logo-home-nova-2

Quais as vantagens e desvantagens da manutenção preditiva?

manutenção preditiva vantagens e desvantagens
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma das principais técnicas para melhorar a vida útil dos equipamentos é a manutenção preditiva. No entanto, alguns gestores ainda têm dúvidas sobre os benefícios que ela traz. Pensando nisso, decidimos trazer hoje um artigo sobre manutenção preditiva vantagens e desvantagens.

Vantagens da Manutenção preditiva

As empresas que já utilizam esse tipo de manutenção conseguem obter ganhos significativos além das ações do setor de manutenção.

Veja abaixo as vantagens da manutenção preditiva, deixe nos comentários quais são as mais importantes na sua opinião.

1. Aumento da vida útil dos componentes

A principal técnica da manutenção preditiva é o monitoramento dos componentes importantes de uma máquina. Isso permite ao setor de manutenção poder identificar melhorias que estendem a vida útil dos componentes. 

Às vezes, ações pontuais podem impedir uma quebra prematura ou falha total da peça.

Um exemplo disso é a falta de lubrificação de um mancal, detectada pelo aquecimento repentino do rolamento. Isso provocaria a quebra prematura da peça, problemas nas vedações e parada do equipamento.

Basta o técnico bater um pouco de graxa no mancal para evitar que tudo isso ocorra.

2. Previne paradas não programadas

Qualquer planejamento de produção ficaria comprometido com máquinas parando fora do programado e causando interrupções não planejadas na fábrica

Uma das principais causas de paradas de produção são as falhas nos componentes internos da máquina. Como a manutenção preditiva permite monitoramento constante dos componentes importantes do equipamento, as paradas não programadas deixam de ocorrer.

A manutenção pode manter o PCP informado da previsibilidade da falha e definirem juntos o melhor momento de parar o equipamento para manutenção

3. Reduz custos

Reduzir custos certamente é uma vantagem significativa para qualquer indústria. 

Separamos 9 vantagens da manutenção preditiva e como ela pode reduzir custos globais da empresa.

  1. Menor estoque de peças de reposição;
  2. Menos intervenções nas máquinas;
  3. Diminui horas extras e equipes de plantão;
  4. Melhora o planejamento de compras (OPEX e CAPEX);
  5. Permite comprar componentes com maior vida útil (não pelo preço);
  6. Aumenta o tempo global de eficiência do equipamento.
  7. Elimina as compras de emergência e os fretes especiais;
  8. Diminui as manutenções de parada não planejada;
  9. Reduz a depreciação dos equipamentos; 
vantagens da manutenção preditiva na redução de custos

Para saber mais sobre, veja nosso artigo 10 dicas de como reduzir custos com a manutenção preditiva.

4. Eficiência energética

Problemas de desgaste, superaquecimento, falta de lubrificação ou tubulações com vazamentos, fazem o equipamento consumir muito mais energia do que precisaria. 

Outro fator que a manutenção preditiva traz como vantagem é a possibilidade de identificar estes problemas logo no início. Assim, os técnicos podem agir na causa raiz para garantir que o equipamento consuma a quantidade de energia correta.

Você sabia que existem rolamentos que chegam a economizar até 30% de energia?

Conheça os rolamentos com eficiência energética

5. Segurança do trabalho

Um equipamento confiável na sua operação contribui para que ele seja seguro. Evitar que um componente quebre e cause um acidente grave.

Portanto, é possível afirmar que umas das vantagens da manutenção preditiva é diminuir os riscos de acidentes por quebra de componentes e atender normas de  segurança para o ambiente de trabalho com equipamentos industriais.

6. Atende normas como ISO 9000 e ISO 55000

Empresas que seguem padrões de qualidade em normas como ISO ou IATF, devem cumprir uma série de requisitos. Dentre eles, gestão de ativos, níveis de qualidade dos processos, alcance dos objetivos planejados, garantia da infraestrutura e controle da informação.

Aqui a importância da manutenção preditiva se dá porque todos estes requisitos compreendem de forma intrínseca às atividades da gestão da manutenção de equipamentos industriais.

7. Disponibilidade e eficiência global dos equipamentos

Segundo a consultoria McKinsey & Company, a manutenção preditiva aumenta a disponibilidade de uma linha de produção em até 15%

Isso é possível quando se utiliza as ferramentas para monitoramento da condição das máquinas no planejamento e controle da manutenção

Como isso é feito? Impedindo que a falha ocorra fora da programação de manutenção e fazendo o equipamento ser confiável em sua operação (confiabilidade).

Até aqui você não deve ter mais dúvidas de que só é possível obter vantagens com a manutenção preditiva devido ao monitoramento dos equipamentos. Esse é o caminho para qualquer empresa ser mais eficiente.

Manutenção preditiva desvantagens

As únicas desvantagens da manutenção preditiva que podemos destacar são:

  • Alta dependência de tecnologia para executá-la;
  • Investimento alto na compra de equipamentos e treinamentos;
  • Não é indicada para equipamentos que não são críticos.

Como saber se é hora de escolher a manutenção preditiva?

Você pode estar se perguntando quando esse tipo de manutenção vale a pena. Afinal, demanda um recurso financeiro alto no início que vai se pagar com as economias e melhorias proporcionadas por ela.

Apresentamos 5 fatos que podem ajudar os gestores a decidir quando escolher a manutenção preditiva:

  1. Histórico de falhas 

Se os equipamentos estiverem apresentando falhas frequentes, pode ser hora de considerar a manutenção preditiva. Isso ajudará a detectar problemas antes que eles causem danos significativos aos equipamentos.

  1. Custo de manutenção corretiva

Quando o custo de reparo dos equipamentos após uma falha é alto, indica que é hora de escolher a manutenção preditiva. Pois, ao prever problemas antes que eles ocorram, é possível evitar esses altos custos de reparo.

  1. Tempo de inatividade

Se o tempo de inatividade (downtime) causado por falhas dos equipamentos estiver afetando a produção, a estratégia de manutenção preditiva é a melhor escolha. Ela ajudará a evitar interrupções não planejadas e a manter a produção em funcionamento constante.

  1. Idade dos equipamentos 

Para equipamentos antigos, pode ser mais difícil encontrar peças de reposição ou repará-los após uma falha. A manutenção preditiva pode ajudar a prolongar a vida útil dos equipamentos, reduzindo a necessidade de substituição.

  1. Custos de energia

Quando os equipamentos estiverem consumindo mais energia do que o necessário, a manutenção preditiva será uma excelente forma para identificar e corrigir problemas que podem estar contribuindo para o alto consumo de energia.

Pra finalizar

É fato que a manutenção preditiva apresenta muito mais vantagens do que desvantagens. Até porque o investimento inicial para sua implementação tem alto retorno com as melhorias que ela proporciona.

Talvez o maior desafio para uma empresas aproveitar as vantagens da manutenção preditiva seja a sua cultura empresarial.

“No Brasil ainda temos empresas com a cultura de que o setor de manutenção só existe para consertar e corrigir problemas. Esse é um conceito que deve ser combatido. A manutenção industrial é responsável pelos ativos de maior valor agregado dentro de uma empresa. Além disso, as máquinas e equipamentos, em sua maioria, demandam altos investimentos de aquisição.”

Uma vez que há o entendimento do quanto é importante a manutenção industrial agir para impedir a falha, as empresas poderão aumentar a eficiência dos seus equipamentos e do seu processo produtivo.

Conte com a ABECOM para reduzir o impacto das paradas não programadas no seu processo e conseguir aumentar a eficiência operacional dos seus equipamentos.

Nossos serviços em contratos de preditiva, permite diminuir significativamente os custos na manutenção dos equipamentos e aquisição de novos componentes.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e descubra como aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos seus equipamentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags