ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Acoplamento de engrenagem: para que serve? Entenda mais sobre esse acoplamento industrial

acoplamentos de engrenagem industrial

Acoplamento de engrenagem tem a função de absorver choques e desalinhamentos entre eixos rotativos. É um tipo de acoplamento com capacidade de transmitir maior torque em relação ao seu tamanho. Sobretudo quando comparamos com outros modelos de acoplamentos industriais.

Em nosso artigo sobre acoplamentos industriais, falamos dos principais tipos, características e aplicações de acoplamentos em sistema de transmissão.

Agora, falaremos com mais detalhe sobre os acoplamentos de engrenagem. Eles têm características específicas de aplicação.

Por essa razão, preparamos um material completo para te ajudar a entender mais sobre o assunto. Feito por especialistas certificados e treinados pelos fabricantes de acoplamentos Martin e SKF.

O que você verá neste artigo:

  • O que são os acoplamentos de engrenagem?
  • Quais os tipos de acoplamentos de engrenagem?
  • Quando e porque utilizar o acoplamento de engrenagem?
  • Quais as vantagens de utilizar esse tipo de acoplamento?
  • O que são acoplamentos de engrenagem tipo G?

O que é acoplamento de engrenagem?

Os acoplamentos são usados como elementos de conexão entre dois eixos. Eles variam em design para atender a diferentes demandas de potência transmitida, velocidade e de área de aplicação.

Os acoplamentos de engrenagem pertencem ao grupo dos acoplamentos flexíveis. Com capacidade de transmitir torques elevados. Este tipo de acoplamento consegue este desempenho devido à transmissão de força através dos dentes engrenados.

Para que serve um acoplamento de engrenagem?

O acoplamento de engrenagem é utilizado para unir e transmitir torque entre dois eixos. Principalmente em altos torques, mesmo em altas velocidades.

Da mesma forma, consegue compensar pequenos desalinhamentos sem perdas significativas de potência. Ele também compensa folgas e deslocamentos axiais que podem afastar os eixos durante a operação.

compensação de desalinhamento com acoplamentos de engrenagem

Quando e porque utilizar o acoplamento de engrenagem?

Os acoplamentos de engrenagem são indicados principalmente em aplicações que exigem alto torque e estabilidade. Também em equipamentos onde há necessidade de transmissão de altos torques em peças relativamente pequenas.

Por padrão são fabricados para eixos de 50 a 275 mm, no entanto, também há acoplamentos de engrenagem maiores. Para aplicações em que o motor tem potência maior que 200 HP e com diâmetro do cubo de até 40 polegadas.

Porém, estes acoplamentos de engrenagem maiores são fabricados sob encomenda. São utilizados em sistemas que giram em baixa velocidade.

Quais as principais características construtivas dos acoplamentos de engrenagem?

O acoplamento de engrenagem tem características construtivas conforme o projeto de cada fabricante. Sendo assim, mostraremos como exemplo as partes de um acoplamento Martin tipo MA.

características construtivas dos acoplamentos de engrenagem

Ele consiste em um flange usinado ou forjado, com dentes de engrenagem na parte interna do seu corpo (ou pescoço).

O cubo é fabricado com dentes externos dimensionados especialmente pela Martin. Tem perfil baixo e dimensões uniformes. Dessa forma, distribuem as cargas de modo equivalente entre eles.

Os acessórios de lubrificação são fornecidos em pontos estratégicos para lubrificar as engrenagens em intervalos de tempo determinados.

O acoplamento possui as vedações em pontos estratégicos. Como resultado, impede a entrada de impurezas e perda de lubrificante.

O conjunto de porcas e parafusos são de alto desempenho. Sobretudo, para suportar o torque projetado em cada modelo.

Quais as vantagens dos acoplamentos de engrenagem?

Como dito anteriormente, os acoplamentos de engrenagens conseguem compensar desalinhamentos em todas as direções (angular, paralela e axial). Funciona mesmo com desalinhamentos moderados.

acoplamento MRC para baixo torqueSua grande vantagem está na capacidade de transmissão em relação ao seu tamanho. Ou seja, os acoplamentos de engrenagem podem substituir acoplamentos maiores de outros tipos para transmitir o mesmo torque.

Os acoplamentos de engrenagem mantém sua capacidade de transmissão de grandes torques mesmo em altas velocidades e apresentam alta rigidez torcional.

Eles também são vantajosos em sua durabilidade. Principalmente se respeitar os intervalos de lubrificação. Como resultado disso, os acoplamentos de engrenagem duram tanto quanto o equipamento em que está instalado.

A lubrificação industrial é uma prática que deve ser monitorada em qualquer sistema de transmissão. Previne problemas de desgaste prematuro em componentes importantes como, por exemplo: rolamento, mancal e correntes.

Quais cuidados devo ter para melhorar o rendimento e a durabilidade do meu acoplamento de engrenagem?

Veja abaixo alguns dos cuidados que você deve ter na instalação de acoplamentos de engrenagens:

Cuidados com o ajuste

  • O ajuste do cubo à luva deve ser feito considerando a folga, a localização e a interferência das peças. Ajustes de interferência excessivos podem causar rachaduras e falhas no cubo.
  • Os rasgos de chaveta devem ter um raio adequado para reduzir o risco de trinca por fadiga.
  • Realize os ajustes com interferência de forma correta. Com os métodos de aquecimento adequados. Em outras palavras, evitar o uso de chama direta na peça. Isso afeta as propriedades do material do cubo. Para isso, existem ferramentas SKF apropriadas como o aquecedor por indução.
  • Siga a tolerância do fabricante para a folga permitida entre o acoplamento e o eixo.
  • Instale o acoplamento de forma que o desalinhamento permaneça nos limites do fabricante em todas as direções.
  • Escolha os parafusos corretos. Não esqueça que eles precisam receber a pré-carga correta.

Cuidados com o lubrificante

  • Sempre use juntas e anéis de vedação adequados. Dessa forma, o lubrificante permanecerá no acoplamento e evitará a entrada de impurezas.
  • Escolher o lubrificante, o método e a quantidade indicados pelo fabricante.

Como fazer a manutenção correta do meu acoplamento de engrenagem?

Antes de tudo, a principal operação de manutenção para o acoplamento de engrenagem instalado, é a troca de seu lubrificante.

A recomendação típica de intervalo de lubrificação feita pelos fabricantes é de 12 meses. Além disso, deve-se evitar usar bomba de graxa. A força de aplicação demasiada, desajustar os componentes internos do acoplamento de engrenagem.

Há outras aplicações nas quais o tempo típico de lubrificação recomendado cai para seis meses. Entre elas estão aplicações em altas velocidades, altas temperaturas, e em que há desalinhamento ou vibração de eixos.

O que são acoplamentos de engrenagem tipo G?

Acoplamentos de engrenagem tipo G são modelos da marca de acoplamentos Falk. Ou seja, é apenas uma nomenclatura. Os fabricantes adotam códigos e marcas próprias para especificar seus modelos.

acoplamento de engrenagem martin modelo MAPor exemplo, a Martin tem a designação MA que é intercambiável com o acoplamento de engrenagem Falk modelo G20. Indicado para serviços pesados. É do tipo flexível e possui duplo engrenamento.

Tem como característica alta capacidade de torque, elevada relação torque e peso e possui rigidez torcional. Além disso, suporta desalinhamentos axiais, angulares e radiais.

Da mesma forma, ocorre com os modelos G52 (um lado rígido e outro flexível) e os modelos G32 (flexível de duplo engrenamento com espaçador tubular). Para ambos, você encontrará um modelo equivalente de outro fabricante.

Consulte nossos especialistas e saiba qual o modelo de acoplamento de engrenagem Martin é indicado para a sua aplicação.

Quais os principais fabricantes e marcas de acoplamentos?

O mercado de acoplamentos é amplo. Existem diversos fabricantes de acoplamentos. Contudo, os principais fabricantes de acoplamentos de engrenagem que a Abecom distribui são a Martin e SKF.

Sabemos que existem empresas nacionais que também fabricam acoplamentos como: Acionac, Aciobrás, Gummi, entre outros. No entanto, não fabricam todos os modelos que os clientes querem.

Além disso, existe outro fator muito importante na escolha do fabricante, o suporte técnico. E por quê?

Em primeiro lugar, para auxiliar os clientes no dimensionamento ou adequação ao projeto. Segundo, na manutenção após instalado. A manutenção preditiva e o monitoramento de condição são práticas imprescindíveis para aumentar a vida útil dos componentes. E em terceiro lugar, pela garantida de qualidade.

Sendo assim, a Abecom só trabalha com fabricantes com qualidade reconhecida. Capazes de dar treinamento especializado e suporte técnico aos clientes.

Acoplamentos de engrenagem com qualidade é na Abecom

A Abecom é uma empresa especializada na distribuição de componentes e serviços para manutenção industrial. Prezando sempre por alta qualidade.

Como resultado, só trabalha com os melhores fabricantes de acoplamentos de engrenagem, como a Martin e SKF.

A Abecom é mais que uma distribuidora de acoplamentos: é uma multiespecialista em soluções para manutenção industrial. Nossa equipe técnica é capacitada e treinada para atender e ajudar os clientes nas melhores soluções para seus equipamentos.

Por isso, precisando de acoplamentos de engrenagem para sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags