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Graxa azul para rolamentos: você sabe para que ela serve?

graxa azul para rolamentos

A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A depender de sua composição, possui propriedades específicas para uso em aplicações extremas.

Sabia que não há uma norma que padroniza a cor da graxa?

Os fabricantes de lubrificantes industriais tingem suas graxas com cores diferentes para ser mais fácil identificá-las. Ou seja, uma graxa azul para rolamentos pode conter substâncias e servir para finalidades diferentes, a depender de seu fabricante.

Por isso, vamos falar hoje da graxa azul para rolamentos mais procurada na internet!

O que é graxa azul?

É uma graxa à base de óleo mineral de qualidade superior que usa um moderno espessante de poliureia (diureia).

Por essa razão, seu uso se dá em aplicações de rolamentos para altas temperaturas. Mas, a temperatura do rolamento deve atingir no máximo 150 °C durante o trabalho.

graxa-azul-para-rolamentos

Para que serve a graxa azul?

Embora a graxa azul seja tipicamente para uso em condições e altas temperaturas, ela possui funções de lubrificação importantes, como:

  1. reduzir atrito;
  2. diminuir o desgaste;
  3. auxiliar no controle da temperatura;
  4. vedar o rolamento;
  5. proteger contra a corrosão decorrente dos processos de oxidação;
  6. evitar a entrada de impurezas;
  7. agente facilitador de transmissão de força e movimento.

Por que usar uma graxa para altas temperaturas?

graxa azul para altas temperaturas

A graxa envelhece rapidamente em altas temperaturas. Isso resulta em maior frequência de relubrificação. Além de ser demorado e caro, o operador pode esquecer ou até mesmo negligenciar ao deixar para fazer depois.

Como resultado, muitos técnicos optam por aumentar o volume de graxa no rolamento. No entanto, o excesso de graxa também cria o potencial de sobrecarregar o rolamento. Sobretudo, aumentar o risco de contaminar o processo e até pegar fogo.

Além disso, a graxa velha pode carbonizar em altas temperaturas e bloquear os rolamentos.

Sendo assim, é indicado usar a graxa azul porque ela foi desenvolvida especificamente para atender as condições de trabalho em temperaturas até 150 °C.

Qual é a graxa azul para rolamentos SKF?

graxa-skf-LGHP-2-para-altas-temperaturasA graxa azul para alta temperatura SKF LGHP 2 é a graxa com o melhor custo benefício do mercado.

É utilizada, por exemplo, em rolamentos de motores elétricos, de ventiladores em altas velocidades e em rolamentos rígidos de esferas que trabalhem em altas velocidades e temperaturas.

Principais características da graxa azul para rolamentos de alta temperatura:

  • Vida útil extremamente longa em altas temperaturas,
  • Ampla faixa de temperaturas,
  • Excelente proteção contra a corrosão,
  • Alta estabilidade térmica e mecânica,
  • Bom desempenho de inicialização em baixas temperaturas,
  • Compatibilidade com graxas espessas de poliureia e lítio comuns,
  • Propriedades de pouco ruído.

Aplicações típicas:

  • Motores elétricos: pequenos, médios e grandes;
  • Ventiladores industriais, incluindo ventiladores de alta velocidade;
  • Bombas de água;
  • Rolamentos industriais em máquinas têxteis, de processamento de papel e secadoras;
  • Aplicações com rolamentos de esferas (e rolos) de média e alta velocidade operando às temperaturas médias e altas;
  • Rolamentos de liberação de embreagem;
  • Aplicações do eixo vertical;
  • Vagões e rolos de estufas;

O que a cor da graxa pode indicar?

A cor da graxa pode indicar se ela está se deteriorando ou se ela se misturou acidentalmente com outras substâncias, pois ambos alteram sua tonalidade ou coloração.

As cores naturais das graxas são: branca, âmbar, marrom ou preta, a depender das substâncias utilizadas.

Graxas contendo bissulfeto de molibdênio, grafite ou óleo básico asfáltico, por exemplo, ficam pretas depois de prontas.

Portanto, a cor da graxa não deve ser o critério de escolha de lubrificantes de alta performance.

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