O que é Correia Sincronizada? Quais os tipos?Como funciona?

correia-dentada-Correias-de-Transmissão correia sincronizada

Correia sincronizada ou sincronizadora, é uma correia para transmissão de movimento e potência entre um eixo motor e eixo movido (ou polia). Possui dentes que se encaixam com precisão nas ranhuras da polia sincronizadora.

Como resultado, a correia sincronizadora promove uma velocidade angular constante sem deslizamento ou fluência.

Sincronizadas ou dentadas?

As Correias Sincronizados ou Dentadas transmitem o torque e a potência para a polia e não necessitam do atrito para tal tarefa. 

Também é conhecida como correia dentada as correias sincronizadoras permitem seu uso em diversas aplicações. Ela se encaixa em uma polia dentada e, assim, possibilita velocidade constante. Além disso, garante o movimento contínuo, sem que se tenha perda por deslizamento da mesma.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este tipo de correia industrial? Mas antes, entenda o que são sincronizadas.

Por que sincronizadas?

Sincronizadas é uma flexão do verbo sincronizar. Ação de colocar em harmonia ou sincronia. Que é feito em simultâneo ou ao mesmo tempo.

Em correias, é o movimento sem defasagem com a polia. Permitindo uma ação em sincronismo de tempo e distância.

Do que é feito uma correia sincronizada?

componentes de uma correia sincronizadora

De modo geral as correias sincronizadas são feitas de:

  1. borracha resistente ou plástico de engenharia (Poliuretano, PVC, Nylon, entre outros),
  2. elemento de tração (cordonéis de fibra de vidro) e
  3. tecido em Nylon.

Como o seu uso se dá principalmente em aplicações de precisão, a qualidade da correia sincronizadora é um ponto importante.

Por isso, o fabricante deve utilizar materiais com qualidade comprovada. Além disso, deve utilizar processos de fabricação controlados e capazes de produzir correias que não quebrem antes da hora.

Tipos de correia sincronizadora

  • Correia sincronizadora de BORRACHA SEM EMENDA
  • Correia sincronizadora de BORRACHA ABERTA
  • Correia sincronizadora POLIURETANO SEM EMENDA
  • Correia sincronizadora POLIURETANO ABERTA

Como é o funcionamento da correia sincronizada?

sincronismo com correias sincronizadoras

A transmissão de torque ou potência por correia sincronizada é feita de modo que os dentes da correia não saltem dos canais da polia dentada.

Ela não usa atrito como uma Correia Micro V, por exemplo, o encaixe com as ranhuras da polia deve ser perfeito.

Logo, o perfil dos dentes da correia deve ser especialmente projetado para um encaixe preciso nas ranhuras da polia sincronizadora.

Outro fator importante para o acionamento de uma correia sincronizada é a folga na montagem. Sendo necessário uma pré-carga mínima de tensionamento evitando que os dentes saltem no momento da partida ou quando a transmissão é interrompida.

Quando usar uma correia sincronizada?

A correia sincronizada é indicada quando se precisa de sincronia de tempo e distância. Como resultado, tem-se o funcionamento preciso.

Como medir uma correia sincronizadora?

Uma correia sincronizadora pode ser dimensionada das seguintes formas:

  1. Contando-se o número de dentes;
  2. Medindo-se a largura da correia;
  3. Calculando o comprimento com base na circunferência da correia (de preferência com uma fita);
  4. E medido o passo da correia (medida do centro de um dente até o outro);
correias sincronizadoras marcadas na sua lateral

Uma dica sobre correia de transmissão padronizada nos sistemas DIN ou ISO. Todas devem ser marcadas na sua lateral com o nome do fabricante ou marca, pais de origem e código de comprimento ou sua referência padronizada.

Não receba sua correia dentada ou sincronizada sem as informações acima. Principalmente se ela apresentar sinais de que o código foi raspado. Ou seja, deixando a correia sem identificação.

Vantagens da correia sincronizada:

Sincronismo

Embora aplicações de correias dentadas, associadas às polias recortadas (em semelhança com engrenagens) já fossem conhecidas, seu uso ganhou impulso nas décadas de 1.960 e 1.970. Com o advento de motores a explosão com comando de válvulas no cabeçote: o problema de sincronizar o virabrequim com as válvulas foi resolvido inicialmente pelo uso de correntes.

Contudo, foram criadas as correias sincronizadas. Mais leves, silenciosas, estáveis, menos sujeitas ao desgaste. Além disso, assegurarem menos folgas mecânicas.

Portanto, resultado preciso de ajuste entre a correia e polia.

Outro ponto importante é que as correias sincronizadas caracterizam-se pela facilidade de montagem, remoção e de substituição. Ou seja, menores custos de manutenção.

Durabilidade

Considerando que uma correia sincronizadora ou correia dentada para um veículo deve durar sem danos cerca de 80.000 km, se for assumida uma média de velocidade de 60 km/h, e média de rotação de 3.000 RPM, essa correia deve ter durabilidade assegurada.

De maneira geral são 40 milhões de ciclos completos, operando a maior parte do tempo nas condições térmicas de um cofre de motor, ou cerca de 90ºC.

Sendo assim não devem apresentar, nem distensão de perímetro, nem deformação do denteado, perda de resistência longitudinal ou fissuras. Nada deve se manifestar antes desse prazo.

Aplicações das correias sincronizadas:

1. Correia sincronizada em equipamentos de precisão para aparelhagem científica.

São equipamentos altamente automatizados: da recepção da amostra à operação de higienização, tudo é micro controlado e intertravado.

A movimentação dos sensores, as verificações periódicas e o cumprimento de protocolos, sequências e requisitos, tudo depende de servomecanismos cuidadosamente sincronizados, repetitivos, duráveis.

Correias sincronizadoras cuidadosamente esticadas transferem movimentos pré-calculados, acionando bombas peristálticas e sensores predeterminados.

Dessa forma, possibilitando gerar relatórios impressos para registro e documentação de procedimentos, garantindo conclusões de alta confiabilidade.

Processos químicos complexos podem depender do que é interpretado nesse tipo de exame. Eventualmente, tratamentos de saúde e prescrições podem depender do bom funcionamento do equipamento, do cumprimento de operações integral e suficientemente.

2. Soluções para transporte através de correias sincronizadas.

Dispositivos de automação são respostas a aplicações cujas demandas atingiram proporções muito acima da capacidade de processamento manual. O trânsito de encomendas é um destes setores.

Num mundo informatizado e de população constantemente em crescimento, reduz-se o trânsito de informação impressa, acentuando-se o trânsito de remessas (amostras, mercadorias, brindes, catálogos, passes, senhas e credenciais).

Sistemas eletrônicos leem e identificam o destino das remessas, decidindo o(s) meio(s) de transporte que completará(ão) o trajeto, se envolve transporte local ou internacional, e a combinação modal que possibilite esse resultado.

Muito antes que o objeto deixe as instalações, um sistema mecanizado redireciona a mercadoria ao local onde se reunirá aos homólogos, preenchendo os volumes logísticos.

Equipamentos para esse tipo de classificação (como correias transportadoras para logística) incorporam servomecanismos de precisão, que abrem e fecham acessos à medida que a mercadoria se desloca.

Isso tudo é possível com o uso de correias sincronizadoras!

3. Sistemas de Climatização.

Instalações desenvolvidas visando conforto ambiental também demandam servomecanismos. Defletores dosam misturas de ar gelado, enquanto aquecedores secam o ar antes que este siga para a câmara. Onde finalmente alcançará a temperatura solicitada no console do sistema.

Exatidão na dosagem é a chave do desempenho. Confiabilidade dos servomecanismos é a chave para a repetitividade e estabilidade do processo.

As correias sincronizadoras permitem esse desempenho, repetitividade, confiabilidade e estabilidade na operação.

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