logo-home-nova-1.webp

SSMA o que é? É o mesmo que HSE e HSSE?

SSMA o que é? Para que serve? É o mesmo que HSE e HSSE?

Para quem não atua na área de segurança do trabalho, as SSMA, HSE e HSSE, são siglas que podem causar certa confusão. No entanto, saber o significado é importante para gestores de todas as áreas da empresa.

Por isso, não importa qual sigla sua organização use, todas fazem parte do Sistema de Gestão de Segurança e buscam garantir que as atividades não causem danos a ninguém. 

Hoje vamos falar um pouco mais sobre este importante tema para as empresas.

Significado de SSMA, HSE e HSSE.

  • SSMA: saúde, segurança e meio ambiente;
  • HSE (health, Safety and Environment): Saúde, segurança e meio ambiente;
  • HSSE (Health, Safety, Security and Environment): saúde, segurança, proteção e meio ambiente;

Como você pode ver, a única diferença é que no HSSE inclui o conceito de proteção além de segurança.

Agora que você sabe o que as siglas significam, vamos ao que de fato tudo isso representa em uma empresa.

Qualquer que seja a área de atuação toda empresa tem algum impacto social, ambiental ou de segurança. Umas mais, outras menos.

Por isso é importante que as empresas tenham consciência de que em algum momento da sua operação, este impacto pode se tornar um risco se não for identificado e gerenciado.

Então, vamos ver o que a área de SSMA faz.

SSMA o que é?

O SSMA é um programa que cria medidas de segurança para uma empresa, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, além de atender à legislação. 

Além de promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os colaboradores, o programa SSMA também tem como objetivo preservar o meio ambiente

Isso significa que as medidas de segurança e prevenção adotadas pela empresa devem levar em consideração os impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas. 

Dessa forma, a empresa pode atender às normas ambientais exigidas por lei e garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.

O que faz a área de SSMA?

A área de SSMA é responsável por identificar e prevenir situações de risco dentro de uma empresa. Ela é responsável por cuidar dos funcionários em todos os setores da companhia. 

O setor de SSMA tem como tarefa observar quais departamentos precisam melhorar os seus processos tendo em vista o atendimento a requisitos de segurança. A partir disso, o setor passa a desenvolver e gerir um programa de SSMA.

Quais as diretrizes do SSMA?

O programa SSMA estabelece diretrizes para a gestão da saúde, segurança e meio ambiente nas empresas. A seguir, veja alguns exemplos delas para cada uma dessas áreas:

Saúde

  • Promoção de um ambiente de trabalho saudável, com medidas de prevenção contra doenças e acidentes;
  • Estímulo a hábitos saudáveis entre os colaboradores, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada;
  • Criação de programas de saúde ocupacional, como a realização de exames médicos periódicos e ações de prevenção de doenças ocupacionais.

Segurança

  • Identificação e avaliação de riscos em todas as áreas da empresa, com medidas de prevenção e controle para minimizar os riscos de acidentes;
  • Treinamento e capacitação dos colaboradores para lidar com situações de risco e emergência;
  • Utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para cada tipo de atividade.

Meio ambiente

É importante destacar que a implementação dessas diretrizes depende da colaboração de todos os setores da empresa, desde a alta administração até os colaboradores operacionais.

Veja a seguir como seguir essas diretrizes pode beneficiar a sua empresa. 

Benefícios do SSMA para empresas

  • Cria um ambiente seguro e saudável dentro da empresa, melhorando a produtividade dos funcionários;
  • Reduz o número de acidentes e afastamentos, diminuindo custos com processos trabalhistas;
  • Melhora a imagem da empresa, atraindo profissionais e investidores que buscam trabalhar com organizações comprometidas com a segurança e meio ambiente;
  • Garante a conformidade legal, evitando multas e sanções;
  • Promove a sustentabilidade e reduz o impacto ambiental das atividades empresariais;
  • Aumenta a eficiência e eficácia dos processos, pois a adoção de medidas de SSMA estimula a melhoria contínua;
  • Contribui para a satisfação e bem-estar dos funcionários, aumentando a retenção de talentos;
  • Melhora o clima organizacional, aumentando o engajamento e a motivação dos colaboradores;
  • Fortalece a reputação da empresa, diferenciando-a no mercado e aumentando sua competitividade.

Como implantar um SSMA?

  1. Use indicadores de SSMA para gestão da saúde, segurança e meio ambiente.

Com eles, é possível monitorar os principais riscos e traçar estratégias para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Dessa forma, a empresa consegue garantir a saúde e segurança dos colaboradores e evitar possíveis problemas futuros.

  1. Realize treinamentos com a equipe.

Eles devem ser feitos para conscientizar os colaboradores sobre a importância do SSMA e como eles podem contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho. Isso inclui desde a identificação de riscos até a utilização correta dos equipamentos de proteção individual.

  1. Faça a supervisão das rotinas.

Outra etapa importante é a supervisão das rotinas, que deve ser feita constantemente para identificar possíveis falhas e corrigi-las de forma rápida e eficiente. Essa supervisão é realizada, por exemplo, através da avaliação dos processos produtivos, da análise dos acidentes ocorridos e da implementação de medidas preventivas.

  1. Utilize tecnologia

Essa é a forma mais eficiente de implementar um programa de SSMA. Os softwares que mais contribuem com o SSMA são aqueles que permitem a coleta, organização e análise de dados. 

  1. Tenha um SGI – Sistema de Gestão Integrado

Dentro dos tipos de programas disponíveis, um SGI é o que mais pode colaborar com a implementação de SSMA, pois integra as áreas de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho. Isso permite uma gestão mais integrada e eficiente, evitando duplicidade de esforços e reduzindo custos.

Como garantir o sucesso de seu programa de SSMA?

O SSMA é um programa que visa a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa, além de atender às normas e padrões exigidos por lei em relação à segurança, saúde e meio ambiente.

A implementação do SSMA pode trazer diversos benefícios para a empresa, aumentando seu valor tanto para seus colaboradores quanto para o público externo. Essa implementação deve seguir um passo a passo claro para garantir a sua eficácia.

Nós da Abecom dispomos de produtos e serviços na área de manutenção que vão colaborar na implementação de medidas de segurança em sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos contribuir com o programa de SSMA em sua indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags