ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

SKF Group: uma empresa que vai além da fabricação de rolamentos

skf-brasil-rolamentos-tecnologia

Embora a SKF seja reconhecida mundialmente como referência de qualidade e líder na fabricação de rolamentos, os avanços tecnológicos transformaram a empresa em um autêntico fornecedor orientado para soluções, tanto em outros países como no Brasil.

Sobretudo com novas maneiras de proporcionar maior produtividade e agregar valor para os clientes.

Não apenas com inovadores produtos específicos para cada aplicação, mas também através de avançadas ferramentas e serviços de consultoria, programas de manutenção para eficiência dos ativos das fábricas e as mais modernas técnicas de gerenciamento de suprimentos da indústria.

A marca SKF ainda significa o que há de melhor em rolamentos, mas agora representa muito mais!

E nesse sentido, a ABECOM em seus mais de 55 anos de história e mais de 30 anos de sólida parceria com a SKF, tem contribuído para que as empresas brasileiras tenham as melhores soluções em serviços e produtos SKF.

Não à toa é o maior distribuidor SKF no Brasil e a primeira empresa da rede mundial a criar um REP/Center CGA (Centro de Gestão de Ativos) fora das unidades da SKF.

Conheça mais sobre a SKF Group e veja como a ABECOM pode contribuir para sua empresa ter as melhores soluções na manutenção dos seus equipamentos!

Sobre a SKF Group

distribuidor skfO Grupo SKF tem 114 anos de história, sendo mais de 100 com presença no Brasil. O grupo é de fato um dos maiores nomes no mercado de desenvolvimento, projeto e fabricação de rolamentos.

No entanto, também desenvolve soluções em vedações, ferramentas para manutenção industrial e sistemas de lubrificação.

Assim, essa expertise, permitiu que a SKF Group também desenvolvesse soluções de engenharia e monitoramento de ativos.

Afinal, confiabilidade e garantia de disponibilidade dos equipamentos são um dos maiores desafios para as empresas garantirem que os custos de fabricação não aumentem!

Nesse sentido, a SKF Group não poderia pensar diferente. Inovar e desenvolver soluções para que os clientes possam explorar, melhorar ou repensar o desempenho de seus equipamentos rotativos.

Origem do nome da SKF

skf-suécia- primeira fábrica de rolamentos

A sigla SKF deriva do nome Svenska Kullager Fabriken – que significa Fábrica de Rolamentos Sueca. A sede da empresa foi aberta em Gotemburgo, na Suécia, cujo primeiro diretor executivo era Sven Wingquist.

Este homem era nada mais nada a menos do que o inventor do rolamento autocompensador de esferas de duas carreiras.

Contudo, sua invenção era só o início de uma grande consolidação internacional que se expandiria no mercado de maneira fulminante.

Marcas SKF

Após tantos anos de história, a SKF é uma marca formada por muitas outras! Isto é, ao total, são 11 marcas que compõem o grupo.

Todas trabalham com o mesmo objetivo: inovar, entregar equipamentos de qualidade e auxiliar na produtividade industrial.

Conheça as marcas parceiras do SKF Group:

  • Kaydon;
  • Cooper;
  • PEER;
  • GBC;
  • CR Seals;
  • RecondOil;
  • Lincoln;
  • Alemite;
  • MITYVAC;
  • Spandau Pumpen e;
  • ITI BALL.

Evolução SKF ao longo do tempo

Com início em 1907, a SKF surgiu com o objetivo de diminuir o atrito e otimizar os processos através de rolamentos de qualidade.

Sven_Wingquist_1926
Fonte: wikipedia

Assim, o trabalho realizado através da gestão de Sven Wingquist e Axel Carlander, em menos de 6 meses já havia conseguido patente em cerca de dez países.

Em 1916, a SKF já estava inserida na bolsa de valores de Estocolmo. Assim, o Grupo SKF foi otimizando a produção e aumentando o número de peças produzidas.

Em pouco mais de 10 anos após a criação da empresa, já havia laboratórios, fábricas, filiais pelo mundo, além de novas invenções. Naquela época, o faturamento já era de 100 milhões de coroas suecas e a empresa contava com 14 mil funcionários.

É válido ressaltar que este período coincidiu com o fim da Primeira Guerra Mundial. Por isso, houve um decréscimo de quase ¼ da produção de rolamentos na época. Mesmo assim, a SKF se manteve, superou a recessão, abriu filiais em todos os cantos da Europa e se expandiu pelas Américas.

Atualmente, conta com uma grande linha de produtos, com subsidiárias por todo o globo e aquisição de outras empresas e marcas.

distribuidor-skf-cmpAlém disso, com tantos anos no mercado, a SKF investiu no âmbito de serviços, promovendo consultorias especializadas para a melhoria de mercado. Principalmente com sua rede de distribuição autorizada e distribuidores CMP (Certified Maintenance Partner).

Hoje em dia, o Grupo SKF também atua em soluções de engenharia. A exemplo disso, estão as soluções para a produção de energia eólica e sua participação no desenvolvimento de tecnologia para a indústria aeroespacial na Europa.

Ou seja, muito mais que uma fabricante de rolamentos: uma empresa de tecnologia!

Empresa SKF no Brasil

O alcance do grupo não podia deixar de passar pelas terras brasileiras, história que começou em 1915.

Inicialmente, com uma loja de rolamentos no Rio de Janeiro que atendia todo o Brasil. Conforme a demanda aumentou, a importação passou a não suprir o mercado brasileiro.

Desse modo, após 20 anos, a filial tornou-se subsidiária e, em 1963, com o crescimento do setor automotivo no Brasil, a primeira fábrica é inaugurada em Guarulhos.

Entretanto, a demanda foi tanta que foi necessário realocá-la para a cidade de Cajamar, em São Paulo, nos anos 80, onde permanece até hoje.

SKF_fabrica_cajamarA moderníssima fábrica da SKF no Brasil se localiza na Rodovia Anhanguera, no km 30, Cajamar, São Paulo, e é amplamente conhecida como Fábrica SKF em Cajamar. Já os escritórios de vendas, assim como o centro de distribuição, localizam-se no km 36, também na Rodovia Anhanguera.

Ao todo, no país, são mais de 105 anos mantendo posição de destaque. Seja pela qualidade de seus produtos ou assistência técnica.

Além da variada gama de rolamentos, a SKF do Brasil tem uma linha completa de produtos, como retentores, graxas, ferramentas de montagem e desmontagem, alinhadores a laser, entre outros.

Sem contar os programas de capacitação técnica para clientes através do seu departamento técnico e rede de distribuição certificada.

E a ABECOM, uma multiespecialista em manutenção industrial e certificada como parceira SKF, tem orgulho de fazer parte dessa história, levando o catálogo SKF por todo o território brasileiro.

Essa parceria que dura mais de 30 anos faz a ABECOM ser a maior distribuidora SKF do Brasil.

Principais produtos SKF

Após tantos anos no mercado, o que começou com um modelo de rolamento, hoje tem uma diversa gama de produtos com alta qualidade. Além dos serviços para gestão e monitoramento dos equipamentos rotativos.

Além dos rolamentos SKF, há acessórios, ferramentas e consumíveis, como os lubrificantes por exemplo.

Vamos destacar alguns deles para você conhecer melhor!

Rolamentos SKF

rolamentos industriais distribuidora SKFOs rolamentos SKF são conhecidos mundialmente pela qualidade e performance. São fabricados com alta precisão através de processos controlados e equipamentos com tecnologia de ponta. Tudo isso para atender os padrões de normas internacionais.

Desse modo, os rolamentos SKF atendem aplicações diversas. Desde aplicações industrias em equipamentos, até automóveis, e passando por uso em equipamentos esportivos. Um bom exemplo disso são os rolamentos para Skate e os rolamentos para bicicleta.

Sendo assim, onde for necessário movimentos rotativos livres de atrito e alta eficiência na transmissão de velocidade e torque, você deve utilizar um rolamento SKF.

As opções são várias: rolamentos de esferas, rolamentos de rolos cilíndricos, rolamentos de precisão, e por aí vai.

ebook de rolamentos

Acesse nossa página de rolamentos e veja todos os modelos disponíveis.

Mancais e caixa de mancal SKF

como-escolher-um-mancal-para-rolamentoNada melhor que o fabricante do rolamento para projetar o mancal correto para um rolamento. Os mancais e caixas de mancal da SKF oferecem toda a praticidade e versatilidade para garantir o desempenho e vida útil do rolamento.

Além disso, são projetadas para facilitar a manutenção e permitir o uso de sensores CoMo para monitoramento dos rolamentos.

As caixas de mancais podem ser bipartidas, não bipartidas, compensadoras e também específicas.

São várias opções que você pode conferir em nosso menu de mancais.

Ferramentas SKF

kit de ferramentas skfQuem lida com manutenção de máquinas sabe que precisa ter boas ferramentas para agilizar e reduzir o tempo do trabalho.

Sejam manutenções preventivas ou corretivas, os técnicos e mecânicos precisam disponibilizar os equipamentos para a produção o mais breve possível.

Neste sentido, as ferramentas SKF apresentam-se como fundamentais para isso.

Por isso, SKF Group oferece uma linha completa de ferramentas tanto para montagem quanto para desmontagem de máquinas. São ferramentas manuais mecânicas, hidráulicas ou térmicas.

Entre as ferramentas estão: extratores de rolamentos, extratores de polia, chaves de impacto, chaves de gancho, tensionadores de correia, aquecedor indutivo para rolamentos, sistemas automático de lubrificação, além de outra ferramentas fundamentais para realizar a manutenção industrial.

Incluindo ferramentas para monitoramento de condição, que você verá logo a seguir, e ferramentas para lubrificação.

Vedações SKF

motivos para usar vedações para rolamentos SKFAs vedações industriais impactam diretamente no desempenho de equipamentos e máquinas de vários segmentos. No entanto, em sistemas rotativos elas tem um papel importante.

A vida útil e a confiabilidade de elementos como rolamentos, eixos e engrenagens, podem depender de componentes como as vedações, geralmente consideradas simples.

Com as vedações SKF você tem garantia de qualidade até os pequenos componentes da sua máquina. Além de suporte para nos principais aspectos do seu sistema de vedação.

Vedações de transmissão de potência, vedações hidráulicas, vedações de manejo de fluido, e vedações usinadas – para aplicações especiais. Tudo isso a SKF oferece em sua linha de vedação industrial.

Principais produtos SKF para transmissão de potência

Falar de transmissão de potência nos sistemas de transmissão de mecânica é falar sobre a produtividade de uma máquina e sobre o rendimento dela. E disso a SKF entende!

Não só com rolamentos ou mancais, mas também com outros componentes para sistemas rotativos como correntes industrias, polias e correias, rodas dentadas, acoplamentos, buchas e porcas.

Confira agora os componentes para transmissão de potência para o aumento da produtividade em seu equipamento.

As principais soluções industriais: serviços SKF no Brasil

O comprometimento da SKF em entregar soluções amplas e completas, faz dela uma empresa única.

Como visto, são muitos produtos de qualidade e que fazem parte de qualquer máquina ou equipamento industrial.

Mas isso não para por aí… A empresa oferece soluções para as empresas descobrirem novos modelos de negócios. Oportunidades únicas os setores de manutenção otimizarem seus processos.

Conheça abaixo os serviços SKF que você encontra aqui na ABECOM!

Gestão de Lubrificação

A falta de lubrificação industrial ainda é um dos principais fatores para falha em rolamentos e mancais. Embora não devesse ser.

Afinal, a lubrificação é indispensável para o bom funcionamento de um sistema rotativo. Além disso, ela garante a máxima eficiência e menor consumo de energia em componentes com elevado atrito.

Ou seja, mantém a máquina operando nas condições ideias em foi projetada. Assim como impede que haja aumento de custos associados às consequências da falta de lubrificação e mantém a segurança do operador e do equipamento.

Entre as soluções de gestão de lubrificação que você encontra aqui na ABECOM, estão:

  • Análise de óleo;
  • Construção, execução e revisão de planos de lubrificação;
  • Regeneração / Filtragem de óleo;
  • Exclusivo software de lubrificação ABEC LUB – com recursos que nenhum outro software cativo tem;

Todas essas soluções contemplam as melhores práticas de gestão de lubrificantes para implementar em sua empresa.

ebook de lubrificantes industriais

Serviços em manutenção preditiva

A SKF também oferece serviços de manutenção mecânica que são essenciais para a vida útil das máquinas. Entre eles:

Montagem e desmontagem de equipamentos

Tanto a montagem quanto a desmontagem das máquinas são muito importantes e devem ser feitas por pessoas capacitadas. Pois, se houver algum erro no processo, isso pode afetar tanto a durabilidade do equipamento quanto promover falhas nele.

Alinhamento de precisão

Os eixos dos equipamentos precisam estar bem alinhados para que o equipamento funcione adequadamente e não apresente problemas.

Balanceamento

Além desses dois serviços, a SKF oferece o serviço de balanceamento. Este, por sua vez, reduz os custos de manutenção e tempo de operação dos equipamentos, sendo vital para economizar e otimizar a produção.

Soluções SKF para monitoramento da condição

Uma manutenção precisa é fundamental para a integridade das máquinas e garantia de processos eficientes.

Não apenas intervir quando o equipamento para, mas antecipar as falhas potenciais e corrigi-las antes que se tornem um problema grave.

Além disso, oferecer maneiras sustentáveis de aumentar a vida útil dos componentes e reduzir os impactos ambientais.

Tudo isso é possível com o monitoramento da condição na gestão de ativos.

centro de gestão de ativos abecom

Sistemas de monitoramento da condição

Esse monitoramento permite o mapeamento de riscos e a supervisão dos equipamentos em processo. Assim, é possível detectar falhas potências que afetam os níveis de produtividade e segurança dos equipamentos.

Dessa forma, colaborar para que as ações de manutenções preditivas contribuam para reduzir os custos produtivos.

Estas, por sua vez, são menos custosas do que as manutenções corretivas ou mesmo a troca de equipamentos. Além disso, elas permitem que o monitoramento seja eito sem a necessidade de parar o equipamento.

Desse modo é possível:

  • Coletar dados de funcionamento e;
  • Transformar as informações recolhidas (diagnóstico) em ações práticas (engenharia de aplicação) que se traduzem em benefícios operacionais reais e retorno financeiro (modelos de negócios flexíveis por meio da adaptação) após a análise.

Isso é possível através da aprendizagem de máquina automatizada (AutoML) e da verificação de falhas com sistemas especializados SKF.

Essa manutenção também entrega resultados sobre a necessidade ou não de uma intervenção na máquina. Ou seja, indica o melhor momento para trocar um determinado componente.

Sistemas de gestão de ativos: mais um diferencial SKF do Brasil

Mais do que entregar rolamentos de qualidade, a SKF desenvolve soluções para que as empresas melhorem seus processos.

Assim, além de tudo o que já foi dito, há também algumas soluções em serviços que a ABECOM realiza como uma parceira certificada SKF. Confira:

Avaliação e benchmark

Através da análises feitas por equipe especializada, a ABECOM identifica fatores que podem ser aperfeiçoados na sua empresa.

Dessa forma, é possível saber quais custos diminuir, qual a disponibilidade dos seus ativos, quais recursos são indispensáveis, etc.

Revisão da estratégia de manutenção

Com a revisão da estratégia de manutenção é possível identificar a estratégia e também as tarefas de manutenção que precisam ser realizadas e quando precisam. Isso faz com que haja menos paradas não planejadas de ativos críticos e maior produtividade dos mesmos.

Além disso, faz com que riscos sejam identificados e garante o suporte para o ciclo de aperfeiçoamento contínuo da sua empresa.

Gestão de peças de reposição e estoque

Esse serviço faz uma análise sobre o consumo de peças de reposição da empresa. Visa melhorar a gestão de ativos em estoque.

Em outras palavras, a partir da identificação e previsão das peças, assim como da racionalização e otimização do estoque, o processo garante algumas vantagens, como:

  • Identificar peças de reposição que tenham uma vida útil curta fora do normal;
  • Possibilitar a diminuição e/ou otimização do estoque (diminuindo custos); e
  • Implementar medidas de aperfeiçoamento sobre as peças de reposição e o estoque em si.

ABECOM e SKF

São mais de 30 anos de sólida parceria de sucesso que de fato se traduz em mais que uma distribuidora de rolamentos. Mas, atendimento de qualidade e especialização em soluções para manutenção industrial.

A ABECOM investe em tecnologia e capacitação da equipe para atender seus clientes de forma global no que se refere ao fornecimento de componentes e gestão de manutenção para sistemas rotativos.

Por essa razão é o único distribuidor SKF a ter uma sala de gestão de ativos (REP Center/CGA) para atender os contratos com seus clientes.

Além disso desenvolveu um software exclusivo para gestão de lubrificação com monitoramento online e emissão de relatórios detalhados.

Veja conhecer a ABECOM! Saiba porque somos líder absoluto em vendas de produtos SKF!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags