ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Rolamentos rígidos de esferas: saiba o que são e para que servem.

rolamentos-rígidos-de-esferas

Os rolamentos são um dos componentes mais utilizados no mundo. É um elemento presente em diversas máquinas, automóveis e até equipamentos esportivos. Dentre os modelos mais fabricados estão os rolamentos rígidos de esferas.

Além de serem o tipo de rolamento mais utilizado, também são os mais versáteis. Sobretudo por possuírem baixo coeficiente de atrito, produzirem baixo ruído e baixa vibração.

Desse modo, permitem que o uso se dê em aplicações para altas velocidades de rotação.

Outra característica dos rolamentos rígidos de esferas é que alguns modelos acomodam cargas radiais e axiais em ambas as direções. Também são fáceis de montar e exigem menor recurso de manutenção.

Entenda um pouco mais sobre o rolamento mais versátil que existe!

O que é um rolamento rígido de esferas?

São os rolamentos que possuem os elementos rolantes em forma de esferas. Além disso, não permitem compensar folgas ou desalinhamentos na montagem. Por essa razão são chamados rígidos.

Quando há a necessidade de um rolamento acomodar pequenos desalinhamentos na montagem, utiliza-se o rolamento autocompensador de esferas.

construção básica dos rolamentos rígidos de esferasA sua estrutura básica é composta por:

  • Anel interno (pista ranhurada)
  • Gaiola
  • Esferas
  • Anel externo (também com pista ranhurada)
  • Vedação ou placa de proteção (para os modelos blindados ou vedados)

Tipos de rolamentos rígidos de esferas

Como dito anteriormente, o rolamento rígido de esferas é muito versátil. Apresentaremos as principais variantes com base nos rolamentos SKF.

Rolamentos rígidos de uma carreira de esferas

Rolamentos rígidos de uma carreira de esferas com rasgos de entradaOs rolamentos de uma carreira de esferas da SKF apresentam ranhuras de pista profundas e ininterruptas. Possuem alto grau de osculação entre as esferas e as pistas.

Como resultado, acomodam bem cargas radiais e axiais. Como não possuem rasgos de entrada, também podem suportar as cargas em ambos sentidos.

Estes rolamentos de esferas com uma carreira estão disponíveis abertos dos dois lados ou tampados (com vedações ou placas de proteção).

A SKF também pode fornecer rolamentos de uma carreira de esferas com furo cônico.

Por se tratar de um rolamento muito versátil, existem várias séries em uma gama de diâmetros. A tabela de rolamentos de esferas é bem ampla.

As variações de tamanho destes rolamentos é impressionante. Vão desde séries como o rolamento 681-zz, com diâmetro externo de 1.5 mm e interno de 0.5 mm (menor rolamento do mundo) até o rolamento 618/1700 MB com diâmetro externo de 2.060 mm e interno com 1.700 mm (feito sob encomenda).

Veja que as dimensões de fabricação realmente é muito ampla.

Dentre os mais populares no mercado encontramos o rolamento 608, muito utilizado em equipamentos esportivos como rolamento de Skate, patins, bicicleta, etc.

Rolamentos rígidos de esferas de aço inoxidável

São rolamentos resistentes à corrosão provocada por umidade e vários outros fatores.

Eles podem acomodar cargas radiais e axiais em ambas as direções. No entanto, possuem uma capacidade de carga menor do que rolamentos de mesmo tamanho feitos de aço com alto teor de cromo.

Os rolamentos rígidos de esferas de aço inoxidável (inox) também estão disponíveis abertos ou fechados.

Rolamento rígido de uma carreira de esferas com rasgos de entrada

Estes rolamentos possuem um rasgo de entrada nos anéis interno e externo para acomodar melhor as esferas, do que os rolamentos rígidos de esferas padrão.

Rolamentos rígidos de esferas com rasgos de entrada têm capacidade de carga radial superior à dos rolamentos sem rasgos.

Porém, a capacidade de carga axial é limitada.

Outro ponto é que eles também não operam nas mesmas velocidades elevadas que os rolamentos sem rasgos.

Os rolamentos rígidos de esferas com rasgos de entrada também estão disponíveis abertos ou com placas de proteção em um, ou em ambos os lados.

Além disso, existem variantes com ou sem uma ranhura para anel de retenção.

Rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas

Rolamentos rígidos de duas carreiras de esferasSão os modelos de rolamentos rígidos que possuem gaiola dupla de esferas (ou duas gaiolas).

O uso de rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas se dá aos arranjos de rolamentos onde a capacidade de carga do rolamento de uma carreira é inadequada.

Assim, o furo e o diâmetro externo destes rolamentos são ligeiramente mais largos do que os rolamentos de uma carreira das séries 62 e 63.

No entanto, têm capacidade de carga consideravelmente superior.

Rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas só estão disponíveis como rolamentos abertos (sem vedações ou placas de proteção).

Rolamento rígido de esferas para alta temperatura

rolamentos-e-unidades-de-rolamentos-para-altas-temperaturasOs rolamentos de esferas para alta temperatura tem o mesmo padrão de tamanho dos rolamentos rígidos de uma carreira de esferas convencionais.

Embora, não possuam rasgos de entrada, conseguem acomodar cargas axiais normais, além de cargas radiais.

A principal diferença está nas superfícies do rolamento e placas de proteção. Ambas são feitas de fosfato de manganês. Assim, aumenta a adesão do lubrificante ao metal e fornece proteção adicional contra corrosão.

Como resultado podem suportar limites de temperatura até 350 °C.

Compre rolamentos de esferas aqui no maior distribuidor SKF do Brasil!

A Abecom possui um amplo estoque de rolamentos e acessórios para manutenção industrial. Consulte nosso departamento de vendas ou fale com um de nossos especialistas.

Mais do que uma distribuidora de rolamentos, somos uma empresa especializada em soluções para manutenção industrial.

[Solicite seu orçamento]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags