ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Tipos de Rolamentos

Na Abecom você encontra diversos tipos de rolamentos e acessórios para seu projeto ou manutenção de equipamentos.

Distribuímos rolamentos e acessórios dos melhores fabricantes mundiais. Desse modo, você terá qualidade e desempenho para uma maior vida útil de seu equipamento.

Quais são os tipos de rolamentos que existem?

Dentre os tipos de rolamentos mais utilizados no mercado, de maneira geral estão os rolamentos de esferas, rolamentos de rolos e autocompensadores.

Destes derivam outros tipos, dada a sua importância e determinadas condições de trabalho em função da especificidade do projeto.

Para cada tipo de rolamento existem modelos e variações disponíveis. Os principais tipos de rolamentos são:
  • Rolamentos autocompensadores
  • Rolamentos axiais
  • Rolamentos Radiais
  • Rolamentos rígidos de esferas
  • Rolamentos de esferas de contato angular
  • Rolamentos de rolos cilíndricos
  • Rolamentos de rolos cônicos
  • Rolamentos de rolos esféricos
  • Rolamentos de agulhas
  • Rolamentos de precisão

Portanto, a escolha certa se dá observando os tipos de rolamentos e suas aplicações.

Por esse motivo, você deve observar o arranjo e componentes do conjunto em funcionamento. Por exemplo:

Confira nosso artigo O que é rolamento e saiba como selecionar o tipos de rolamento certo para determinadas aplicações.

Nele você verá que existem basicamente três modelos de tipos de rolamentos.

Quais são os modelos de tipos de rolamentos que existem?

  • tipos de rolamento de esfera: classificados a partir dos seus anéis, que podem ser rígidos de esferas, contato angular e axiais;
  • tipos de rolamento de roletes (Rolamentos de rolos): caracterizados por rolos que podem ser cilíndricos, cônicos, esféricos ou de agulhas;
  • tipos de rolamentos autocompensadores.

Confira em nosso catálogo de tipos de rolamento qual é o seu.

Rolamentos de
rolos cilíndricos

rolamento-industrial-na-abecom

São constituídos, em sua maioria, de uma carreira de rolos com gaiola. No entanto, podem ser encontrados rolamentos deste tipo de duas carreiras, de várias carreiras, sem gaiola, de uma, duas ou várias carreiras. Estes tipos de rolamento podem suportar cargas radiais pesadas, acelerações rápidas e velocidades elevadas

Rolamentos de
rolos cônicos

rolamento-de-super-precisao-skf

Os rolamentos de rolos cônicos têm pistas de anel, interno e externo, cônicas e rolos cônicos. Eles são adequados para suportar cargas cominadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. As linhas de projeção das pistas destes tipos de rolamentos convergem em um ponto comum no eixo do rolamento.

Rolamentos Autocompensadores

rolamentos-skf-distribuidor-autorizado-cmp

São tipos de rolamentos que possuem duas carreiras de esferas ou rolos, com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento. O ponto central da esfera na pista do anel externo fica no eixo do rolamento.

Rolamentos
Rígidos de esfera

São rolamentos versáteis e de concepção simples. São os tipos de rolamento não separável. Indicados para velocidades elevadas e extremamente elevadas, resistentes em operação e exigem pouca manutenção.

Rolamentos de Esfera
de contato angular

rolamentos-pillow-block

Este tipo de rolamento possui pistas nos anéis interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. São projetados para acomodar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.

Rolamentos
axiais

rolamentos-skf-distribuidor-autorizado-cmp

Estes tipos de rolamentos foram projetados para suportar carga exercida na mesma direção do eixo. Podem ser de vários tipos: Axiais de Esferas de Escora Simples, Axiais de Esferas de Escora Dupla e Rolamentos Axiais de Agulhas.

No final da Segunda Guerra Mundial, os japoneses desenvolveram tecnologias que fizeram progressos substanciais na aplicação do rolamento.

Assim, para cada tipo de aplicação, solicitação de forças ou tipo de ambiente, existe um tipo de rolamento certo.

Contudo, dentro da infinidade possível, temos os chamados tipos de rolamentos industriais, como por exemplo:

  1. rolamentos de esferas, rolos ou agulhas, 
  2. rolamentos radiais ou axiais,
  3. autocompensadores e
  4. tipos especiais: de precisão, para altas temperaturas, entre outros.

Todos eles foram desenvolvidos para uso específico em situações onde nenhum destes, conhecidos como “tipo de rolamento de prateleira”, são usados.

Seja em função do tamanho do rolamento, das cargas atuantes ou ambiente de trabalho, todos os tipos de rolamentos são projetados para entregar vida útil e performance.

Mais abaixo, você conhecerá  alguns dos fabricantes de rolamento.

 

Fabricantes de Rolamentos

Rolamento McGill

Os Produtos McGill são peças importantes para qualquer projeto industrial, pois desempenham uma função vital para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos de diversos portes e funções.

Rolamento Timken

rolamentos-pillow-block

Os elementos de máquina ou de transmissão são materiais essenciais para qualquer sistema de rotação. E para que funcionem bem, é preciso que sigam rigorosos padrões de segurança e qualidade, como os fornecidos pela Timken!

Rolamento SKF

rolamentos-skf-distribuidor-autorizado-cmp

E a SKF desenvolveu uma tecnologia que vai muito além de produtos comuns e já são um sucesso no mercado! Hoje, ela possui uma classe chamada Explorer, que possuem além de maior vida útil uma capacidade de carga acima da média.

Além disso, este produto garante o funcionamento estável das máquinas, são cruciais para alto desempenho e em alguns casos servem de apoio, suportando as cargas de eixos rotativos. Ademais, reduzem desgaste por atrito, prolongam a vida útil das máquinas, previnem abrasão e evitam avaria mecânica.

Solicite um Orçamento