ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Termografia em rolamentos para que serve? Quais as vantagens?

termografia em rolamentos

Termografia é uma técnica não destrutiva e não invasiva, que permite a captura de imagens para determinar a temperatura dos rolamentos através da intensidade da radiação infravermelha que ele emite.

É um método de inspeção na manutenção preditiva e preventiva que permite determinar falhas mecânicas com antecedência. Além disso, evita que ocorram acidentes graves com o superaquecimento dos componentes do sistema.

Confiabilidade e segurança são um dos objetivos dos setores de manutenção de qualquer empresa.

Nesse sentido, utilizar um sistema infravermelho (termovisores) para medição de temperatura ou observação de padrões diferenciais de distribuição de calor, evita mais de 80% de acidentes com risco de incêndio na indústria.

Saiba mais como a termografia em rolamentos pode beneficiar sua empresa e garantir a confiabilidade do seu sistema rotativo.

A importância da termografia em rolamentos como método preventivo

Problemas em equipamentos rotativos podem produzir calor que causa desvios de temperatura.

Esses problemas podem ter relação com componentes importantes do sistema como, por exemplo, rolamentos, mancais e vedações ou falhas de alinhamento.

análise termográfica em motores

Outras causas ainda podem incluir variações em fluxos de processo, falhas em válvulas, contato elétrico ou por problemas de descarga.

No entanto, é possível identificar esses defeitos de modo eficaz com uma câmera termográfica. Isso permite que você tome ações corretivas antes que ocorram falhas graves.

A termografia é, portanto, uma análise importante na gestão de ativos para garantir a integridade dos componentes.

Principalmente quando utilizada em conjunto com a análise de vibrações ou outros métodos manutenção preventiva e preditiva.

Temperatura em rolamentos

É importante monitorar a temperatura operacional nos locais onde os rolamentos trabalham. Sobretudo porque o aumento de temperatura é um indicativo de que há algo errado. Ainda mais se as condições de trabalho forem controladas.

No entanto, é normal a temperatura aumentar após um ou dois dias após a lubrificação do rolamento.

Por isso, deve-se utilizar dispositivos termográficos e câmeras termográficas de infravermelho para monitorar os rolamentos. O olho humano não consegue detectar as anomalias térmicas.

A inspeção térmica consegue revelar problemas potenciais e identificar as áreas com problemas de temperatura, sem interromper a produção.

Como é feita a análise infravermelha?

camera termográficaA análise da radiação infravermelha é possível com o uso de uma câmera de infravermelho para mensurar a energia térmica ou infravermelha, que é emitida pelo rolamento ou outro componente do sistema.

Essa técnica capta o espectro infravermelho, que está além da visão humana. Ela detecta variações de temperatura através de imagens.

O infravermelho é uma frequência eletromagnética emitida por qualquer matéria proporcional a sua temperatura.

Por meio da vibração de campos elétricos e magnéticos, pode-se chegar até o espectro magnético.

Por que usar a termografia em rolamentos?

O rolamento é um componente amplamente utilizado na indústria. Sobretudo em sistemas rotativos para transmissão de potência.

Está sujeito a altas cargas, atrito e velocidades elevadas. Quando sua utilização se dá em equipamentos críticos para a produção, deve-se garantir que ele não cause uma parada de máquina.

Ao realizar a inspeção termográfica nos rolamentos, será possível identificar se ele é um ponto de origem em emissão de calor.

Neste caso, o calor é a principal indicativo de que um há problemas por atrito ou cargas elevadas.

O torque de atrito envolve as forças aplicadas nas superfícies internas do rolamento que impedem o movimento de rolagem. Isso ocorre porque a temperatura operacional permitida limita a velocidade de operação dos rolamentos.

Sendo assim, é importante o uso de técnicas que permitem identificar falhas potenciais em componentes críticos como os rolamentos industrias. E porquê?

Para que sua empresa não tenha aumento de custos!

O que é possível identificar com a termografia?

sistema de termografia em rolamentosAs análises termográficas mostram quais componentes estão sob condição de calor desfavorável. A termografia em si não mostra a causa do problema.

Para isso, é necessária uma análise ampla de um especialista. Desse modo é possível identificar a causa raiz e solucionar o problema.

Por exemplo, a termografia identifica que um rolamento é a fonte de calor. Ao analisar o sistema, o técnico identifica que a origem está no desalinhamento do eixo.

Dessa forma, é possível revisar a montagem e alinhar o eixo para que ele não afete mais o desempenho do rolamento.

Ainda, a análise de um especialista pode identificar não haver problemas de montagem e que, na verdade, o rolamento não suporta as condições de trabalho.

Neste caso, o especialista observa que a troca por um rolamento com maior eficiência energética solucionará o problema. Pois, estes rolamentos têm um desempenho melhor em aplicações sob forte atrito.

Em suma, a análise termográfica é uma ótima ferramenta de análise. No entanto, um especialista deve verificar a origem do problema.

Ferramentas SKF para análise termográfica

termometro-infravermelho-avancadoA SKF possui uma linha completa de ferramentas para monitorar a temperatura de rolamentos e outros componentes do seu equipamento.

São termômetros (de contato ou não) e câmeras de infravermelho avançadas que possibilitam análises térmicas com maior precisão.

Veja a nossa página de ferramentas para monitoramento básico de condição e escolha o seu modelo. A ABECOM é o maior distribuidor SKF do Brasil e especializada em soluções para manutenção industrial.

Temos uma equipe técnica para suporte aos nossos clientes, além de um pacote de serviços que auxiliam na gestão e monitoramento dos seus ativos.

Conte com a linha de ferramentas SKF em sua empresa. Com elas, a manutenção da sua empresa será mais rápida e fácil.

Conclusão

A necessidade de muitas empresas se manterem competitivas, obriga o uso de ferramentas para maior eficiência em seus processos de manutenção.

Cada vez mais a tecnologia é um caminho para superar os desafios e manter-se competitivo.

Dessa forma, a termografia figura como uma ferramenta eficaz para identificar o desperdício energético em forma de calor. Assim, permite o planejamento de ações que contribuam com o aumento da eficiência dos equipamentos.

Além disso, como uma técnica de inspeção, permite que os profissionais de manutenção realizem as medições sem contato físico com a instalação. E isso é muito importante para garantir a segurança e evitar acidentes no trabalho.

Soma-se a isso o fato que é possível verificar se os equipamentos estão em pleno funcionamento, para que não haja interferência na produção, e o técnico poder inspecionar grandes áreas com melhor rendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags