ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

8 ferramentas para lubrificação de mancais e rolamentos.

ferramentas para lubrificação de mancais e rolamentos

Nas visitas que realizamos nos setores de manutenção percebemos que uma das grandes dificuldades para os técnicos é a falta de equipamentos adequados para a lubrificação. Sobretudo ferramentas para lubrificação de rolamentos e mancais. Há casos de empresas que sequer possuem um plano de lubrificação.

Além disso, mão de obra escassa, pontos de difícil acesso e clausuras em máquinas rotativas, exigidas por Normas de Regulamentação (NR´s), são outros fatores de reclamações.

Soma-se a isso o desafio de quebrar alguns paradigmas ao lubrificar os equipamentos. Muitos profissionais entendem que quanto mais lubrificante melhor. Assim, aplicam este conceito em qualquer ponto da rota de lubrificação e ainda dizem:

“Vai lá! Bate graxa até expulsar a graxa velha. Na hora que a graxa nova sair do purgador você para de bombear e vai para o outro ponto.”

Para evitar esses e outros problemas, vamos apresentar as principais ferramentas de lubrificação de mancais e rolamentos.

Mas antes disso, veja porque você deve usá-las.

Manutenção eficiente com a correta lubrificação de mancais e rolamentos

Lubrificar de forma eficiente requer entender 2 pontos básicos:

  1. Ter um plano de lubrificação;
  2. Usar ferramentas que permitam colocar o plano em prática;

Um bom programa de lubrificação pode ser definido pela aplicação da metodologia dos 5C’s:

“O lubrificante Certo, na quantidade Certa, alcança o ponto Certo, no momento Certo e usando o método Certo.”

Principalmente no que tange a quantidade de lubrificante aplicado, a atenção deve ser maior ainda. O uso em excesso implica aumento de custos e ainda pode atrapalhar o desempenho do rolamento.

Ou seja, a empresa vai comprar mais graxa do que deveria e trocar o rolamento antes da vida útil projetada, por exemplo.

Os tempos estão mudando. A indústria 4.0 está cada vez mais presente. Hoje existe uma grande preocupação por parte das empresas com a manutenção preditiva.

Estudos mostram que 34% das falhas de equipamentos rotativos estão ligados diretamente à lubrificação.

Dentre as principais falhas podemos destacar a falta de lubrificante, assim como o excesso, e lubrificante incompatível com a aplicação. Muitos profissionais não sabem escolher a graxa certa. Logo, 14% de falhas de rolamentos ocorrem por contaminação.

Então, chegamos a 50% de manutenções corretivas devido aos problemas relacionados à lubrificação.

Ferramentas para lubrificação de rolamentos e mancais

Para evitar todos estes problemas e não deixar sua empresa ter altos custos com lubrificação, as ferramentas SKF são a maneira certa para obter o máximo de performance.

Principais ferramentas para lubrificar mancais e rolamentos, são:

1. Pistola de graxa de acionamento com uma só mão

Essa é uma ferramenta de lubrificação manual que facilita muito o dia a dia. Adequada tanto para preenchimento com graxa através de bombas de abastecimento de graxa, como para cartuchos.

pistola-de-graxa-de-acionamento-com-uma-so-mao

O projeto ergonômico, permite usar a pistola de graxa apenas com uma mão só. Permite lubrificar componentes em posições desfavoráveis, pois tem a possibilidade de montagem da mangueira na posição vertical e horizontal.

Além disso, é recarregável. O bocal de preenchimento com graxa e a válvula de escape do ar, permitem abastecer com o obturador ou a bomba de graxa.

2. Bombas de graxa

As bombas de graxa são muito úteis quando é preciso drenar a graxa de um tambor. Podem ser ligadas diretamente aos pontos de lubrificação. Desse modo, também são adequadas para os sistemas centralizados de graxa lubrificante.

bombas-de-graxa

A SKF disponibiliza modelos bombas de graxa com ou sem carrinho para transporte do tambor.

Além das bombas de graxa para drenagem de tambor, há também um modelo para uso diretamente com pistola de graxa.

São as Bombas de abastecimento de graxa. É acoplada a uma pistola individual que possibilita o reabastecimento do cartucho de maneira rápida.

bombas-de-abastecimento-de-graxa

Esse tipo de bomba de graxa de abastecimento de pistola facilita muito o dia a dia da lubrificação. Como usa uma pistola individual, o reabastecimento permite um processo limpo.

3. Kit de teste de graxa

Monitorar as condições da graxa no local de uso permite tomar decisões mais rápidas quando algo está fora do plano de lubrificação. Ou seja, impedir que um problema grave afete o desempenho do componente se a graxa não estiver nas condições ideias.

O Kit de Teste para Graxa SKF TKGT1 foi projetado para ser utilizado no local e oferecer um método de teste completo e rápido. Nenhum treinamento especial é necessário, além disso, os testes em si são fáceis de executar.

kit-de-teste-de-graxa

Outra vantagem é que a quantidade da amostra de graxa necessária para uma análise é muito pequena (tipicamente apenas 0,5 gramas). Isso permite testes em componentes menores como rolamentos pequenos.

É importante destacar que não é necessária nenhuma substância química nociva para os testes.

Resumindo, monitorar a condição da graxa é muito importante. É uma ação preventiva que permite evitar problemas de lubrificação. Assim, contribui para impedir a deterioração da condição da máquina como, por exemplo, um aumento na temperatura dos rolamentos ou nos níveis de vibração.

4. Medidor volumétrico de graxa

A quantidade de graxa fornecida pelas pistolas em cada aplicação depende de muitas variáveis. De modo geral, é difícil ter precisão ao aplicar manualmente a quantidade certa de graxa na lubrificação de mancais e rolamentos.

Como dito antes, a quantidade de graxa, é crítica para a vida útil dos rolamentos, pois uma lubrificação excessiva ou insuficiente pode resultar em quebra da máquina.

Embora a prática comum seja a pesagem da graxa ema cada aplicação, esse procedimento não considera a contrapressão, o desgaste contínuo dentro da pistola de graxa ou quaisquer outras variáveis.

medidor-de-graxa

Assim, o medidor volumétrico de graxa é uma ferramenta de grande importância neste caso. Ele mede precisamente a descarga de graxa em volume ou peso, ou seja, as medições podem ser métricas (cm3 e g) ou em unidades inglesas (fl oz ou oz). Dessa forma, não precisa fazer os cálculos de conversão.

5. Monitor para verificação de óleo

O monitor de verificação de óleo é um instrumento que detecta as mudanças nas condições do óleo. O aparelho mede as mudanças na constante dielétrica do óleo.

É um instrumento portátil e de fácil manuseio. Exibe informações imediatas sobre a condição do óleo. Em muitos casos, isso elimina a necessidade de se realizar a análise de óleo em laboratório.

monitor-para-verificacao-de-oleo

Portanto, o monitor de verificação de óleo consegue determinar o grau de alteração na condição do óleo. Seja por relação com a degradação ou nível de contaminação do óleo.

Além disso, permite que os técnicos otimizem os intervalos entre as trocas de óleo e detecte aumento do desgaste mecânico. Da mesma forma, a perda das propriedades lubrificantes do óleo.

6. Niveladores de óleo

Os niveladores de óleo são projetados para compensar automaticamente a evaporação e os vazamentos de óleo sob condições de funcionamento.

niveladores de óleo

Isso ajuda a manter o nível correto de óleo em uma caixa de mancal, caixa redutora, cárter ou aplicação semelhante por banho de óleo.

Como funciona?

como funciona os niveladores de óleoO nivelador de óleo SKF é composto de dois reservatórios de óleo que se comunicam entre si. Primeiro, o reservatório inferior fica em contato com o componente e, por essa razão, o nível de óleo é o mesmo que o nível de óleo lubrificante exigido para a lubrificação.

O tubo de ventilação permite que o reservatório inferior também fique em contato direto com o ar do ambiente.

Segundo, o reservatório superior é um recipiente hermeticamente fechado que armazena o óleo para reposição.

Simplificando, ambos ficam em contato direto entre si através do tubo alongado, o qual fica imerso no óleo do reservatório inferior.

Entretanto, o óleo só flui do reservatório superior para o inferior quando o óleo do reservatório inferior fica abaixo do nível pré-definido, permitindo que o ar entre através do tubo alongado e alcance o reservatório superior.

7. Lubrificadores automáticos

São ferramentas que aplicam automaticamente a quantidade certa de lubrificante em pontos pré-determinados. Especialmente os pontos difíceis de acessar.

lubrificador automático SKF

Podem ser lubrificadores de ponto único ou de pontos múltiplos.

A utilização de lubrificadores automáticos tem vários benefícios quantitativos e qualitativos. Por exemplo:

  • Maior segurança para os operadores em pontos de difícil acesso ou clausura de máquinas,
  • Menor tempo da máquina parada não programada,
  • Reduz o tempo entre falhas por lubrificação,
  • Redução de custos com reparo e
  • Redução no consumo de lubrificante.

Além disso, soma-se o fato que é um sistema de lubrificação que praticamente elimina a contaminação externa.

Usando as ferramentas certas, sua empresa poderá reduzir drasticamente o consumo de lubrificantes e garantir que o equipamento esteja disponível para a produção. Assim, colabora muito para manter os indicadores de manutenção nos níveis desejados.

8. Software de lubrificação

Não são só as ferramentais ou instrumentos manuais que possibilitam fazer com eficiência a lubrificação de mancais e rolamentos. A tecnologia também é uma grande aliada.

A manutenção 4.0 já é uma realidade em muitas empresas e cresce a cada dia. Sobretudo quando se quer monitorar ativos importantes.

Nesse sentido, a Abecom se destaca com seu exclusivo software de lubrificação ABECLUB que permite:

  • Identificar anomalias visualmente (”foto’)’ e descrição da anormalidade bem como o acompanhamento de execução do serviço;
  • Calcular Lubrificante x intervalo de tempo x quantidade, com registro ou referência para o cálculo;
  • Monitorar as tarefas com um tablet para visualizar o percentual de execução das rotas diárias. Isso dispensa a rota impressa no papel;
  • Emitir relatório de consumo presente e futuro, orientando os clientes quanto às demandas para programação de compras;
  • Controle de estoque x consumo;
  • Desmembrar custos por área, linha de produção e qualquer outra forma que for preciso;
  • Elaborar data book com inclusão de imagens de equipamentos e pontos de lubrificação para evidenciar de forma visual os resultados;

O software trabalha em nuvem e amigável a qualquer programa de manutenção sendo necessário apenas integração de API. Assim, o cliente consegue gerir informações rapidamente e com confiabilidade.

banner-ebook-ferramentas-vol-1

As melhores soluções para lubrificação de mancais e rolamentos estão aqui na Abecom

Nosso portfólio de ferramentas para lubrificação tem uma infinidade de produtos de alta qualidade que podem auxiliar os lubrificadores, técnicos e planejadores de manutenção a melhorar estes indicadores.

Além disso, temos serviços de preditiva que colaboram para sua empresa reduzir custos operacionais e de estoque de ativos.

Somos mais que uma distribuidora de rolamentos, somos uma empresa de solução para manutenção industrial.

Fale com um de nossos especialistas. ABECOM, maior distribuidora SKF no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags