Nas aplicações de arranjos de rolamentos é importante ter conhecimento sobre algumas características quanto ao método de fixação. Isso se torna importante para que o conjunto tenha a performance desejada e o desempenho de vida útil esperado.
Em muitos casos, não se obtém o resultado necessário justamente porque a montagem não foi realizada como indicado pelo fabricante. Por vezes o usuário chega a pensar que a qualidade do rolamento não atendeu a operação.
Entretanto, isso nem sempre está relacionado à qualidade do rolamento ou algum componente da montagem, mas sim do método e tipo de fixação.
Com o intuito de ajudar nossos clientes na manutenção ou instalação de arranjos de rolamentos SKF, a Abecom inicia uma série de noções básicas de montagem de rolamentos.
Nossa proposta é de apresentar informações úteis que possam ser aplicadas em diversas situações. Desse modo, é possível atender as necessidades de manutenção em diversos segmentos e diferentes aplicações.
Neste primeiro artigo falaremos sobre: métodos de fixação de rolamentos.
Os conceitos e dicas apresentados em nosso material estão baseados na experiência da nossa equipe técnica e no manual de manutenção SKF.
Fixação radial dos rolamentos
Se a capacidade de carga de um rolamento SKF for completamente utilizada, seus anéis ou arruelas devem ser totalmente suportados em torno de sua circunferência e em toda a largura da pista.
Geralmente, uma fixação radial satisfatória e um suporte adequado são obtidos quando os anéis são montados com um grau adequado de interferência. Anéis dos rolamentos presos inadequada ou incorretamente geralmente provocam danos aos rolamentos e aos componentes associados.
Portanto, em casos onde um ajuste interferente não pode ser usado e deve ser aplicado um ajuste com folga, são necessárias precauções especiais para limitar a fluência do rolamento. Caso contrário, pode resultar em desgaste do assento do rolamento no eixo ou na caixa de mancal.
OBSERVAÇÃO: fluência é o movimento relativo entre um anel do rolamento e seu assento. De modo que ocorre tipicamente quando há um ajuste interferente insuficiente para as condições de carga ou quando um ajuste interferente não pode ser aplicado.
Fixação axial dos rolamentos
Um ajuste interferente sozinho não é inadequado para fixação axial de um anel de rolamento.
Como uma regra, são necessários meios adequados de fixá-lo. Para rolamentos fixos, ambos os anéis do rolamento devem estar fixos nos dois lados.
Em rolamentos livres, a localização axial depende do projeto do rolamento da seguinte maneira:
- Rolamentos não separáveis, o anel com o ajuste mais apertado (normalmente o anel interno) deve ser fixo axialmente; o anel externo deve ficar livre para se mover axialmente em seu assento.
- Rolamentos separáveis, por exemplo, rolamentos de rolos cilíndricos, ambos os anéis devem ser fixos na direção axial.
- Rolamento de rolos toroidais CARB, ambos os anéis também.
Para arranjos de rolamentos ajustados (disposição em X), cada anel de rolamento só precisa ser fixo axialmente em um lado.
Resumindo
Continue acompanhando o nosso blog para ver outras dicas. Tentaremos apresentar um assunto por vez para que o entendimento seja fácil e objetivo. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de especialistas em rolamentos industriais. Nosso time é altamente capacitado e pode lhe ajudar.
Assim, se você procura por um distribuidor de rolamentos, autorizado e certificado, capaz de oferecer um suporte técnico especializado, conte com a Abecom! Somos o maior distribuidor SKF do Brasil!
Quer ter confiabilidade na hora de comprar rolamentos e acessórios para manutenção industrial?
Conte com a Abecom! São mais de 55 anos de experiência no mercado industrial. Possuímos um catálogo com vasta gama de soluções em rolamentos, mancais, correias de transmissão, correias transportados, lubrificantes industriais, acessórios e muito mais.
Tudo que sua empresa precisa para garantir a vida útil do rolamento em seu equipamento! Entre em contato com nossos especialistas.