ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Desempenho do rolamento: veja 5 dicas para garantir que ele tenha a vida útil projetada.

desempenho do rolamento

Os rolamentos são componentes de precisão que desempenham funções vitais em sistemas de transmissão rotativos. Eles ajudam a reduzir o atrito, transmitir cargas e apoiar os eixos em equipamentos. Sendo assim, é necessário adotar certos cuidados para garantir o bom desempenho do rolamento.

Existe uma gama de tipos de rolamentos que oferecem diversas soluções em diferentes aplicações nos setores da indústria.

No entanto, a otimização do desempenho do rolamento depende da compreensão e implementação de boas práticas de manutenção. Somente assim pode-se evitar erros que provoquem o aumento de custos nas empresas.

Por esse motivo, separamos 5 dicas essenciais de manutenção para melhorar o desempenho do seu rolamento.

Essas dicas vão te ajudar a aumentar a confiabilidade, a economia e a vida útil de seus rolamentos. Confira!

1. Garanta o desempenho do rolamento desde o armazenamento

Armazene os rolamentos sempre em um ambiente fresco, limpo e com baixa umidade. Além disso, livre de poeira, choques e vibrações.

armazenagem-de-rolamentos-vedações-e-lubrificantes-abecom-distribuidor-rolamentos-skf

Dicas para o armazenamento dos rolamentos:

  1. Antes de tudo, armazene os rolamentos na horizontal ao invés da vertical. Se eles forem mantidos de pé, a probabilidade deles sofrerem endentações aumenta significativamente. Em suma, endentações são marcas que surgem nas pistas e nos elementos rolantes.
  2. Depois disso, mantenha-os em suas embalagens originais até o momento da montagem.
  3. Os rolamentos vedados ou blindados devem ter cuidados especiais se forem armazenados por longo período. Isso porque eles já vem lubrificado com graxa. Sendo assim, ela pode se deteriorar e perde suas propriedades lubrificantes. Como resultado, fazer o rolamento perder desempenho quando entrar em funcionamento. A maioria dos fabricantes limita os prazos de validade destes tipos de rolamentos ao prazo de validade da graxa.
  4. Os rolamentos armazenados devem ser mantidos limpos para seu bom funcionamento. A limpeza dos rolamentos é crítica para sua conservação, pois a contaminação e a corrosão afetam o desempenho do rolamento e reduzem sua vida útil.

2. Siga os procedimentos de montagem adequados

Estima-se que 16% de todas as falhas prematuras de rolamentos são relativas à montagem incorreta. Sobretudo com o uso de força bruta ou de ferramentas inadequadas durante a instalação.

A montagem dos rolamentos, deve ser feita com as técnicas e ferramentas industriais apropriadas. Sem elas você vai comprometer o desempenho do rolamento e encurtar sua vida útil.

Dicas para a montagem do rolamento

1#. Atenção para a folga deixada no rolamento após sua instalação.

calibrar folga na montagem do rolamentoTanto um ajuste com muita folga quanto com muito aperto, é um problema para o rolamento.

  • Um ajuste c/ folga: permite o movimento relativo entre as partes do rolamento, causando arranhões, riscos, desgaste, calor excessivo e até mesmo a fratura da peça.
  • Um ajuste c/ muito aperto: reduz a folga interna entre os elementos, levando ao aumento de temperatura de operação do rolamento durante o serviço.

Para isso, é recomendável o uso de calibradores de folga para garantir o aperto correto.

2#. Eixo e mancal para rolamento precisam ser inspecionados antes da montagem. A equipe de manutenção deve confirmar se eles estão limpos e sem danos. Sobretudo, devem ter precisão dimensional, ajuste e tolerância corretos;

kit-de-ferramentas-de-montagem-de-rolamentos3#. Os anéis, gaiolas, corpos rolantes e vedações nunca devem receber golpes diretos durante a montagem de um rolamento.

A força de montagem nunca deve ser direcionada através dos corpos rolantes.

As ferramentas necessárias para a montagem devem estar à mão e todas as precauções de segurança devem ser observadas.

É recomendável o uso do kit de ferramentas SKF  para montagem de rolamentos. Ele minimiza o risco de danos.

O kit é composto por buchas e anéis de impacto e um martelo sem retrocesso, que transmitem a força de montagem com eficácia.

kit-de-ferramenta-de-montagem-de-rolamentos-skf

4#. O método de montagem selecionado deve ser o adequado para o trabalho. Os principais métodos usados são “a frio” ou “a quente”, a depender do tipo de ferramenta usada.

  • A montagem a frio, ou montagem mecânica, é recomendada para rolamentos de pequeno e médio porte, ou seja, com diâmetros externos de até 100 mm.
  • Os métodos a quente são apropriados para rolamentos relativamente maiores, como os rolamentos de giro.
  • Há também as técnicas hidráulicas. Ideais para montar rolamentos especialmente grandes.

Há ferramentas diferentes para cada método particular, como o aquecedor indutivo para rolamentos.

aquecedor indutivo para rolamentos SKF

Usa-se o aquecedor de indução para o pré-aquecimento dos rolamentos antes da montagem. Assim, permite a instalação mais fácil e rápida.

3. Selecione o lubrificante adequado para melhorar o desempenho do rolamento

A lubrificação dos rolamentos feita de forma adequada, ajuda no seu desempenho. Os lubrificantes criam uma película de separação entre os elementos rolantes, pistas e gaiolas do rolamento.

O filme lubrificante evita o contato de metal com metal e o atrito que geram calor excessivo no rolamento, melhorando o desempenho do rolamento.

manual-graxa-para-rolamento-skfEsses fenômenos causam desgaste, fadiga do metal e, em casos severos, até a fusão das superfícies em contato no rolamento.

O lubrificante adequado atua ainda como inibidor de corrosão e ajuda a proteger o rolamento contra danos por contaminação.

A graxa é tradicionalmente o lubrificante preferido para rolamentos.

Os benefícios práticos de seu uso são:

  • Facilidade de aplicação;
  • Capacidade de ficar retida no mancal;
  • Efeito de vedação protetora.

Dicas para a seleção de lubrificantes para rolamentos

  1. Observe a relação entre viscosidade e temperatura. O tipo correto de graxa deve fornecer um óleo base de viscosidade e quantidade apropriadas para o trabalho na temperatura operacional da máquina;
  2. Cuidado com a mistura de graxas. Lubrificantes com propriedades diferentes prejudicam a lubrificação. A variação das viscosidades do óleo, sabão e aditivos alteram as características do lubrificante.

ebook de lubrificantes industriais

40% das falhas em rolamentos são atribuídas à lubrificação deficiente. Principalmente pela seleção inadequada do tipo de graxa para as condições de operação. Em outras palavras, pela mistura de graxas incompatíveis.

4. Use as ferramentas de lubrificação certas

Lubrificantes automáticos por ponto único acionados a gás - Série SKF LAGDO objetivo final é aplicar o lubrificante certo, na quantidade certa, e no momento certo. Dessa forma, atender o plano de lubrificação.

Sendo assim, é necessário usar as ferramentas de lubrificação que melhor atendam o seu processo e características do rolamento.

Lembre-se: antes de tudo o lubrificante deve estar limpo e corretamente especificado.

Prefira lubrificadores automáticos à aplicadores manuais. São mais práticos e eficazes.

Não que as ferramentas de lubrificação manual sejam um problema. Pois, certamente, não são.

No entanto, é mais difícil para os técnicos de manutenção quando não se tem prática, conhecimento ou há vários pontos de lubrificação na planta.

Como consequência, compromete o desempenho do rolamento, pois pode faltar ou ter excesso de graxa.

O sistema de lubrificação automática, ao contrário, é projetado para fornecer lubrificante limpo, na quantidade e no momento certo.

Isso aumenta a segurança e reduz o tempo de trabalho da equipe de manutenção.

Os sistemas podem ser prontos para uso ou feitos sob medida a depender da aplicação, dos pontos de lubrificação e de outros fatores da operação.

Mesmo assim, é importante realizar um bom plano de gestão de lubrificação e:

  1. Ficar de olho no desempenho do lubrificante ao longo do tempo. O lubrificante dos rolamentos perde suas propriedades de lubrificação gradualmente, devido ao trabalho mecânico, envelhecimento ou acúmulo de resíduos.
  2. Reabastecer e trocar a graxa em intervalos regulares. Isso ajuda a maximizar a vida útil do rolamento.

5. Desmonte adequadamente o rolamento

Um rolamento pode ser desmontado tanto para ser substituído por um novo, quanto para a substituição de outros componentes. Qualquer que seja o motivo, deve-se usar os métodos e ferramentas adequadas.

Antes de tudo, vale ressaltar que nunca se deve usar ferramentas improvisadas para sacar o rolamento.

Dicas para a desmontagem de rolamentos

  1. Use métodos e ferramentas adequados, assim como é feito durante a montagem, como os extratores de rolamentos, por exemplo. Sobretudo se o rolamento for reutilizado. A escolha das ferramentas dependerá do tipo, tamanho e encaixe do rolamento.
  2. Tome cuidado para não danificar o eixo. Isso pode comprometer a eficiência da máquina. Um eixo danificado também pode prejudicar o desempenho do rolamento recém-colocado.

Com essas dicas, você conseguirá aproveitar ao máximo a vida útil e desempenho do seu rolamento. Acompanhe nosso blog para saber mais sobre manutenção e componentes para sistemas rotativos.

A ABECOM é mais que uma distribuidora de rolamentos, é uma multiespecialista em manutenção industrial. Ou seja, uma empresa que vai além de fornecer componentes.

Sendo assim, colabora com seus clientes na melhoria da produtividade e redução dos custos globais de manutenção. Fale com um de nossos especialistas e veja tudo que podemos fazer pela sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags