Quais fatores contribuem para evitar que rolamentos falhem ou tenham perda vida útil?

Muito embora seja possível calcular a vida útil de um rolamento, se vai ou não atingir, ou exceder a vida calculada, depende de certos de fatores.

Qualidade dos rolamentos

Somente rolamentos fabricados com os mais elevados padrões de qualidade oferecerem vida útil mais longa. Neste quesito temos os rolamentos SKF como um dos principais no mercado mundial. Sobretudo porque atendem os mais elevados padrões de qualidade em diversos setores industriais.

Armazenagem

A estocagem correta dos rolamentos é um aspecto importante da armazenagem adequada. Evitar estoque excessivo e utilizar a abordagem “primeiro que entra, primeiro que sai” ajuda a garantir que rolamentos novos sempre estejam na prateleira.

Isso é particularmente importante para os rolamentos vedados ou blindados, pois são lubrificados na fábrica e a graxa têm prazo de validade limitado.

Considere também que, com as rápidas mudanças na tecnologia de fabricação, os rolamentos fabricados atualmente têm uma vida agregada muito maior que os rolamentos feitos 10 ou 15 anos atrás.

Aplicação

A aplicação deve utilizar rolamentos adequados. Em outras palavras, deve-se fazer a seleção correta do rolamento para a aplicação desejada.

Montagem

Antes de tudo, os rolamentos só funcionarão da maneira adequada se forem montados corretamente. Sendo assim, técnicas inadequadas de montagem podem facilmente danificar o rolamento e, portanto, causar falha prematura.

Então, o método de montagem de um rolamento depende do seu tamanho e tipo. Pode ser mecânico, hidráulico ou térmico.

Confira nosso artigo sobre: Cuidados na montagem de um Rolamento.

Lubrificação

Condições operacionais exigem lubrificantes e intervalos de relubrificação diferentes. Portanto, não é apenas importante aplicar o lubrificante correto, mas também aplicar a quantidade certa, no momento certo e com o método de lubrificação adequado.

Temos diversos materiais sobre este tema. Confira!

Gestão de lubrificação: como montar um plano para lubrificar seus equipamentos.

Lubrificação Industrial: métodos, ferramentas e tipos de lubrificantes.

Lubrificação de rolamentos: cuidados e dicas.

Vedação

O objetivo das vedações para rolamentos é manter os lubrificantes dentro e deixar os contaminantes fora dos rolamentos. O rolamento pode falhar prematuramente se a aplicação não for vedada adequadamente.

Quando os contaminantes, na forma de partículas, entrarem no rolamento através da vedação, os elementos rolantes podem passar por eles.

Os elementos rolantes passando por eles criam impressões nas pistas. Partículas duras podem formar impressões com cantos cortantes. Quando a área ao redor das impressões é submetida a tensões, inicia-se a fadiga superficial e o metal começa a se desprender da pista. Este fenômeno tem o nome de descascamento. Desse modo, depois que a fragmentação ocorrer, o dano progride até inutilizar o rolamento.

Resumindo

Se qualquer um desses fatores for inadequado, a vida útil do rolamento será comprometida. Contudo, se todos eles estiverem corretos, o desempenho do rolamento será maior.

O período desde o primeiro dano (inicial), até a inutilização do rolamento pode variar consideravelmente. Em rotações mais altas, pode ser uma questão de segundos. Em máquinas rotativas grandes e lentas, pode levar meses.

A pergunta, quando devo substituir o rolamento é melhor respondida monitorando as condições do rolamento. Em outras palavras, realizando uma boa manutenção preditiva.

Ou seja, se um rolamento danificado não for diagnosticado e substituído antes de falhar, causará danos secundários à máquina e seus componentes. Além disso, quando rolamentos falham, pode ser difícil, até mesmo impossível, determinar a causa raiz.

Procurando por um distribuidor de rolamento em São Paulo?

A Abecom é a maior distribuidora de rolamentos SKF e está no mercado desde 1963. Sempre oferecendo aos clientes produtos e serviço de qualidade. Temos um amplo estoque de rolamentos, acessórios e ferramentas SKF  para manutenção industrial.

Além disso, também possui distribuição autorizada de fabricantes como Martin, TIMKEN, McGill, Continental, FRM, por exemplo.

Se estiver procurando por um fornecedor de rolamentos em São Paulo, confiável e com amplo portfólio e prazo de entrega, conte com a Abecom.

Temos uma linha completa de soluções em manutenção de equipamentos que necessitem de rolamentos, mancais, correias, correias poli v, correias transportadoras, polias de transmissão, lubrificantes industriais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags