ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Rolamento bipartido SKF Cooper: mais praticidade para a sua montagem.

rolamento bipartido skf cooper

O rolamento bipartido é a solução ideal para reduzir o tempo de parada para manutenção industrial. Este rolamento é especialmente útil em locais de difícil acesso em máquinas. Por ser bipartido, ele pode ser substituído sem precisar desmontar outra peça ou eixo.

Contudo, o mancal utilizado com ele também deve ser bipartido para proporcionar esta facilidade.

Além disso, este tipo de rolamento tem outras vantagens. Que saber quais?

Veja a seguir mais detalhes de como este rolamento funciona, suas vantagens e os principais modelos.

Qual a vantagem do rolamento bipartido?

A maior vantagem que um rolamento bipartido proporciona é a significativa redução de custos devido à facilidade no processo de troca. Economia de cerca de 80% no custo de parada da máquina.

Os gráficos mostram o quanto pode-se economizar em manutenção com o uso de rolamentos bipartidos.

Esses estudos foram feitos por duas grandes fabricantes de rolamentos, a SFK e Timken.

redução de custo na manutenção com rolamentos bipartidos

Ambos mostram que apesar do custo do rolamento bipartido ser um pouco maior que rolamentos convencionais, o custo de manutenção total cai drasticamente.

A outra vantagem diretamente ligada à facilidade de troca do rolamento bipartido está na redução do tempo de parada das máquinas.

As etapas das manutenções preventivas ficam mais curtas e baratas com estes rolamentos.

Além disso, a lubrificação industrial, por exemplo, é bem mais rápida em rolamentos e mancais bipartidos. Tudo isso, devido à facilidade de acesso e desmontagem das peças.

Aplicações de rolamentos bipartidos

Os rolamentos bipartidos estão presentes em diversas indústrias como siderúrgicas, mineração, cimento, naval, celulose, etc.

Veja algumas aplicações em mais detalhes:

  • Ventiladores e sopradores: 40% dos rolamentos SKF bipartidos são usados nestas máquinas, cuja aplicação é a mais comum;
  • Transportadores: usados em transportadores de correias ou elevadores de caneca;
  • Embarcações: montados no anteparo de eixos propulsores;
  • Lingotamento contínuo: aqui os rolamentos acomodam as variações dimensionais dos eixos que trabalham em altas temperaturas;
  • Mineração: usados em equipamentos pesados como correias transportadoras, moinhos, guinchos e eixos de fornos rotativos.

Características do rolamento bipartido

Características do rolamento bipartido

A principal característica construtiva do rolamento bipartido é ser dividido ao meio. Seu anel interno, anel externo e a gaiola são completamente separáveis.

Dessa forma permite que o rolamento seja trocado sem percorrer todo o comprimento do eixo.

Montagem de rolamentos com mancais bipartidos

As unidades de rolamento bipartido devem ser utilizadas com um mancal bipartido, pois ele permite acesso ao rolamento na direção radial do eixo.

Montagem de rolamentos com mancais bipartidos

A Timken tem um projeto de mancal bipartido em ângulo que facilita ainda mais a troca do rolamento, por proporcionar mais espaço de um dos lados do mancal.

Timken mancal bipartido

Outras características dos rolamentos bipartidos

Os rolamentos bipartidos são intercambiáveis com seus rolamentos equivalentes de peça única. Ou seja, um rolamento bipartido de rolos cilíndricos é produzido nas mesmas dimensões que um rolamento de rolos cilíndricos inteiriço.

Inclusive, os lubrificantes usados nos rolamentos bipartidos são os mesmos usados em seus equivalentes de peça única.

O rolamento bipartido também é usado em condições especiais de temperatura e de carga, a partir da seleção do tipo de rolamento certo.

Veja a seguir os modelos das maiores fabricantes de rolamentos bipartidos: SKF e Timken.

Tipos de rolamentos bipartidos SKF

Também conhecido como rolamento SKF Cooper, é a linha original criada pelo inventor do rolamento bipartido, Thomas Cooper.

A SKF é a maior referência em rolamentos bipartidos, produzindo e inovando sobre os modelos Cooper desde 1907.

Os modelos do rolamento bipartido SKF são:

Rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos

Eles possuem duas carreiras de rolos, como os rolamentos autocompensadores comuns. Seus rolos giram por uma pista esférica no anel externo e duas pistas no anel interno.

Este desenho permite que os rolamentos acomodem pequenos desalinhamentos dos eixos.

Rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos

Os rolamentos autocompensadores de rolos bipartidos SKF Cooper suportam altas cargas radiais puras ou combinadas com cargas axiais. São indicados para o trabalho pesado em máquinas de grande porte.

Rolamentos de rolos cilíndricos bipartidos

Eles apresentam uma carreira de rolos cilíndricos e têm capacidade de suportar altas cargas radiais, assim como os rolamentos de rolos cilíndricos convencionais.

Rolamentos de rolos cilíndricos bipartidosOs rolamentos de rolos cilíndricos bipartidos SKF Cooper podem vir com flanges no anel externo que devem ser usados quando os rolamentos são fixos. Eles também contam com um cartucho adaptador que serve para encaixá-los em tipos diferentes de mancal.

Os modelos da SKF para este tipo de rolamento variam de séries para aplicações sob cargas mais leves, mas em alta velocidade (série 100), até aplicações de carga extremamente pesadas (série 03/03E).

Rolamentos de rolos cônicos bipartidos

Eles possuem duas carreiras de rolos cônicos, posicionados em ângulos opostos. Suas pistas também são cônicas. Tudo isso permite que eles suportem cargas radiais combinadas com cargas axiais nas duas direções do eixo.

Rolamentos de rolos cônicos bipartidos

 

Os rolamentos de rolos cônicos bipartidos SKF Cooper foram projetados para ocupar posições fixas no eixo. Eles também vêm com um cartucho que se adapta a diferentes tipos de mancal.

Abecom: Distribuidor de rolamento bipartido SKF Cooper

A Abecom é conhecida por ser o maior distribuidor SKF do Brasil, mas também trabalha com outras grandes fabricantes de rolamentos bipartidos, como a Timken.

Nossa empresa vai além da venda de rolamentos e é uma multiespecialista em soluções industriais. A Abecom tem produtos, ferramentas e serviços para melhorar a manutenção e a produtividade de sua empresa.

Nosso time de especialistas está preparado para lhe atender e oferecer as melhores soluções para sua empresa. Por isso, não perca tempo e entre agora mesmo em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags