Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para Indústria e Manufatura: quais as melhores práticas?

sistema-de-gestão-ambiental-nas-indústrias

Compartilhar artigo:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

Os sistemas de gestão ambiental são muito importantes para a indústria e manufatura. Eles têm um impacto direto no meio ambiente e nas comunidades que os cercam.

Estima-se que cerca de 95% de todas as regulamentações ambientais são baseadas na produção industrial, o que significa que elas serão aplicadas em algum grau em qualquer empresa ou indústria.

As melhores práticas para um sistema de gestão ambiental incluem:

  • Certificar-se de que tudo está documentado e todos os dados são precisos;
  • Uma cultura de responsabilidade;
  • Certificar-se de que todos entendam seu papel no processo;
  • Garantir a conformidade com os regulamentos locais, estaduais, federais e internacionais.

Mas para garantir o sucesso com um SGA as empresas precisam saber o que é! Este artigo irá discutir os principais pontos. Vamos conferir?

O que é um Sistema de Gestão Ambiental?

A implementação de um SGA é uma abordagem sistemática para gerenciar o meio ambiente, integrando a conservação de recursos naturais, sustentabilidade e prevenção da poluição. 

Esse tipo de estratégia auxilia as empresas a alcançarem objetivos relacionados à melhoria da qualidade do meio ambiente interno, reduzindo os impactos negativos sobre a saúde humana.

Além disso, ajuda as organizações a reduzirem seus impactos negativos no meio ambiente através da implementação de práticas sustentáveis.

Também, promove a competitividade das indústrias através da diminuição dos custos operacionais, gerando menor consumo de energia e materiais. 

Por fim, o SGA constitui-se em um importante instrumento para cumprimento da legislação ambiental vigente.

O SGA pode ser personalizado para cada negócio, dependendo de seu setor, localização e tamanho.

Como funcionam os sistemas de gestão ambiental?

Os sistemas de gestão ambiental são um conjunto de ferramentas e procedimentos que ajudam a reduzir os impactos ambientais. Eles são usados em várias indústrias, como petróleo e gás, mineração, manufatura e produção de alimentos.

Os SGAs podem ser implementados de diferentes maneiras, dependendo da indústria.

Por exemplo, as empresas de petróleo e gás os utilizam para monitorar as emissões de plataformas de perfuração, refinarias, oleodutos e outros equipamentos usados para extração ou transporte de produtos energéticos.

Já as empresas de mineração os usam para monitorar as emissões das operações de mineração, barragens de rejeitos ou qualidade do ar em suas instalações.

Empresas de manufatura, em geral, os usam para monitorar as emissões de suas instalações de produção ou fluxos de águas residuais que saem de suas fábricas.

As empresas de processamento de alimentos os usam para monitorar as emissões do processamento de matéria-prima em produtos acabados, como molhos ou produtos de panificação.

Por que uma empresa deve implementar um SGA?

Seguir práticas sustentáveis não é apenas importante – é a chave para o sucesso de uma empresa.

As melhores empresas de manufatura não falam apenas sobre sustentabilidade; elas a implementam e praticam as ações planejadas.

As indústrias que adotam um sistema de gestão ambiental têm vantagem competitiva no mercado que atuam.

A implementação de práticas sustentáveis, além de melhorar a produtividade e aumentar as margens de lucro, contribui para a boa imagem da empresa.

06 benefícios de se ter um SGA:

Um sistema de gestão ambiental é usado para monitorar e analisar os impactos ambientais de uma empresa. Ele ajuda a rastrear os efeitos ambientais de produtos, serviços e processos.

Os benefícios de usar um SGA são:

  1. Melhora a compreensão e análise do impacto no meio ambiente, fornecendo dados sobre emissões, consumo de energia, consumo de água, descarte de resíduos etc.
  2. Pode ajudar na redução dos impactos negativos de uma empresa no meio ambiente, fornecendo informações sobre como reduzi-los .
  3. Reduz custos para as empresas, tornando-as mais eficientes com seus recursos e reduzindo a geração de resíduos.
  4. Promove a melhoria contínua dos processos produtivos, sem que eles impactem o meio ambiente. 
  5. Colabora para identificar e a corrigir problemas ambientais antes que estes afetem as operações da empresa e a qualidade dos seus produtos.
  6. Ajuda na conscientização dos funcionários acerca da importância de preservar o meio ambiente.

Gestão ambiental nos processos de manutenção de máquinas e equipamentos.

A gestão ambiental na manutenção de máquinas e equipamentos é um processo importante que deve ser cuidado. A melhor forma de garantir a sustentabilidade é utilizando as melhores práticas e implementando as técnicas mais eficazes.

As melhores práticas incluem:

O Futuro do Desenvolvimento Sustentável na manutenção de máquinas e equipamentos requer conscientização e SGA.

Com a rápida industrialização e urbanização, o ambiente ao nosso redor está se deteriorando a um ritmo sem precedentes. Há uma extrema necessidade de proteger o meio ambiente dos efeitos nocivos das atividades industriais. Isso não apenas ajudará a salvar o meio ambiente, mas também reduzirá o impacto futuro que essas atividades podem ter.

As melhores práticas de gestão ambiental na manutenção de máquinas ainda não foram completamente compreendidas. Operadores e engenheiros precisam trabalhar juntos.

Novas áreas, como Engenharia de Confiabilidade, surgem nas empresas com foco em análises prescritivas para solucionar problemas no funcionamento das máquinas e otimização dos processos.

A manutenção de máquinas e equipamentos é uma das áreas que mais impactam o meio ambiente, pois muitas vezes é necessário usar produtos químicos e outros materiais que podem poluir o ar, a água e o solo.

Os colaboradores também são parte importante nesse sistema. Sobretudo para melhorar as práticas de manutenção e reduzir o desperdício.

Os gestores podem encontrar alternativas simples e que muitas vezes são deixadas de lado. Por exemplo, o óleo usado em motores de máquinas pode ser reciclado para gerar energia para os aviões. 

Não estamos tratando apenas de ações como a reciclagem de plástico e outros materiais usados.

Mas sim, de uma manutenção sustentável que busca reduzir o seu impacto ambiental. 

Como a gestão ambiental, é possível. Cabe às empresas buscarem soluções inovadoras para melhorar as suas práticas de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags