ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Polias e Correias

O que são polias e correias?

Polias e correias são a base de sistemas de transmissão mecânica para motores e equipamentos. As polias são elementos mecânicos, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos. Para funcionarem, necessitam da presença de vínculos chamados correias.

Polias e correias

Sendo assim, a principal função da polia ou correia é transferir o movimento de força, ou torque, entre componentes de uma máquina como, por exemplo: acoplamentos e eixos.

Dessa forma, configuram um sistema de transferência de força e movimento altamente confiável.

Entretanto, as Polias e Correias devem estar em bom estado e não apresentar sinais de desgaste. O desalinhamento ou falhas na fabricação causam uma série de problemas. Em outras palavras, acidentes, superaquecimento e outros transtornos graves para o funcionamento da sua máquina.

Portanto, é muito importante contar com produtos de qualidade, oferecido por fornecedores confiáveis.

Saiba mais sobre as características de Polias e Correias

É muito importante usar Polias e Correias da mesmo fabricante. Sobretudo porque a compatibilidade no padrão de confecção  é um fator fundamental para a segurança na operação de uma máquina.

As polias podem ser confeccionadas de diversos materiais, como o ferro fundido, ligas leves, materiais sintéticos e ligas de aço.

Principais tipos de polias de transmissão

  • polias de aro plano,
  • polias de aro abaulado,
  • polia escalonada de aro plano,
  • polia escalonada de aro abaulado,
  • polia com guia,
  • polia simples em “V”,
  • polia em “V” múltiplas (polias industriais duplas, triplas ou mais canais em “V”, conforme a necessidade de potência de transmissão),
  • polia sincronizadora e,
  • polia para correias redondas.

Já as correias podem ser feitas, predominantemente, a partir de cordonéis vulcanizados revestidos por borrachas e lonas. Desse modo podem ser lisas ou dentadas e cada tipo é indicado para cargas de diferentes naturezas.

Principais tipos de correias de transmissão

  • Correias em V: possuem um perfil trapezoidal (forma de V) que se encaixa no canal da polia em V. Dessa forma, evita que ela escorregue na polia quando ajustada e tensionada corretamente.
  • Correias planas: também utilizadas para transmissão de potência a partir de um eixo para outro. É o tipo de correia mais utilizado nas indústrias. Seu funcionamento se dá basicamente pelo atrito entre a superfície da polia e correia.
  • Correias dentadas: são correias que possuem sulcos (ou ranhuras). Formam uma espécie de dentes que se encaixam na polia dentada. Como resultado, tem-se ausência de deslizamento, ou seja, a correia não escorrega na polia. Dessa forma, os eixos acionados permanecem sempre sincronizados.
  • Correias Sincronizadoras: assim como nas correias dentadas, elas não dependem do atrito de contato com a polia para transmitir o movimento. Esta correia também possui ranhuras que se encaixam na polia sincronizadora.  São fabricadas com materiais que proporcionam maior resistência à abrasão.

Principais usos de Polias e Correias

As Polias e Correias são usadas em sistemas de transmissão de potência, ou seja, força e movimento, em máquinas e motores de todos os portes e funções.

A precisão de movimento, a carga a ser transmitida e a tração desejada são alguns dos fatores que influenciam na escolha do tipo de Polia e Correia mais adequado para o seu projeto.

Motores de automóveis, máquinas de tração, esteiras e linhas de produção são alguns tipos de maquinário que precisam do uso constante de Correias e Polias.

A Abecom possui uma grande variedade de tipos de polias e correias de alto padrão de qualidade, indicadas para os mais diversos fins.

Somos distribuidores autorizados dos principais fabricantes mundiais. Entre eles a SKF, Continental Correias, Megadyne e Martin.

Conheça o nosso portfólio de produtos e entre em contato com os nossos representantes. Trabalhamos com produtos fabricados de acordo com padrões ISO ou RMA que garantem a qualidade e o bom funcionamento dos equipamentos, montando a melhor estrutura para o seu sistema de transmissão.

Solicite um Orçamento