ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Manutenção prescritiva: Tudo que você precisa saber para realizar na sua empresa.

manutenção prescritiva futuro da manutenção

A manutenção prescritiva é uma das novidades que acompanha o advento da indústria 4.0. De fato, revolucionou completamente o conceito de manutenção industrial existente. Por isso é o futuro da manutenção.

Esse conceito utiliza principalmente tecnologia e dados para desenvolver avançadas análises de dados e prescrições assertivas. Sobretudo recursos de Machine Learning (ML), Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI).

Entenda melhor o que é a manutenção prescritiva e como ela transforma o conceito de manutenção industrial. Além disso, veja como deve ser feita e as principais vantagens que ela oferece para o processo industrial todo.

Confira porque a manutenção prescritiva vai além do que a manutenção preditiva oferece com o monitoramento das condições de funcionamento.

O que é e para que serve a manutenção prescritiva?

A manutenção prescritiva está fundamentada nas novas tecnologias da Indústria 4.0. Cria novas soluções para otimizar a manutenção industrial. Além dos recursos dos modelos estatísticos e técnicas de previsão, utiliza de avanços tecnológicos, tais como:

  • Machine learning (ML);
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (AI), dentre outros.

De fato, utiliza esses recursos para conseguir análises específicas para a manutenção do equipamento. Para isso atua combinando as tecnologias que permitem análises históricas, desempenho em vida útil e testes diversos com algoritmos complexos.

Sendo que estes possibilitam aos softwares identificar, aprender e reconhecer as tendências e padrões de dados. Desse modo, a aprendizagem de máquina está continuamente reavaliando os modelos de padrões específicos de dados.

Dessa forma, o objetivo é oferecer uma previsão altamente precisa do que pode acontecer com um equipamento em determinadas condições de uso. Isto porque a Inteligência Artificial consegue identificar padrões complexos e realizar inferências e projeções.

Assim, o sistema de manutenção coleta e analisa dados relativos às condições de funcionamento do equipamento, em tempo real.

A partir desses dados é possível antecipar ocorrências e prescrever os procedimentos para manutenção preventiva.

Esses procedimentos são prescritos a partir do aprendizado de máquinas de infinitas ocorrências, além do conhecimento de especialistas.

Por isso, é chama-se prescritiva. Pois, prescreve as soluções do que deve ser feito para impedir as ocorrências de falhas.

Vantagens da manutenção prescritiva

Com a implementação da manutenção prescritiva a empresa passa a obter inúmeras vantagens e benefícios.

Por isso, vamos apresentar as mais importantes:

1º – Tomada de decisão automatizada de manutenção industrial com exatidão e rapidez;

2º – Obtenção de recomendações precisas das condições dos equipamentos;

3º – Otimização da capacidade produtiva e melhoria da qualidade dos processos;

4º – Identificação dos pontos críticos que podem gerar despesas com o maquinário;

5º – Aumento da disponibilidade de máquinas e equipamentos;

6º – Redução da necessidade de manter uma equipe grande para manutenção;

7º – Diminuição do tempo de parada do processo produtivo (aumento da eficiência).

manutenção prescritiva

Parâmetros que acompanham a manutenção prescritiva

A manutenção industrial precisa incorporar novos parâmetros relacionados com as características da manutenção prescritiva. São eles:

1º – Automação

O processo produtivo funcionando de forma automatizada requer maior agilidade e velocidade em encontrar soluções para quando ocorrerem problemas no equipamento.

2º – Economia

As decisões de manutenção exigem informações confiáveis. Assim permitam avaliar os impactos financeiros das ações propostas. Principalmente os custos com as novas tecnologias que devem ser implementadas.

3º – Capacitação da Mão de obra

Com novas tecnologias, é cada vez mais necessário que a mão de obra esteja capacitada para utilizá-las de maneira eficiente.

4º – Condições operacionais

Estabelecer um equilíbrio entre os aspectos de manutenção e as condições de operações, tais como: pressão, temperatura, dentre outros.

5º – Desempenho dos ativos

Cada vez mais será necessário a utilização de dados e realização de análises qualificadas para monitorar o desempenho dos equipamentos. Além disso, o volume de dados e variáveis envolvidas requerem a utilização de Big Data.

Onde a manutenção prescritiva se diferencia das outras?

Para entender a diferença da manutenção prescritiva para a corretiva, preventiva e preditiva, é interessante explicar como cada uma lida com as ocorrências de falhas.

Corretiva ou reativa

A manutenção corretiva (ou reativa) só ocorre depois da ocorrência do defeito. Ou seja, a máquina já parou. Neste caso, cabe apenas reparar as falhas em equipamentos, peças e sistemas. Por isso, é uma operação não planejada, que ocorre inesperadamente e gera despesas para a empresa.

Preventiva

Este tipo de manutenção tem a característica de ser planejada com as revisões programadas para mitigar as falhas. Em geral, ocorre por meio da lubrificação, inspeções, reparações e substituições com base no desempenho e vida útil dos componentes. Desse modo, evita paradas não planejadas.

Preditiva

Este tipo considera os dados históricos de cada máquina para desenvolver análises estatísticas, que realizam os cálculos e correção dos dados. O objetivo é identificar as chances de ocorrerem defeitos com base em informações confiáveis.

Assim, é obtido o percentual de disponibilidade real da máquina e uma avaliação do seu desempenho. Se os dados obtidos estiverem muito baixos em relação às outras, significa que a máquina precisa de uma manutenção preditiva.

Prescritiva

A manutenção prescritiva vai bem além do que a manutenção preditiva oferece com o monitoramento das condições de funcionamento. Visto que a preditiva se preocupa em entender “o que irá acontecer e quando” com base nos dados históricos de manutenção.

Já a prescritiva serve para entender “como controlar a ocorrência de um determinado evento específico”. Desse modo, oferece suporte para a tomada de decisão assertiva em manutenção e a melhoria dos processos de manutenção implementados.

É preciso considerar que a implementação da manutenção prescritiva depende também da aplicação assertiva dos outros tipos de manutenção. Visto que erros de manutenção impactam diretamente nos custos das empresas e eficiência do equipamento.

Então, as práticas de planejamento e programação de revisões das manutenções preventivas e preditivas são elementos importantes.

Assim, garantem a elevação da vida útil do maquinário e a melhoria da sua performance.

E com a manutenção prescritiva, as análises ocorrem em tempo real com o auxílio de streaming de eventos, dados de sensores, bancos de dados e modelos de decisão e análise. Desse modo, o nível de automação é muito maior, e também reduz os custos.

Conclusão

Apresentamos o conceito sobre a manutenção prescritiva e, porque é considerada o futuro da manutenção. Visto que realiza a leitura de dados das condições de funcionamento do equipamento e prescreve recomendações precisas.

Tem como seu grande diferencial, além das recomendações, indicar as medidas para solucionar antecipadamente a possível ocorrência.

Procurando por soluções para a manutenção dos seus equipamentos?  Conheça a ABECOM!

Somos mais que uma distribuidora, somos uma empresa multiespecializada em manutenção industrial. Além de fornecemos produtos de alta qualidade, integramos com serviços de preditiva que reduzem os custos através de inovação e engenharia de aplicação.

Auxiliamos sua empresa para:

  • Melhorar a produtividade;
  • Reduzir os seus custos de manutenção;
  • Otimizar os projetos de sistema de transmissão;
  • Reduzir o tempo de espera de produtos nas paradas;
  • Diminuir o inventário em estoque;
  • Maximizar a vida útil dos componentes de transmissão mecânica.

Atuamos com componentes industriais e soluções das marcas SKF, Continental, Martin, Sabó, Megadyne, entre outras.

Fale com um de nossos especialistas para obter mais informações sobre as nossas soluções em contratos de manutenção e monitoramento preditivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags