ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Rolamentos são estratégicos para correia transportadora de mineração

rolamentos-para-mineração-solução-tríplice-barreira

Existem setores industriais que dependem de equipamentos caros e críticos no processo produtivo. Logo, a manutenção deve ser feita de modo a garantir total confiabilidade dos componentes que podem parar o processo. Assim, os rolamentos são ativos estratégicos no setor de mineração e devem ser monitorados constantemente. 

Em um de seus estudos, a SKF Rolamentos mostra o impacto que uma mineradora pode sofrer com a má utilização destes componentes.

Conforme o levantamento da equipe de engenharia aplicada da SKF do Brasil, um único equipamento pode acumular R$ 4 milhões em perdas anuais. Tudo isso, apenas por utilizar um rolamento da maneira errada.

Vale lembrar que os rolamentos industriais são peças técnicas projetadas para ter performance e vida útil em alto desempenho. Afinal, nenhuma empresa quer seu equipamento parando toda hora. Isso deixa o processo custoso e improdutivo.

No entanto, para que as paradas indesejadas não ocorram, deve seguir as orientações de manutenção do fabricante. Da mesma forma, monitorar e inspecionar suas condições de trabalho. Somente assim, é possível garantir o desempenho projetado.

Como os estudos dos rolamentos na mineração foram feitos?

A SKF monitorou por 10 meses algumas mineradoras para estudar o impacto dos seus rolamentos na mineração.

O estudo foi feito nos rolamentos dos tambores de correias transportadoras.

As correias transportadoras são equipamentos de suma importância na logística mineral. Transportam milhões de toneladas de minérios com menor custo. No entanto, se a operação parar, o impacto nos custos também é de milhões de reais.

Então o monitoramento foi feito neste equipamento. A partir disso, realizaram-se análises técnicas para identificar os principais motivos que levaram às falhas nos rolamentos.

Uma vez identificadas as falhas, foi possível calcular as perdas que as mineradoras tiveram apenas com a gestão inadequada do rolamento.

O que se descobriu?

Os estudos mostraram que o setor de mineração está vulnerável a grandes perdas se não fizer a aplicação correta do rolamento.

Principalmente por ficar exposto à contaminação química se não tiver uma vedação adequada.

Outro problema identificado nesse ambiente é a ausência de lubrificação apropriada.

Quando o rolamento trabalha em condições desfavoráveis, fica sujeito a falhas e quebras. Como resultado, pode gerar enormes prejuízos às mineradoras. Sobretudo com perdas de produtividade.

Então, se o rolamento deixa de operar como deveria, todo o processo fica comprometido. Acontecem paradas não programadas e interrupções em toda a cadeia produtiva.

Não somente nas mineradoras. Em qualquer empresa com equipamentos no processo produtivo, quanto mais tempo as máquinas ficam inoperantes, maior é o prejuízo.

Solução para as mineradoras

Para eliminar o risco de falhas nos tambores de correias transportadoras de minérios, a SKF recomendou o uso de um rolamento com alta capacidade de vedação e lubrificação.

Nesse caso, foram os rolamentos autocompensadores de rolos com solução Tríplice Barreira SKF. Vida útil média três vezes maior que um rolamento aberto.

A tecnologia embarcada com tríplice barreira de proteção, praticamente elimina qualquer possibilidade de contaminação sólida.

O resultado é menos quebras nos rolamentos e intervalos de manutenção mais longos – fornecendo até 92% de disponibilidade. Isso permite que a manutenção planejada seja programada com a substituição mais tardia.

Rolamentos para mineração com solução Tríplice Barreira SKF

Nas operações de mineração, cimento e agregados, as esteiras transportadoras com rolamentos abertos têm uma vida difícil.

Eles lidam com cargas pesadas enquanto estão expostas à sujeira e lavagens de alta pressão.

A entrada de sujeira e a perda de graxa levam a uma lubrificação insuficiente do rolamento e a indentações nas pistas do rolamento.

O resultado disso são quebras frequentes e lubrificações semanais. Em oito de cada dez usinas de mineração, a disponibilidade de transportadores é inferior a 87%.

Com a solução Tríplice Barreira SKF a lubrificação é necessária apenas duas vezes por ano, em vez de uma vez por semana.

Dessa forma, economiza até 90% do tempo e do custo com lubrificação. Além disso, também oferece maior segurança para os técnicos e mecânicos de manutenção.

Vantagens:

  • Tempo médio entre falhas três vezes maior
  • Até 92% de tempo de atividade da esteira transportadora
  • Até 90% menos graxa usada
  • Até 99,9% menos graxa, se não for purgada
  • Manutenção reduzida
  • Maior segurança

Como funciona a solução Tríplice Barreira SKF?

rolamento-com-tríplice-barreira-SKFBarreira 1

Caixa de mancal específica para mineração SKF com Vedação de taconite SKF ou outra vedação de contato.

Barreira 2

Graxa de cavidade de caixa de mancal (a SKF recomenda a graxa biodegradável SKF LGGB 2)

Barreira 3

Rolamento autocompensador de rolos vedado SKF Explorer.

A solução Tríplice Barreira SKF já ajudou diversas plantas de beneficiamento de minério.

Mina de cobre: resolveu os problemas de tempo de parada não programada. Dessa forma, aumentou consideravelmente a produtividade do transportador. Além de reduzir os custos de reparo e manutenção.

Mina de carvão alemã: dobrou a vida útil dos rolamentos de uma esteira transportadora e reduziu a carga de manutenção e lubrificação.

Beneficamente de areia: aumentou significativamente a vida útil dos rolamentos de polias para um processador sueco de areia e mineral. Ao mesmo tempo, reduziu o tempo e custos com manutenção e lubrificação.

Procurando as melhores soluções SKF?

A ABECOM é o maior distribuidor SKF do Brasil e conta com equipe técnica especializada em sistemas de correias transportadoras.

Além de fornecer produtos para a manutenção e operação deste equipamento, auxilia os clientes com serviços de preditiva que aumentam a disponibilidade para a produção.

Somo a única fornecedora de rolamentos com uma sala de gestão de ativos e software de lubrificação (ABEC LUB) disponíveis fora da SKF.

Aumente a eficiência do seu processo e garanta que seus equipamentos não parem antes da manutenção programada. Conheça as nossas soluções em manutenção industrial para reduzir seus custos operacionais.

Conte com a ABECOM. Somos mais que uma distribuidora de rolamentos, somos multiespecialista em soluções para manutenção industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags