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Roda dentada ou engrenagem? Conheça as principais diferenças!

engrenagem ou roda dentada

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A roda dentada é um elemento de máquina para transmissão mecânica. Possui forma cilíndrica e extremidades cortadas em seções (dentes) com mesmo tamanho e distância. Serve para transferir rotação e torque controlados em sistemas rotativos.

As rodas dentadas variam em relação à forma como se encaixam para realizar a transmissão.

roda dentada ou engrenagem

Sendo assim, as que se encaixam diretamente em outra são chamadas de [engrenagens]. Entretanto, elas também podem funcionar através de correntes. Neste caso, as rodas dentadas são mais conhecidas como Sprockets.

Para esclarecer melhor, vamos apresentar em detalhes o que é uma roda dentada e o seu funcionamento.

Além disso, você verá as principais marcas de rodas dentadas disponíveis no mercado. Acompanhe!

O que é uma roda dentada?

A roda dentada é um tipo de roda que possui dentes para transmitir força e rotação vinda de um eixo. O dente é o acabamento mais eficiente utilizado em rodas de transmissão, superam em eficiência as transmissões comuns de polias e correias.

Em suma, as rodas são acopladas a eixos para transmitir movimento de rotação e torque.

Porém, rodas com superfície lisa, semelhantes às polias planas, sofrem com o escorregamento. Como resultado, perdem eficiência na transmissão de potência em sistemas mecânicos.

Para superar este problema as rodas foram modificadas e passaram a ter dentes. Dessa forma, temos as rodas rentadas.

Como funcionam as rodas dentadas?

As rodas dentadas funcionam através do contato dos seus dentes com o outro componente de transmissão (corrente industrial ou outra roda).

Nesse sentido, a relação entre os números de dentes é fundamental em um projeto de transmissão com rodas dentadas. Sobretudo para determinar quantas vezes o torque aumenta (ou reduz) e a velocidade reduz (ou aumenta).

Como funcionam as rodas dentadas

A roda dentada com menor número de dentes recebe o nome de pinhão. Tipicamente é acoplada ao eixo do motor. Como resultado, gira mais rápido, entretanto, produz um torque menor.

Já a roda dentada com mais dentes é a coroa. Ela gira mais devagar, ou seja, diminui a velocidade. Porém, amplia o torque.

Qual a diferença entre roda dentada e engrenagem?

Antes de tudo, roda dentada é o termo genérico. Ele se refere a todo tipo de peça circular com dentes, para uso em transmissão de rotação e torque.

Nesse sentido, engrenagem é um tipo específico de roda dentada industrial. De forma que o dente de uma roda encaixa diretamente no da outra.

engrenagem é um tipo específico de roda dentada industrial

As demais rodas dentadas encaixam seus dentes em correntes, que servem como elemento para a transmissão da rotação e torque.

rodas dentadas encaixam seus dentes em correntes

Confira melhor no quadro abaixo. Ele mostra as principais diferenças entre engrenagem e roda dentada para corrente.

CARACTERÍSTICA ENGRENAGENS RODAS DENTADAS PARA CORRENTE
Engrenamento Engrenagem com engrenagem Roda dentada com corrente
Posição dos eixos Paralelos ou perpendiculares Apenas paralelos
Sentido de giro do pinhão em relação à coroa Sentidos opostos Mesmo sentido
Montagem comum Várias engrenagens, no interior das máquinas Par de rodas dentadas, no exterior das máquinas
Distância dos eixos Próximos, para manter o contato das engrenagens Distantes, ligados pela correia ou corrente

Então, para que serve uma roda dentada?

A roda dentada serve para transmissão de força e rotação. Ou seja, movimentar todo tipo de máquina industrial e veículo, por exemplo.

Ela está presente em diversos equipamentos, como:

  • Esteiras transportadoras;
  • Robôs industriais;
  • Embaladoras;
  • Sistemas de automatização;
  • Carros, motos e caminhões;
  • Escavadeiras e tratores;
  • Elevadores e guindastes;
  • Máquinas de processamento de materiais.

Tipos de roda dentada

As rodas dentadas de contato direto, ou engrenagens, podem ser cilíndricas ou cônicas.

Elas também apresentam variações em seus tipos de dente, como mostramos a seguir:

1. Cilíndricas com dentes retos

Cilíndricas com dentes retosAs rodas dentadas cilíndricas com dentes retos são mais simples e de uso mais comum. Elas não produzem tensão axial no eixo, por ter seus dentes paralelos a ele.

Dessa forma, seu uso se dá em diversos sistemas de transmissão e em máquinas de todos os tamanhos, de relógios a geradoras de engrenagem.

2. Cilíndricas com dentes helicoidais

Cilíndricas com dentes helicoidaisAs rodas dentadas cilíndricas com dentes helicoidais têm dentes orientados em ângulo, em relação ao eixo. Assim permitem que mais de um dente esteja engrenado por vez.

Como resultado, isso faz com que ela transfira mais carga e opere com menos ruído que uma roda dentada de dentes retos.

O formato em ângulo do dente gera uma força axial no eixo. Logo, isso deve ser considerado em seu projeto, principalmente na seleção do tipo de rolamento.

No entanto, pode-se anular essa força com o uso de rodas dentadas helicoidais duplas.

rodas dentadas helicoidais duplas

3. Cônicas com dentes retos

As rodas dentadas cônicas com dentes retos têm o desenho mais simples entre as engrenagens cônicas. Elas são usadas em situações que exijam uma baixa relação de redução em transmissões com eixos que formam ângulos entre si.

Cônicas com dentes retos

O caso mais comum é o de eixos perpendiculares (que formam 90º), mas elas também podem ser usadas com eixos em outros ângulos.

4. Cônicas com dentes helicoidais

As rodas dentadas cônicas com dentes helicoidais apresentam dentes inclinados. Dessa forma, possibilitam o engrenamento de mais de um dente simultaneamente.

Cônicas com dentes helicoidais

Ideais em aplicações que exijam maior velocidade, relação de transmissão e cargas mais altas que as rodas dentadas cônicas de dentes retos.

Além disso, são mais eficientes na transmissão de potência e produzem menos ruídos, em comparação com as cônicas de dentes retos.

5. Cônicas com dentes espirais

As rodas dentadas cônicas com dentes espirais apresentam dentes curvos, ou seja, forma de espiral.

Cônicas com dentes espirais

Elas se parecem com as cônicas de dentes helicoidais, mas têm maior capacidade de carga. Além disso, operam em rotações maiores.

Elas também trabalham silenciosamente, mesmo em rotações altas. Assim, sua aplicação mais conhecida é no diferencial do carro.

No entanto, esse tipo de roda dentada deve sempre ser substituída em pares, pois elas são usinadas em conjunto.

6. Cônicas com dentes hipóides

As rodas dentadas com dentes hipóides têm dentes curvos, mas seus eixos não se cruzam. Por isso elas também são usadas em eixos de grande diâmetro.

Cônicas com dentes hipóides

Seus dentes engrenam em vários pontos de contato em simultâneo. Dessa forma, eles podem transferir energia em quase qualquer ângulo.

No entanto, essas rodas dentadas trabalham em velocidade mais baixa que as de dente espiral, mas suportam cargas maiores.

A disposição dos eixos separados provoca deslizamento em seus dentes. Esses dois fatores exigem o uso de lubrificantes especiais de alta viscosidade nestes tipos de rodas dentadas.

Transmissão de roda dentada e corrente

A roda dentada para corrente é usada quando a distância entre os eixos não permite o uso de engrenagens. Além disso, também são indicadas em ambientes que sofrem com partículas abrasivas e umidade.

A transmissão por roda dentada e corrente é mais eficiente que a transmissão por correias e polias. Elas também são mais compactas e fáceis de instalar.

Veja a seguir os modelos de rodas dentadas Martin e SKF, dois grandes fabricantes de peças para manutenção industrial.

Rodas dentadas Martin

A roda dentada Martin recebe cuidados especiais de fabricação. Principalmente para aumentar a sua durabilidade e proporcionar maior produtividade a seus clientes.

Ela é fabricada com dentes chanfrados e tem um acabamento soldado de qualidade. Sobretudo para garantir resistência no contato com a corrente industrial.

Seu material é de alta resistência, de aço de alto carbono, ferro fundido, ou em aço inox, para aplicações em que a alta resistência à corrosão seja necessária.

Os tipos de roda dentada Martin são:

RODA DENTADA PARA CORRENTES - Martin RODA DENTADA DE FABRICAÇÃO ESPECIAL - Martin RODA DENTADA BIPARTIDA - Martin

1- RODA DENTADA PARA CORRENTES

2- RODA DENTADA DE FABRICAÇÃO ESPECIAL

3- RODA DENTADA BIPARTIDA/SEGMENTADA

  • Roda dentada para correntes: seu cubo pode ser desmontável ou inteiro e é feita em aço 1040.
  • Roda dentada de fabricação especial: elas são fabricadas sob demanda. Ou seja, depende da necessidade do cliente. O material usado varia com a aplicação.
  • Roda dentada bipartida e segmentada: elas são fáceis de instalar, mesmo em locais de difícil acesso. São montadas diretamente no eixo da máquina. A roda dentada bipartida é dividida exatamente no meio. Já a segmentada é dividida de outras formas.

Veja mais informações sobre essas peças no catálogo de rodas dentadas Martin.

Rodas dentadas SKF

rodas-dentadas-skf-engrenagemA roda dentada SKF é fabricada em aço de alta qualidade e recebe tratamento superficial para o aumento de resistência da peça. O acabamento pode ser em zinco ou magnetita (óxido negro).

Os modelos da SKF seguem padrão ANSI e métrico.

Dessa forma, a corrente também deve seguir o mesmo padrão para encaixar perfeitamente nos dentes da roda.

A SKF não é só uma das melhores fabricantes de rolamentos e ferramentas. Ela também fabrica outros componentes. Por exemplo, roda dentada dupla e tripla, além da roda dentada simples, para se encaixar em correntes com mais de uma carreira de rolos.

Há dois tipos de furo no cubo das rodas dentadas SKF:

  • Furo guia: o cubo tem um furo cilíndrico e a roda dentada pode ser fixa com um parafuso ou chaveta.
  • Bucha cônica: o furo é cônico e uma bucha deve ser usada no eixo para encaixar a roda.

Distribuidor de roda dentada e engrenagem Martin e SKF

A Abecom é líder em soluções para manutenção industrial. Nossa empresa se destaca sobretudo pela qualidade dos produtos e conhecimento técnico especializado. Somos mais que uma distribuidora de rolamentos, somos uma empresa especializada em soluções para manutenção industrial.

Trabalhamos com rodas dentadas Martin e SKF e temos outros produtos de grandes marcas, como as Correias Continental.

Tudo isso para melhorar o desempenho de suas máquinas e aumentar a produtividade de sua empresa.

Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo! Consulte um de nossos especialistas.

Respostas de 3

  1. No capítulo “como funcionam as rodas dentadas”, a segunda imagem indica a coroa girando no sentido errado: gira para a esquerda e não para a direita.

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