ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Engraxadeira Manual: Pra que serve? Como funciona? Quais os modelos?

engraxadeira manual - pistola de graxa SKF

A lubrificação de máquinas e equipamentos nem sempre permite fácil acesso aos componentes. Essa dificuldade em aplicar a graxa, obriga que os mecânicos de manutenção desmontem várias partes da máquina até conseguir chegar no componente que será lubrificado. É justamente para facilitar essa etapa que a engraxadeira manual entra em cena.

Fácil de usar e com formato anatômico essa ferramenta de lubrificação manual visa facilitar muito o dia a dia dos processos de aplicação de graxa in loco.

Assim, permite que os componentes de uma máquina sejam lubrificados e operem em condições ideias para garantir o seu desempenho e vida útil.

Confira nesse artigo tudo sobre engraxadeira manual!

Para que serve uma engraxadeira?

A engraxadeira serve para garantir que a graxa (elemento lubrificante) seja aplicada nos pontos da máquina de difícil acesso, por exemplo, em sistemas rotativos: correntes, mancais, engrenagens, entre outros. Além de fábricas, é comum ver o uso de engraxadeira em oficinas automotivas, principalmente para engraxar rolamentos de rodas.

para que serve a engraxadeira

Como funciona uma engraxadeira manual?

De maneira simples, a engraxadeira funciona com um gatilho que aplica pressão no cartucho de graxa por meio de um êmbolo que expulsa a graxa pelo bico dosador. Ao soltar o gatilho, o êmbolo retorna à posição inicial para uma nova aplicação.

Como funciona uma engraxadeira manual

Por esse motivo é muito comum que a engraxadeira também seja conhecida com pistola de graxa.

Qual a vantagem de usar uma engraxadeira? Vale mesmo apena?

As ferramentas projetadas para lubrificação manual facilitam o trabalho dos operadores e evitam a contaminação durante o processo de transferência da graxa.

vantagem de usar uma engraxadeira

Além disso, outros problemas comuns como aplicar muito ou pouco lubrificante e usar o lubrificante errado para um ponto de lubrificação também podem ser facilmente evitados.

Dependendo do tipo de engraxadeira que se vai usar é possível atingir todos esses benefícios. Confira abaixo os principais modelos de pistola de Graxa SKF.

Engraxadeira Manual do tipo gatilho

Esse é o modelo de ferramenta SKF que permite o acionamento com uma mão só. É adequada tanto para preenchimento com graxa através de bombas de abastecimento de graxa, como para cartuchos de graxa.

pistola-de-graxa-de-acionamento-com-uma-so-mao-engraxadeira-gatilho

É de fácil utilização, pois possui um projeto ergonômico e mangueira flexível, com possibilidade de montagem da mangueira na posição vertical e horizontal.

Principais vantagens da engraxadeira tipo gatilho:

  • Facilidade de uso: O acionamento da pistola é feito com apenas uma mão;
  • Recarregável: o bocal de preenchimento com graxa e a válvula de escape do ar permitem abastecer com o obturador ou a bomba de graxa;
  • Uso pesado: pressão operacional de até 30 Mpa;
  • Mangueira flexível do tipo hidráulico: pode montada na pistola na posição horizontal ou vertical.

Engraxadeira Manual alavanca

Este tipo de engraxadeira precisa que o operador utilize as duas mãos. A depender do local e das condições de aplicação, às vezes, é necessário que as duas mãos fiquem na ferramenta. Sendo assim, a engraxadeira com alavanca é ideal para esse processo.

pistolas-de-graxa-engraxadeira do tipo alavanca

Essa pistola de graxa SKF é fornecida com um tubo de extensão de 175 mm e com bocal de aperto hidráulico. Mas, também está disponível como acessório, uma mangueira flexível de pressão com 500 mm de comprimento.

Principais vantagens desta engraxadeira manual com alavanca:

  • Para uso com cartuchos e graxa solta;
  • Estrutura estriada para uma aderência firme e segura;
  • De fácil colocação do cartucho;
  • Projeto especial do êmbolo para esvaziamento uniforme de cartuchos;
  • Pressão máxima de 40 MPa (5,800 psi).

Engraxadeira Manual do tipo Pistola de graxa acionada por bateria

Esse sem dúvida é um dos tipos de engraxadeira que melhor garante a eficiência no trabalho de lubrificação.

pistola-de-graxa-acionada-por-bateria

Popularmente conhecida como pistola de graxa acionada por bateria SKF TLGB 20 ela inclui um medidor de volume de graxa integrado que ajuda a evitar a falta ou o excesso de lubrificação. Essa ferramenta exclusiva apresenta um projeto durável e ergonômico com um suporte de três pontos para conforto e conveniência do operador e uma bateria de íons de lítio para uma vida útil mais longa.

Em seu display é possível conferir o nível de carga da bateria, a quantidade de graxa aplicada, a velocidade da bomba/motor e pontos de lubrificação bloqueados.

Além disso, essa engraxadeira oferece duas taxas de fluxo – alta e baixa – e pode aplicar até 15 cartuchos de graxa por carga de bateria.

Também consegue trabalhar com pressões de até 700 bar (10 000 psi) e tem uma luz interna para iluminar a área de trabalho.

Veja mais em nosso vídeo:

Onde comprar engraxadeiras manuais?

Aqui na ABECOM você encontra as melhores ferramentas para lubrificação industrial. Temos um amplo portfólio de produtos que incluem engraxadeiras, bomas de graxa, lubrificadores automáticos e muito mais.

Acesse nossa loja e compre suas ferramentas do maior distribuidor SKF do Brasil.

comprar ferramentas para lubrificação manual

Bom esperamos ter lhe ajudado a conhecer melhor como funcionam as engraxadeiras manuais e quais são os principais modelos SKF.

Para conferir mais informações sobre todos estes modelos, consulte nosso catálogo de ferramentas para lubrificação SKF ou acesse nossa página de ferramentas para lubrificação manual.

Se necessário fale com um de nossos especialistas para esclarecer qualquer dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags