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Saving em compras: o que é este indicador? Como calcular?

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Cada vez mais as empresas entendem a importância do uso de indicadores para monitorar os resultados e desempenho em seus processos. Um desses indicadores é o saving em compras. Ele tem muito a contribuir com a gestão de uma empresa.

O saving em compras se relaciona com a economia de recursos financeiros obtida em uma negociação de compras. Nesse sentido, considera a melhor relação custo-benefício em uma aquisição para a empresa.

Entenda com esse artigo o que é o indicador saving em compras, bem como a forma que deve ser calculado com assertividade.

Além disso, veja como pode ser aplicado com sucesso na gestão de manutenção industrial.

A importância e os benefícios do Saving nas empresas

De uma maneira simples, o saving em compras é um indicador que serve para medir a economia financeira obtida pela empresa em uma aquisição. Pode ser tanto na compra de componentes, equipamentos e ferramentas, quanto de serviços.

Assim, a ideia de saving deve ser entendida como a “prática de economizar dinheiro”.

Uma boa definição de saving é: ”o ganho de uma negociação tendo por base a diferença entre o valor orçado e o que fechou a transação”.

Além disso, de uma forma ampla, significa também:

  • Estimativa de ganho em determinado período;
  • Redução de custos;
  • Eliminação de desperdícios.

Assim, é fácil perceber que uma das principais razões para utilizar esse indicador consiste em adotar uma estratégia para otimizar os custos, maximizar os lucros e evitar os desperdícios, bem como melhorar o controle financeiro da empresa.

Então, com o indicador de saving em compras, o gestor consegue avaliar como reduzir os valores do orçamento inicial de gastos de um determinado período. Certamente, é uma estratégia que contribui para otimizar os investimentos de uma empresa.

Para se ter um bom resultado no indicador saving, precisa estar atento para alguns cuidados importantes:

  1. Bom relacionamento com fornecedores parceiros;
  2. Prática de governança corporativa para conduzir seus processos;
  3. Adoção de processos de qualificação de fornecedores pautada em uma conduta ética e transparente.

Tipos de saving em compras

Quando o assunto é saving em compras, é importante ter em vista que há alguns tipos diferentes para esse indicador. São eles:

Saving contra orçamento

Este primeiro tipo de saving consiste em uma comparação entre o valor pago e o valor orçado inicialmente. Nesse sentido, a compra ocorreu com um preço mais baixo do que foi orçado.

Saving contra baseline ou Saving real

Já este tipo considera o valor atual da mercadoria e o total gasto na última aquisição. Desse modo, o resultado positivo ou negativo indica o ganho (ou não) obtido.

Saving de negociação de compras

Este é o mais usual. Consiste na obtenção de uma redução de valores durante as negociações de compra com os fornecedores.

Saving financeiro

Com este tipo de saving obtém-se um indicador mais amplo, considerando as aquisições em sua totalidade.

Como resultado, a sua empresa economizará no custo total de operação (TCO).

O Total Cost of Ownership (TCO) é uma métrica de análise que calcula os custos de vida e de aquisição de um produto, ativo ou sistema. Assim, ele mede os custos ocultos, muitas vezes não vistos.

Então, a compra é direcionada para itens que não são os mais baratos e sim, os mais confiáveis.

Ou seja, que garantirão a entrega de performance dos ativos e dos componentes. Ignorar está análise, incorrerá em erros de manutenção.

Saving ergonômico

Utilizado para indicar dados relativos às condições de trabalho dos colaboradores, tendo relação direta com a produtividade. Além disso, é importante para manter a saúde no ambiente de trabalho, evitando afastamentos e adoecimentos.

Saving de hora-homem

Já este tipo é um indicador usado para verificar o impacto de algumas medidas adotadas pela empresa sobre a produtividade dos colaboradores.

Saving em compras e gestão de estoque

Este indicador prioriza a otimização da produção industrial, pois a economia de recursos pode ser obtida de outras formas que não são apenas preços mais baixos. Nesse sentido, uma gestão de estoque assertiva, com uma reposição eficiente gera economia.

Como calcular saving de compras?

Além de entender como o saving é um indicador essencial para o seu negócio, é preciso também saber como calculá-lo. Para isso vamos dar um exemplo que facilitará a explicação:

Imagine que a sua empresa necessita adquirir 100 peças de reposição para realizar a manutenção industrial de toda a linha de produção. Desse modo, com o orçamento inicial cada peça foi cotada em média por R$ 850,00, totalizando R$ 85.000,00.

No início do processo de negociação, você fez uma contraproposta de R$ 800,00 e ao final da transação conseguiu uma redução no preço unitário de cada peça, passando então para R$ 765,00, com um total de R$ 76.500,00.

Calculando o saving contra orçamento, temos o seguinte:

Valor orçado – valor pago =  850 – 765 = 85,00

Logo, a redução foi de 85,00, que corresponde a 10% do preço inicial, ou seja, foi obtido um saving contra orçamento de 10%.

Já o saving de negociação, é obtido a partir da contraproposta que apresentou da seguinte forma:

Valor da contraproposta – valor pago = 800 – 765 = 35,00

Assim, a redução foi de 35,00, que corresponde a 4,4% com base na sua contraproposta, obtendo um saving de negociação de 4,4%.

Como melhorar o saving de compras em sua empresa?

Saiba que para melhorar o saving de compras da sua empresa é necessário adotar algumas medidas que vão garantir a realização da economia em suas atividades.

Veja a seguir alguns pontos que devem ser observados com muita atenção:

1º – Mantenha uma relação de parceria com os bons fornecedores

É muito importante para garantir o fornecimento constante e qualidade que os fornecedores passem por um processo de qualificação e homologação. Ou seja, avaliar o potencial de cada fornecedor para atender as demandas da empresa.

Nesse sentido, é importante verificar a qualidade dos itens fornecidos, bem como agilidade para realizar as entregas e até mesmo atender pedidos de urgência.

2º – Priorize o planejamento de compras de forma antecipada

Um bom planejamento de compras oferece ao comprador as informações necessárias para realizar as negociações com os fornecedores. Sem dúvida, precisa estar alinhado com as metas e estratégias adotas pela empresa para obter sucesso no saving em compras.

3º –  Aposte na qualidade das ferramentas usadas na manutenção

Este é um ponto fundamental, visto que a qualidade das ferramentas de manutenção afeta diretamente a produtividade da equipe, bem como os resultados alcançados.

Com certeza, isso pode repercutir de forma negativa nos saving ergonômico, financeiro e de compras.

4º – Realize melhorias nos processos para gerar eficiência para toda a empresa

Adotar o indicador saving em compras na sua empresa é uma forma eficiente de otimizar os fluxos de trabalho e acompanhar o desempenho das áreas. Sem dúvida, o resultado a ser obtido será a redução dos custos e a melhor utilização dos recursos.

Relação do saving de compras com gestão de manutenção

Muitas empresas ainda não perceberam a relação do saving de compras com a gestão de ativos. Isso ocorre porque olham somente para o preço do orçamento.

De fato, trata-se de uma relação muito próxima e precisa ser trabalhada com mais atenção para aproveitar todos os benefícios que esse indicador oferece.

Nesse sentido, pode-se ter uma relação direta do saving de compras com o setor de manutenção, visto que a escolha de um fornecedor precisa considerar alguns aspectos além do preço e prazo de entrega.

Isso porque o conhecimento do fornecedor sobre o processo produtivo da empresa, bem como a qualidade dos itens que fornece, são diferenciais que geram economia financeira e ganhos de produtividade.

Não se pode esquecer que quando o setor de compras escolhe somente pelo item mais barato, deixa de lado fatores que afetam diretamente a relação custo-benefício. Por isso, perde-se em ganhos que fornecedores mais qualificados proporcionariam para o negócio.

Como o setor de manutenção está diretamente envolvido com a linha de produção e os itens produzidos, tem conhecimento para esclarecer ao comprador porque o produto de um determinado fornecedor é mais adequado para a empresa. Por exemplo, ele pode destacar  aspectos como:

  • Maior durabilidade dos itens;
  • Menor necessidade de realizar manutenção;
  • Reduz a ocorrência das paradas das máquinas;
  • Consome menos energia;
  • Exige um estoque menor de itens;
  • Garante maior produtividade de todo o processo;
  • Permite redução de custos operacionais;
  • Não impacta nos prazos de entrega.

Desse modo, é fácil entender como o setor de manutenção tem muito a contribuir para obter indicadores de manutenção elevados, assim como a redução dos custos de manutenção. Isso porque pode contribuir de forma efetiva para o fechamento de um contrato.

A Abecom te ajuda a obter excelentes savings de compras.

A partir dessas informações, é fácil entender como o indicador saving em compras funciona como uma ferramenta estratégica para a gestão do seu negócio. Sem dúvida, permite otimizar os processos, reduzir os custos e eliminar os desperdícios.

A ABECOM é uma empresa especializada em soluções industriais para atender as demandas dos clientes. Desse modo, fornece produtos de alta qualidade, integrados com serviços de preditiva que reduzem os custos através de inovação e engenharia de aplicação.

Atua com componentes industriais e soluções das marcas SKF, Continental, Martin, Sabó, Megadyne, entre outras. No entanto, mais do que uma distribuidora de rolamentos, somos uma multiespecialista em manutenção industrial, auxiliando para:

  • Melhorar a produtividade da sua empresa;
  • Reduzir os seus custos de manutenção;
  • Otimizar os projetos de transmissão adotados;
  • Reduzir o tempo de espera de produtos nas paradas;
  • Diminuir o inventário do cliente;
  • Maximizar a vida útil dos produtos fornecidos.

Conheça o nosso site para obter mais informações sobre as nossas soluções em contratos de manutenção e monitoramento preditivo. Aproveite para solicitar um orçamento e conversar com um de nossos especialistas.

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