ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

O que é mancal bipartido e quais as suas vantagens?

mancal bipartido SKF

O mancal bipartido é um tipo de mancal dividido em duas partes separáveis, a base e a tampa. Eles são bipartidos horizontalmente, na mesma direção em que são fixos nas máquinas.

O mancal bipartido facilita a manutenção de seu rolamento, pois são fáceis de desmontar. Veja a seguir as principais vantagens em adquirir este tipo de mancal e alguns dos modelos disponíveis.

O que é mancal bipartido?

O mancal bipartido é um suporte para os rolamentos que tem uma estrutura repartida ao meio. Sua principal característica é a facilidade para a montagem do rolamento. Além disso, também pode acomodar as folgas causadas pelo desgaste.

Mancal bipartido com rolamento

Os mancais bipartidos estão sujeitos principalmente a cargas radiais. Por esse motivo, os rolamentos autocompensadores (de rolos e de esferas) são os mais usados nesse tipo de mancal. Tanto os de furos cilíndricos quanto os de furos cônicos.

Qual a vantagem do mancal bipartido?

A grande vantagem do mancal bipartido é  que ele proporciona redução dos custos de manutenção.

Seu uso também reduz o tempo necessário para manutenção do equipamento ou trocar os rolamentos. Ou seja, libera o pessoal e recursos, e permite maior foco em outras tarefas importantes.

Montagem de mancal bipartido e rolamento

A montagem do mancal é simples. Embora existam algumas diferenças construtivas que variam com o fabricante e o modelo, de modo geral as etapas são:

  1. Remoção da tampa do mancal;
  2. Fixação da base do mancal na máquina;
  3. Colocação do rolamento no eixo com elementos acessórios como buchas ou arruelas de fixação, se for o caso;
  4. Fixação da tampa do mancal na base da caixa do mancal bipartido.

Montagem de mancal bipartido e rolamento

A instalação pode ser ainda mais fácil se utilizar um rolamento bipartido. Nesse caso, o rolamento pode ser instalado sem passar pelas extremidades do eixo. Ideal para situações em que o mancal fica em locais de difícil acesso na máquina.

Mancais bipartidos SKF

Os mancais SKF são modulares. Ou seja, dá liberdade para a escolha dos componentes em sua montagem. Eles podem receber rolamentos autocompensadores de esferas, autocompensadores de rolos, e rolamentos de rolos toroidais CARB.

Os mancais bipartidos SKF podem montar diretamente em eixos ou através de buchas adaptadoras.

Há diversas opções de vedação disponíveis para eles, que são:

  • De lábio;
  • Radial de eixo;
  • De anel V;
  • Feltro;
  • Labirinto;
  • Taconita;
  • Múltipla.

Os sistemas de lubrificação podem receber graxa ou óleo. Nos mancais lubrificados a óleo, há disponibilidade para uso dos sistemas de lubrificação automática e circulante.

Mancais bipartidos SKF SNL, SE e SNSL

Mancal bipartido SKF SNL SE e SNSL

Essa caixa de mancal tem um desenho simples, composta por tampa e base, onde se encontram dois furos para sua fixação.

A série SNL é mais popular entre as caixas de mancais bipartidos da SKF. Possui duas variações: as caixas de mancal bipartido SE e SNLN.

mancal SNL

As caixas de mancal SE são intercambiáveis com as caixas SNL até o número 515-612. Elas têm um design similar, entretanto, possuem resistência mecânica maior que as caixas SNL.

As caixas de mancal SNLN são variações das caixas SNL produzidas para rolamentos das séries 30 e 40.

Mancal bipartido SKF SED 30, 31 32 e 39

Mancal bipartido SKF SED 30 31 32 e 39

Essas caixas de mancal são bastante robustas, ideais para eixos de diâmetros grandes. Elas são compostas por duas tampas bipartidas e uma base, onde há oito furos para a fixação por parafusos.

Mancal bipartido SKF SONL

Mancal bipartido SKF SONL

As caixas de mancal SONL são ideais para aplicações em que os rolamentos são submetidos a altas temperaturas e velocidades.

Possuem um coletor de óleo em sua base para o resfriamento do rolamento. Quando a temperatura operacional exigir, este mancal pode utilizar tubos de resfriamento auxiliares.

Mancais bipartidos SKF SAF/SAW e SDAF

Essas caixas de mancal apresentam dimensões em polegadas. A tampa e base são fixas com dois ou quatro parafusos.

Mancal SKF SAF-SAW e SDAF

 

Os mancais bipartidos SDAF são mais robustos. Para aplicações em que os rolamentos estão sujeitos às altas cargas e cargas de choque.

Mancal bipartido SKF Cooper

Mancal bipartido SKF Cooper

Esse mancal é parte da unidade bipartida SKF Cooper, e é usado com os rolamentos bipartidos Cooper. Esse conjunto bipartido é usado em locais de difícil acesso, pois com ele não há necessidade de desmontagem do eixo.

banner-ebook-ferramentas-vol-1

Mancal bipartido Timken

Estes mancais são de ferro fundido comum ou ferro fundido nodular, com base parafusada e tampa superior. O desenho bipartido desta forma facilita e agiliza a troca dos rolamentos.

A vedação comum a todos os modelos é do tipo labirinto, mas cada modelo conta com algumas vedações exclusivas.

Mancais bipartidos Timken SAF/SDAF

Mancais bipartidos Timken SAF-SDAF

Este mancal é ideal para aplicações na indústria pesada, com altas cargas. O tipo de rolamento usado com ele é o autocompensador de rolos.

A diferença entre os modelos é que o mancal SDAF é usado em aplicações de cargas extremamente pesadas. Ambos modelos possuem vedação disponível em taconita,

Mancal bipartido Timken SNT

Mancal bipartido Timken SNT

O design é similar aos da linha SAF/SDAF, mas conta com outras opções de vedação, como o retentor de lábio duplo.

As séries 3000 e 3100 são projetadas para eixos maiores, e este modelo pode ser usado em eixos de 20 a 300 mm.

Mancais bipartidos Timken CRB, SNQ / SAFQ

Mancais bipartidos Timken CRB, SNQ e SAFQ

Os modelos CRB são fáceis de instalar e permitem manutenção rápida. Eles são projetados para trabalhar com rolamentos de rolos cilíndricos.

Os modelos SNQ, SAFQ reduzem drasticamente o tempo de manutenção. Sua base desliza sob o eixo, assim elimina a necessidade de levantá-lo para fazer a manutenção.

Mancal bipartido FRM

Os mancais bipartidos FRM também são fixos por parafusos numa base na posição horizontal. Eles possuem tampas laterais inteiriças e estão disponíveis em 2 modelos.

Mancal bipartido FRM SBP/SBM

Mancal bipartido FRM SBP - SBM

Estes são os modelos mais simples de mancais bipartidos da FRM, e aliam a facilidade de montagem com a rigidez de sua estrutura.

Mancal bipartido FRM SONL/SOFN

Mancais bipartidos FRM SONL - SOFN

Esses mancais FRM são projetados para trabalhar em condições adversas, sob altas cargas, temperaturas e velocidades. Eles suportam carga na direção perpendicular à base.

Os modelos dessas duas linhas são intercambiáveis, com a diferença que o da linha SONL não vem com as tampas laterais inteiriças.

Mancal bipartido para manutenção industrial é na Abecom

A Abecom é especialista em soluções para manutenção industrial. Somos o maior distribuidor SKF do Brasil, e trabalhamos com outras marcas de excelente qualidade como Timken e FMR.

Dispomos de unidades de rolamento que vão aumentar a produtividade de sua empresa. Temos mancais e rolamentos bipartidos de diversos modelos e condições de operação.

Nosso time de especialistas está pronto para te atender. Entre em contato conosco agora e saiba mais sobre nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags