Na Abecom você encontra diversos tipos de rolamentos e acessórios para seu projeto ou manutenção de equipamentos.
Distribuímos rolamentos e acessórios dos melhores fabricantes mundiais. Desse modo, você terá qualidade e desempenho para uma maior vida útil de seu equipamento.
Dentre os tipos de rolamentos mais utilizados no mercado, de maneira geral estão os rolamentos de esferas, rolamentos de rolos e autocompensadores.
Destes derivam outros tipos, dada a sua importância e determinadas condições de trabalho em função da especificidade do projeto.
Para mais informação, consulte nosso catálogo SKF.
Portanto, a escolha certa se dá observando os tipos de rolamentos e suas aplicações.
Por esse motivo, você deve observar o arranjo e componentes do conjunto em funcionamento. Por exemplo:
Confira nosso artigo O que é rolamento e saiba como selecionar o tipo de rolamento certo para determinadas aplicações.
Nele você verá que existem basicamente três modelos de tipos de rolamentos.
São constituídos, em sua maioria, de uma carreira de rolos com gaiola. No entanto, podem ser encontrados rolamentos deste tipo de duas carreiras, de várias carreiras, sem gaiola, de uma, duas ou várias carreiras. Estes tipos de rolamento podem suportar cargas radiais pesadas, acelerações rápidas e velocidades elevadas
Os rolamentos cônicos têm pistas de anel, interno e externo, cônicas e rolos cônicos. Eles são adequados para suportar cargas cominadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. As linhas de projeção das pistas destes tipos de rolamentos convergem em um ponto comum no eixo do rolamento.
São tipos de rolamentos que possuem duas carreiras de esferas ou rolos, com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento. O ponto central da esfera na pista do anel externo fica no eixo do rolamento.
São rolamentos versáteis e de concepção simples. São os tipos de rolamento não separável. Indicados para velocidades elevadas e extremamente elevadas, resistentes em operação e exigem pouca manutenção.
Este tipo de rolamento possui pistas nos anéis interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. São projetados para acomodar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.
Estes tipos de rolamentos foram projetados para suportar carga exercida na mesma direção do eixo. Podem ser de vários tipos: Axiais de Esferas de Escora Simples, Axiais de Esferas de Escora Dupla e Rolamentos Axiais de Agulhas.
No final da Segunda Guerra Mundial, os japoneses desenvolveram tecnologias que fizeram progressos substanciais na aplicação do rolamento.
Assim, para cada aplicação, solicitação de forças ou ambiente, existe um tipo de rolamento certo.
Contudo, na infinidade possível, temos os chamados tipos de rolamentos industriais como, por exemplo:
Todos eles foram desenvolvidos para uso específico em situações onde nenhum destes, conhecidos como “tipo de rolamento de prateleira”, são usados.
Seja em função do tamanho do rolamento, das cargas atuantes ou ambiente de trabalho, todos os tipos de rolamentos são projetados para entregar vida útil e performance.
Mais abaixo, você conhecerá alguns dos prinicpais fabricantes de rolamento.
Os Produtos McGill são peças importantes para qualquer projeto industrial, pois desempenham uma função vital para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos de diversos portes e funções.
Os elementos de máquina ou de transmissão são materiais essenciais para qualquer sistema de rotação. E para que funcionem bem, é preciso que sigam rigorosos padrões de segurança e qualidade, como os fornecidos pela Timken!
E a SKF desenvolveu uma tecnologia que vai muito além de produtos comuns e já são um sucesso no mercado! Hoje, ela possui uma classe chamada Explorer, que possuem além de maior vida útil uma capacidade de carga acima da média.
Além disso, este produto garante o funcionamento estável das máquinas, são cruciais para alto desempenho e em alguns casos servem de apoio, suportando as cargas de eixos rotativos. Ademais, reduzem desgaste por atrito, prolongam a vida útil das máquinas, previnem abrasão e evitam avaria mecânica.