ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Rolamento linear SKF: O que é? Serve para quê?

rolamentos lineares skf

O rolamento linear é um rolamento utilizado para reduzir o atrito de objetos que realizam movimentos de translação. Este deslocamento ocorre sobre eixos lineares. Pode ser fixo por mancais ou suporte para eixo. Em função do tamanho do curso de deslocamento.

Estes rolamentos SKF também usam elementos rolantes para reduzir o atrito. Assim como nos rolamentos radiais e axiais.

tipos de rolamentos linear

Os tipos mais comuns de rolamentos lineares são o de esfera e o de deslizamento.

Eles têm estrutura simples e são bastante versáteis. Utilizados em diferentes aplicações.

As principais são na área de robótica, automação industrial e máquinas de controle numérico (CNC). Neste caso, são utilizados sobre guias lineares e mesas coordenadas.

Veja a seguir com mais detalhes, quais são as características e as diferenças entre o rolamento linear de esferas e o rolamento linear deslizante.

Rolamento linear de esferas

estrutura do rolamento linear ou bucha de esferasEste rolamento industrial também é conhecido como bucha de esferas. Sua estrutura típica é composta de um anel externo em forma de tubo e uma gaiola feita em metal estampado.

O rolamento linear de esferas deve ser utilizado sobre guias lineares de ligas metálicas endurecidas. Para evitar que elas desgastem com a ação das esferas.

Este rolamento tem a vantagem de ser mais rígido que os rolamentos deslizantes.

selo de vedação em rolamentos linearesEm compensação, requer lubrificação e é mais sensível à contaminação por materiais particulados.

Como resultado, normalmente vem com selos de vedação ou com placas de proteção.

 

Rolamento linear deslizante

SKF rolamento linear deslizanteEste modelo tem o desenho externo parecido com o do rolamento linear de esferas, com exceção dos elementos rolantes.

Contudo, no rolamento linear deslizante, o desgaste ocorre na parte interna do próprio rolamento.

Algumas de suas características são:

  • Além do uso sobre guias de aço endurecido ou inoxidável, os modelos fabricados em materiais poliméricos também são compatíveis com guias de ligas mais moles. Como, por exemplo: aço ou o alumínio;
  • Apresentam menos problemas na presença de contaminantes. De modo geral, não precisam de vedação;
  • Os modelos feitos em polímeros, são auto lubrificantes e dispensam o uso de graxa;
  • Os rolamentos lineares deslizantes podem operar numa faixa de temperatura mais ampla que os rolamentos lineares de esferas.

Comparativo entre rolamentos lineares de esfera e rolamentos lineares deslizantes

VANTAGENS NO USO DE ROLAMENTOS LINEARES
DE ESFERAS DESLIZANTES
Maior precisão Menor peso
Menor resistência por fricção Auto lubrificante
Maior rigidez Menor custo

O tamanho mais comum é o rolamento linear 20mm. Porém, também são muito utilizados os diâmetros de 8mm, 12mm, 16mm, 25mm e 30mm.

A SKF fabrica tanto modelos de esferas como deslizantes.

Veja a seguir quais são as séries de rolamento linear SKF e suas características.

LBBR – rolamento linear de esferas SKF

Rolamento linear de esferas SKF LBBR
Rolamento linear de esferas SKF LBBR

O rolamento linear de esferas consiste em uma gaiola plástica e uma pista de aço endurecido. Por onde as esferas correm.

O projeto das pistas impede que toda a área fique sob tensão durante o serviço. Como resultado, aumenta a capacidade de suporte de carga e a vida útil deste rolamento.

A gaiola plástica serve para não deixar as esferas sofrerem desgaste durante a recirculação.

Há opções de rolamentos fechados, abertos e, também, vedação em ambos os lados. Os modelos abertos contam com uma placa de proteção para evitar a contaminação do rolamento por material particulado.

O modelo com vedação conta com um vedante de retenção dupla. Dessa forma, o retentor externo protege o rolamento de contaminantes externos, enquanto o retentor interno mantém o lubrificante no rolamento.

Um dos modelos desta série tem as pistas feitas em aço inox. Usado principalmente em ambientes úmidos e suscetíveis à corrosão.

LBC – rolamento linear de esferas para altas cargas

Rolamento linear de esferas para altas cargas LBC
Rolamento linear de esferas para altas cargas LBC

Esses modelos são projetados para facilitar a aplicação de graxa. Feita diretamente sobre o guia, caso não tenha os raspadores, ou na parte interna do rolamento através de uma abertura.

Os rolamentos lineares de esferas para altas cargas também são compostos por uma gaiola e uma pista. Além disso, vêm com a proteção de vedações ou placas.

As pistas desses modelos são mais longas. Isso aumenta a área de contato entre as esferas e os guias lineares.

A pista é usinada em vez de estampada. Esses dois fatores levam os modelos LBC a suportar cargas maiores que os LBBR.

A série LBCD são modelos de rolamentos autocompensadores. Eles corrigem desalinhamentos provocados por encaixes imprecisos do guia no rolamento e por eventuais empenamentos no guia.

No entanto, este rolamento não consegue compensar o desalinhamento proveniente de dois eixos de guias que não estejam em paralelo.

LPBR – rolamento linear de deslizamento

Rolamento linear de deslizamento LPBR
Rolamento linear de deslizamento LPBR

Estes rolamentos têm as mesmas dimensões dos rolamentos lineares de esferas. São fabricados em polietileno para permitir o deslizamento sem sofrer o efeito stick-slip.

Esse efeito ocorre quando a carga para começar a mover a peça sobre a guia é bem maior do que a necessária para mantê-la em movimento.

Isso faz com que a peça apareça travada (stick) quando sai do repouso e escorregue fora de controle (slip) quando entra em movimento.

Esses modelos são autolubrificantes sob condições normais, mas recomenda-se uma leve camada de lubrificante para melhorar ainda mais seu desempenho.

Os rolamentos lineares deslizantes são indicados para aplicações onde há cargas de impacto ou vibrações. Entretanto, a velocidade de movimentação é limitada.

Nestas condições, esse tipo de rolamento tem a vida útil maior que a dos rolamentos lineares de esferas.

Rolamentos lineares SKF é na Abecom

A SKF é a maior fabricante de rolamentos do mundo. Reconhecida pela qualidade e alta tecnologia empregada em seus produtos.

Aqui no Brasil a maior distribuidora SKF é a Abecom. Somos especializados em soluções para indústria. Nossa parceria com a SKF permite que a Abecom ofereça suporte técnico especializado para você.

Não fique com dúvidas na hora de adquirir seu rolamento linear e entre em contato conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags