ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Boas vibrações na fábrica de cimento

vibrações em caixas de engrenagensna fabrica de cimento

A fábrica de cimento Českomoravský em Radotín na República Tcheca estava passando por paradas não planejadas devido a caixas de engrenagens danificadas. Mas graças a uma solução de análise de vibração da SKF, o fabricante de cimento conseguiu acabar com o problema.

Vinte anos atrás, quando os gerentes da fabricante de cimento tcheca Českomoravský Cement decidiram substituir as caixas de engrenagens dos dois acionamentos de moagem na fábrica da empresa na cidade de Radotín, nos arredores da capital tcheca de Praga, eles não previram nenhum problema. Afinal, as especificações dos novos redutores – incluindo seu design, dimensões, disposição das engrenagens, dimensionamento das engrenagens e escolha de tipos de rolamento – foram personalizadas às necessidades da planta.

a-fabrica-de-cimento-radotin-esta-localizada-nos-arredores-da-capital-tcheca-praga
A fábrica de cimento Radotín está localizada nos arredores da capital tcheca, Praga.

 

Mesmo quando o novo equipamento começou a dar problemas meses depois de sua instalação, os gerentes não ficaram muito preocupados. Eles assumiram que era apenas problema de dentição, e além disso, as novas caixas de engrenagem vinham com uma garantia de cinco anos, que na prática, devido a vários problemas, foi estendida para 10 anos. Resolver os problemas não custaria um centavo para a Českomoravský Cement, ou para os seus proprietários, o Grupo Heidelberg Cement.

Českomoravský Cement é um dos principais fabricantes de cimento da República Tcheca.

 

Eles estavam errados.

“Cada vez que isso acontecia, geralmente significava uma parada de toda a linha de moagem de cimento por vários dias, o que reduziu nossa capacidade pela metade”, explica Pavel Nevlud, chefe do departamento central de manutenção da fábrica.

“E embora os fornecedores de máquinas continuassem ajustando e adaptando os componentes, a taxa de frequência de falha não mudou.”

O problema foi que, embora as caixas de engrenagens estivessem equipadas com sensores para monitoramento de rolamentos e temperaturas do óleo, e também houvesse um sensor de fluxo de óleo no circuito de lubrificação, eles não estavam equipados com sensores de vibração.

Isso significava que qualquer dano era geralmente identificado no final do processo de deterioração, quando o ruído da caixa de transmissão era muito alto para ser ignorado ou quando era registrado um significativo aumento de temperatura em um rolamento danificado.

o-dano-no-rolamento-resultou-em-aumento-dos-niveis-de-vibracao-nas-caixas-de-transmissao
O dano no rolamento resultou em aumento dos níveis de vibração nas caixas de engrenagens.

 

“O que realmente precisávamos era eliminar a extensão dos danos o máximo possível no caso de uma futura falha na caixa de transmissão“, lembra Nevlud. Para isso, foi necessário identificar problemas o mais cedo possível.

Foi só quando a equipe de manutenção chamou os especialistas do Centro de Desempenho de Equipamentos Rotativos da SKF que a maré realmente começou a mudar.

uma-caixa-de-transmissao-na-fabrica-de-cimento-radotin
Uma caixa de transmissão na fábrica de cimento Radotín.

Sistema on-line para monitoramento da condição

Os engenheiros instalaram e conectaram o sistema de monitoramento de condições on-line Multilog IMx da SKF – uma ferramenta líder na próxima geração de soluções poderosas e econômicas para uma variedade de aplicativos de monitoramento de condições.

Foram os sensores de vibração do sistema Multilog IMx montados permanentemente nas caixas de engrenagens que permitiram aos especialistas da SKF corrigir os problemas da fábrica de cimento rapidamente, explica o representante regional de vendas da SKF, Martin Niesner.

 

” Os danos nos rolamentos resultaram no aumento dos níveis de vibração em frequências definidas que podem ser capturadas por meio de nossos sensores “, explica.

 

pavel-nevlud-chefe-de-manutencao de caixas de engrenagensOs dados coletados pelos sensores foram automaticamente transferidos para um computador principal, que então o processou rapidamente.

Essas informações permitiram que os funcionários da fábrica em  Radotín detectassem falhas precocemente ou até mesmo as evitassem completamente, já que o sistema forneceu automaticamente recomendações para eliminar falhas existentes ou iminentes.

Os gerentes da fábrica de cimento ficaram tão impressionados com a melhora no desempenho que, após o término da garantia das caixas de engrenagens, a Českomoravský Cement assinou um contrato de suporte de longo prazo com a SKF.

De acordo com os termos desse contrato, os especialistas da SKF monitoram remotamente as condições operacionais. A unidade Multilog IMx da SKF verifica constantemente todos os sensores, cabeamento e eletrônica e as mensagens do sistema são geradas automaticamente.

 

Os ganhos com o monitoramento da condição em caixas de engrenagens

“Os diagnósticos remotos da SKF podem identificar possíveis danos nos rolamentos ou nos dentes em estágio inicial“, diz Niesner. Ao contrário das medições baseadas em rotinas, que só fornecem resultados instantâneos, o monitoramento on-line permanente pode distinguir entre flutuações de curto prazo e uma deterioração verdadeira e contínua das condições.

O processo economiza custos e mão-de-obra e possibilita uma melhor gestão dos reparos, explica Niesner. Além disso, seus colegas agora são capazes de responder às falhas de uma maneira muito mais específica e focada.

 

“É claro que não é possível reparar a caixa de transmissão enquanto ela está funcionando”, diz Niesner. “É necessário parar a fábrica e, assim, toda a linha de produção. No entanto, a identificação precoce da ocorrência de uma falha geralmente permite que essa parada seja planejada e preparada para a realização de um reparo.”

 

E, segundo ele, a intervenção antecipada planejada significa um melhor planejamento de manutenção, maior eficiência das máquinas e, claro, um maior nível de segurança para os funcionários, que têm acesso permanente aos dados atuais no seu painel de controle.

skf-multilog-imx-s-montado em caixas de engrenagens

“O QUE REALMENTE PRECISÁVAMOS ERA ELIMINAR A EXTENSÃO DOS DANOS O MÁXIMO POSSÍVEL NO CASO DE UMA FALHA POTENCIAL NA CAIXA DE TRANSMISSÃO.”

Pavel Nevlud, chefe de manutenção central da Českomoravský Cement.

 

Multilog IMx-S da SKF

Projetado para uso em ambientes severos, o Sistema Online Multilog IMx-S é uma solução acessível e poderosa para o monitoramento de condições de muitas aplicações.

Quando usado com o software da SKF @ptitude Analyst, o Multilog IMx-S permite a detecção e prevenção de falhas iniciais, fornece sugestões automáticas para corrigir as condições existentes ou iminentes e permite uma manutenção preditiva baseada em condições que ajudem a otimizar a confiabilidade, disponibilidade e desempenho da máquina.

O sistema Multilog System IMx-S da SKF é montado na parede, tornando-o uma solução discreta em situações onde o espaço é restrito. Oito canais digitais podem ser usados para medir as condições de velocidade, disparo e digital. Vários pontos de medição podem ser atribuidos a um canal, e ambas as medidas de Corrente Alternada (AC) e Corrente Contínua (DC) podem ser tomadas no mesmo canal.

Cada sistema Multilog IMx-S vem com 16 ou 32 entradas de sinal analógico dinâmicas e oito canais digitais. É possível configurar as entradas para uma variedade de sensores, incluindo acelerômetros e sondas de proximidade, para medir aceleração, velocidade, deslocamento, temperatura e outros parâmetros.

Os operadores podem usar os canais digitais para coleta de dados relacionados a eventos. Eles podem anexar vários pontos de medição a um canal e tomar medições tanto AC quanto DC no mesmo canal, bem como estabelecer condições individuais para aviso e alarmes para cada ponto, com níveis definidos pela velocidade ou carga da máquina.

Centros de Desempenho de Equipamentos Rotativos

Com sede no leste da cidade tcheca de Ostrava, o Centro de Desempenho de Equipamentos Rotativos da SKF faz parte de uma rede global de Centros REP, que permite à SKF analisar eficientemente os dados dos diagnósticos de vibração e operacionais e recomendar medidas apropriadas para melhorar a confiabilidade operacional dos equipamentos de produção.

Os Centros REP reúnem especialistas em engenharia de aplicação e diagnóstico de condições de máquinas para fornecer às empresas produtoras um serviço único que visa aumentar o desempenho de suas instalações nos programas SKF Premium e SKF Rotation for Life.

Atividades:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags