ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Ferramentas de manutenção preditiva: quais não podem faltar em sua empresa?

ferramentas de manutenção preditiva

Ao longo dos anos, as empresas mudaram o comportamento nas manutenções de seus equipamentos. Hoje há maior preocupação com a saúde e vida útil deles, pois precisam garantir os investimentos realizados e os indicadores de performance. As ferramentas de manutenção preditiva são um dos principais recursos para se conseguir isso.

Por tudo isso, e outras razões, a manutenção preditiva ganha força a cada dia nas empresas. Seu uso aumenta gradativamente à medida que os gestores entendem a importância da prevenção de falhas.

Veja nesse artigo as principais ferramentas de manutenção preditiva que sua empresa deve ter.

Por que usar ferramentas de manutenção preditiva?

De forma direta, para evitar falhas nos componentes e, consequentemente, parada de máquina.

Antes de tudo, as ferramentas de manutenção preditiva facilitam o trabalho do setor de manutenção na prevenção de problemas que podem parar a produção.

Ou seja, elas colaboram para garantir a produtividade total e REDUZIR os custos produtivos.

Talvez por isso, vemos técnicos atuando em equipamentos como se fossem médicos munidos com aparelhos tais como: estetoscópios, endoscópios, medidores de vibração e termômetros.

Desse modo, buscam meios para garantir a disponibilidade do equipamento e não interromper o processo produtivo.

Principais ferramentas de manutenção preditiva

Dentre as ferramentas presentes na manutenção preditiva, temos:

Sensores de vibração e acelerômetros

sensores de vibração

A análise de vibração permite identificar a origem de falhas em um equipamento que vibra além do esperado.

De maneira geral, componentes rotativos emitem uma frequência de vibração quando estão em funcionamento.

A análise de vibração, capta esta frequência com acelerômetros ligados à sensores de vibração instalados em pontos estratégicos. Depois disso, os sensores transformam a energia mecânica de vibração em sinais elétricos.

Os dados, ou registro das vibrações, são enviados para os aparelhos registradores ou software de análise de vibração, (analisadores de vibrações). Assim, se as frequências emitidas estiverem fora do padrão, pode-se então determinar se há algo errado.

Estroboscópios

estroboscópio skf tkrs

Os Estroboscópios são ferramentas portáteis que permitem observar e avaliar uma máquina ou componente em movimento. Eles lançam flashes de luz bem curtos e de alta intensidade sobre o equipamento.

Desse modo, permitem registar as imagens para posterior observação. Além disso, registra a velocidade e o percurso de um elemento em movimentando acelerado. Contudo, faz parecer que o componente está parado.

Portanto, esta ferramenta de manutenção preditiva permite estudar o movimento de uma máquina ou componente em operação, como se estivesse parada.

Termômetros

termometro-de-contato

A temperatura de trabalho de um componente pode dizer muita coisa sobre as condições de operação. Existem diversos componentes que não podem operar sob temperaturas elevadas.

Os termômetros são ferramentas de manutenção preditiva que permitem identificar desvios na temperatura normal de trabalho.

Por exemplo, um rolamento com alta temperatura pode sofrer danos irreversíveis em seu sistema. Por isso, é importante medir a temperatura do rolamento com um termômetro. Se ela estiver acima do esperado, é possível que ele esteja sem lubrificação ou que o eixo esteja desalinhado.

Mas, para encontrar a causa raiz é necessária análise mais detalhada. Em alguns casos, é indicado o uso de termógrafos para identificar a origem do aumento da temperatura.

Antes de tudo, cabe alertar um ponto importante. Sistemas rotativos que possuem componentes como vedações industriais, não podem trabalhar com temperaturas elevadas.

Além de interferir na vida útil do componente há o risco de incêndio, pois a maioria das vedações e retentores são fabricados em plástico ou borracha.

Do mesmo ocorre em mancal com rolamento. Ele está sujeito à oscilação de temperatura e também possui vedações instaladas.

Portanto, o termômetro para manutenção industrial é uma ferramenta muito importante para prevenir falhas por superaquecimento.

Endoscópios de vídeo

endoscópico de vídeo skf TKES 10
Aparelho de endoscopia industrial utilizado em inspeção de tubulação.

Os endoscópios de vídeo permitem detectar quaisquer obstruções na passagem de um fluido pelo interior de um sistema. Dessa forma, ajudam a encontrar a causa raiz do problema para agir na solução.

Basicamente, o endoscópio de vídeo registra através de fotos e filmagens em alta resolução, aquilo que não pode ser detectado na inspeção visual realizada pelo técnico.

A técnica de endoscopia industrial pode ser usada para inspeções em:

  • Tubulações;
  • Redutores;
  • Vasos de pressão;
  • Trocadores de calor;
  • Motores elétricos, hidráulicos e a diesel;
  • Válvulas;
  • Compressores;
  • Turbinas;
  • Dentre outros.

Estetoscópio eletrônico industrial

estetoscópio eletrônico skf TMST

Identificar a origem de ruídos que podem provocar a falha total de um componente. Com o estetoscópio eletrônico é possível fazer isso de maneira mais fácil.

Esta ferramenta para manutenção preditiva é um instrumento de alta sensibilidade. Permite a identificar problemas em componentes de máquinas por meio da detecção de ruídos ou vibrações da máquina.

As máquinas emitem diversos ruídos quando estão em operação. Instrumentos, tais como o estetoscópio eletrônico, isolam esses ultrassons dos ruídos do ambiente da fábrica e das máquinas e identificam a fonte.

Para sistemas com rolamentos em operação, o monitoramento de ruídos ajuda a identificar potenciais falhas.

Por exemplo, rolamentos em boas condições produzem um ruído contínuo, como traqueia de gato. Entretanto, sons irregulares geralmente indicam que estão em más condições ou que algo está errado.

Decibelímetro

decibelimetro

A manutenção preditiva também atua para garantir a segurança e a boa saúde dos colaboradores. Sabe-se que em muitas empresas, o nível de ruído na fábrica é controlado constantemente.

O Decibelímetro é um instrumento portátil e de alta qualidade para medição do nível de pressão sonora em decibéis. O ruído do ambiente é captado pelo microfone condensador de eletreto e, então, processado pelo aparelho. Dessa forma, o ruído do ambiente pode ser monitorado tanto quantitativa quanto qualitativamente.

A intensidade do ruído sonoro é tão relevante para a saúde dos colaboradores que há norma para estabelecer os níveis de aceitação em diversos ambientes. Trata-se da NR 10152.

Segundo esta norma, é preciso usar um decibelímetro para coletar adequadamente a intensidade sonora.

Detector ultrassônico de vazamentos

detector-ultrassonico-de-vazamentos

Vazamentos em sistemas de tubulação representam um alto custo de energia para as empresas. Estima-se que 30% da energia usada para o ar comprimido se perde em vazamentos que podem ocorrer em qualquer parte da rede, em válvulas, engates, ou conexões.

Assim, com o detector ultrassônico de vazamento é possível identificar vazamentos invisíveis aos olhos humanos.

Há modelos que permitem detectar um vazamento à certa distância. Ou seja, não precisa percorrer todos os pontos da rede.

Ainda, com um detector ultrassônico de vazamentos consegue-se localizar rapidamente vazamentos em sistemas de ar comprimido ou vácuo.

O instrumento é muito fácil de usar. O modelo TSKU 10 dessa ferramenta SKF, oferece sensibilidade ajustável e orientação intuitiva para garantir resultados melhores na detecção de vazamentos.

Caneta detectora de descargas elétricas

caneta detectora de descargas elétricas

As descargas elétricas resultam de tensões elétricas do eixo do motor, dirigidas para terra, que passam através de componentes como o rolamento. Elas causam erosão elétrica, degradação do lubrificante e, por fim, falha do componente.

Os motores elétricos são mais vulneráveis à erosão elétrica na pista do rolamento, quando controlados por um acionamento de frequência variável.

Quando essa tensão no eixo do rotor ultrapassa a capacidade isolante da graxa do rolamento, podem ocorrer arcos de tensão ou eletroerosão. Isso provoca furos e ranhuras nas pistas do rolamento. Como resultado, podem causar a falha prematura do motor.

A caneta detectora de descarga elétrica é um instrumento portátil e fácil de usar para detecção de descargas elétricas. Ela ajuda a proteger o usuário contra contato físico com as máquinas em movimento.

Para todas as ferramentas de manutenção preditiva que apresentamos, a Abecom distribuí os principais modelos da marca SKF.

Basta acessar nossa página de ferramentas para monitoramento básico de condição e escolher a sua.

Resumindo

Apresentamos nesse artigo as principais ferramentas para monitorar a condição de uma máquina. Desse modo, obtém-se uma análise completa dos componentes e evita paradas não programadas.

É fato que a manutenção preditiva traz ótimos resultados para as indústrias. Sobretudo pelo uso de ferramentas que ajudam a detectar prematuramente as falhas de equipamentos e componentes rotativos.

Destacamos ainda o quanto as práticas de manutenção com base na confiabilidade reduzem o TCO – Total Cost Operation (Custo Total de Operação) da empresa. Principalmente o consumo de energia elétrica, quebras prematuras e bem-estar dos colaboradores.

Dessa forma, conseguimos aumentar a disponibilidade dos equipamentos e, por consequência, aumentar a produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags