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Inspeção de rolamento SKF: dicas práticas!

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Veja como a inspeção de rolamento SKF pode lhe ajudar a garantir a melhor vida útil e ótima relação custo benefício.

Contudo, a inspeção de um rolamento nem sempre é fácil. Em muitos casos, há restrições de acesso ao ponto em que ele está instalado.

No entanto, é possível realizar inspeção visual quando os rolamentos estão parcialmente expostos.

Durante a manutenção preventiva é o momento mais prático para inspecionar os rolamentos. Nos casos em que é difícil ou demorado ter acesso ao rolamento, um endoscópio pode ser uma ferramenta valiosa.

Esse endoscópio particular, por exemplo, tem um tubo de inserção de diâmetro pequeno, um mostrador LCD e uma função para gravar imagens.

Ao realizar a inspeção de um rolamento SKF, recomendamos seguir estas orientações gerais.

 

OBSERVAÇÃO: tire fotografias durante o processo de inspeção para ajudar a documentar as condições do rolamento, lubrificante e da máquina em geral.

 

Preparativo

#1 Faça uma limpeza na superfície externa da máquina de modo que que a poeira e a sujeira não entrem no arranjo de rolamento durante a inspeção.

#2 Remova a tampa da caixa de mancal ou, no caso caixa de mancal bipartida, a metade superior da caixa de mancal, para expor o rolamento.

#3 Colete um pouco de lubrificante da base da caixa de mancal para ser analisado.

#4 Em rolamentos abertos lubrificados com graxa, colete algumas poucas amostras de lubrificante, para serem analisadas. Inspecione visualmente a condição do lubrificante.

Muitas vezes, as impurezas podem ser detectadas apenas se esfregando um pouco de lubrificante entre os dedos polegar e indicador.

Outro método consiste em espalhar uma camada fina sobre uma folha de papel e examiná-la sob uma luz.

#5 Limpe as superfícies externas expostas do rolamento com um pano que não solte fiapos.

 

AVISO: o contato direto com produtos à base de petróleo pode causar reações alérgicas. Use luvas de proteção e óculos de segurança para manipular os solventes de limpeza de rolamentos!

 

Inspeção de rolamento SKF

#1 Verifique se há corrosão por contato nas superfícies externas expostas do rolamento. Se não for grave, remova com lixa fina.

#2 Observe se há trincas nos anéis do rolamento.

#3 Para rolamentos vedados, inspecione se as vedações estão gastas.

#4 Gire o eixo lentamente, para sentir se há resistência desigual no rolamento. Um rolamento sem danos gira suavemente.

 

Quando for necessário inspecionar mais detalhadamente os rolamentos SKF abertos lubrificados com graxa, faça o seguinte:

#5 Retire toda a graxa da base da caixa de mancal.

#6 Remova o máximo de graxa do rolamento com uma espátula não metálica.

 

OBSERVAÇÃO: guarde uma quantidade representativa da graxa para análise posterior.

 

#7 Limpe o rolamento com solvente à base de petróleo, pulverizando-o no rolamento. Girando o eixo muito lentamente, continue a pulverizar, até que o solvente deixe de recolher sujeira e graxa.

Para rolamentos de grandes dimensões, com acúmulo de lubrificante muito oxidado, limpe com uma solução alcalina forte contendo até 10% de soda cáustica e 1% de agente umidificador.

#8 Seque o rolamento com um pano sem fiapos ou ar comprimido limpo e sem umidade.

#9 – Com um endoscópio, inspecione as pistas do rolamento, gaiola(s) e elementos rolantes. Verifique descascamento, marcas, arranhões, linhas, descoloração e áreas espelhadas. Onde aplicável, meça a folga radial interna (para determinar se houve desgaste) e verifique se está na especificação.

#10 – Se as condições do rolamento forem satisfatórias, aplique a graxa adequada e feche a caixa de mancal.

Se os danos no rolamento forem evidentes, desmonte-o e protejao contra a corrosão. Em seguida, faça uma análise completa.

 

OBSERVAÇÃO: Alguns rolamentos grandes e médios podem ser recondicionados. Para ter mais informações, veja nosso artigo sobre O que é Repotencialização de Rolamentos?.

 

Inspeção dos apoios de lábio no eixo da vedação

Para ser eficaz, um lábio de vedação deve operar sobre uma superfície de apoio lisa. Contudo, se a superfície de apoio estiver desgastada ou danificada, o lábio da vedação deixa de funcionar corretamente. Isso é particularmente importante ao instalar uma vedação nova.

Dessa forma, se uma vedação nova for colocada em uma superfície de apoio desgastada ou danificada, ele não vedará ou falhará prematuramente.

Portanto, é necessário reparar a superfície de apoio de vedação, antes de instalar vedações novas. Sendo assim, ao inspecionar a superfície de apoio da vedação, verifique também se há corrosão por contato. Entretanto, se a corrosão por contato for evidente, mas não for grave, use lixa fina molhada e seca para remover.

 

OBSERVAÇÃO: eixos e outros componentes com as superfícies de apoio da vedação desgastadas ou danificadas não necessariamente têm de ser substituídos. Eles podem ser retrabalhados.

Onde o apropriado é uma bucha SKF SPEEDI-SLEEVE (para diâmetros de eixo ≤ 203 mm) ou uma bucha de desgaste de grande diâmetro (LDSLV) (para diâmetros de eixo > 203 mm) são uma forma excelente e de baixo de para reparar as ranhuras de desgaste.

Para obter mais informações sobre inspeção de rolamentos SKF, entre em contato com um de nossos especialistas.

 

Resumindo

Tentamos trazer neste artigo, algumas dicas práticas sobre a inspeção de rolamentos SKF. Abordamos os principais pontos com base no manual de manutenção da SKF.

Mesmo assim, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas. Nosso time é preparado para lhe ajudar. Contamos com profissionais qualificados e especializados, capazes de encontrar uma solução.

A Abecom é o maior distribuidor SKF e está no mercado desde 1964. Sempre oferecendo aos clientes produtos e serviço de qualidade. Temos um amplo estoque de rolamentos e acessórios de manutenção industrial.

Além disso, também possui distribuição autorizada de fabricantes como Martin, TIMKEN, McGill, Continental, FRM, por exemplo.

 

Se estiver procurando por um fornecedor de rolamentos SKF ou acessórios, confiável e com amplo portfólio e prazo de entrega, conte com a Abecom. Temos uma linha completa de soluções em manutenção de equipamentos que necessitem de rolamentos, mancais, correias, correias poli v, correias transportadoras, polias de transmissão, lubrificantes industriais, entre outros.

Não deixe de nos consultar, você vai se surpreender com o nosso atendimento!

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