logo-home-nova-1.webp

Como aumentar a eficiência operacional das máquinas e equipamentos em sua empresa?

aumentar eficiência operacional de máquinas e equipamentos

Empresas que querem maximizar a produtividade e reduzir custos, buscam constantemente estratégias e soluções inovadoras para otimizar seus processos. Para alcançar bons resultados, há um fator fundamental para qualquer indústria: aumentar a eficiência operacional das máquinas e equipamentos.

Mas sabemos que alguns problemas impedem que uma empresa  consiga atingir seus objetivos produtivos. 

Você saberia dizer quais os principais?

Problemas que afetam a eficiência operacional nas indústrias:

Existem problemas que reduzem drasticamente a capacidade produtiva de uma empresa. 

A consequência disso são as perdas financeiras, atrasos na produção, insatisfação dos clientes, entre outros impactos negativos para as organizações.

Veja a seguir alguns dos problemas mais comuns que impedem uma empresa de aumentar a eficiência das máquinas:

Baixa confiabilidade dos equipamentos

A confiabilidade dos equipamentos é um desafio significativo para o gestor de qualquer indústria. Falhas frequentes e quebras inesperadas resultam em paradas não programadas, afetam a produção e aumentam os custos de reparo. 

Dentre as causas que comprometem essa variável estão: a falta de manutenção adequada, envelhecimento dos equipamentos e seu uso excessivo.

Paradas fora do planejamento

A parada não programada é um tremendo obstáculo para a eficiência operacional. Quando ocorrem falhas não previstas nos equipamentos, é necessário interromper a produção até que os reparos sejam feitos. Isso resulta em perda de tempo, recursos e custos extras.

Monitoramento de ativos importantes

A falta de um monitoramento adequado dos ativos também compromete a eficiência de uma planta. Isso porque sem um acompanhamento contínuo, é difícil identificar potenciais falhas ou a necessidade de manutenção preventiva. O resultado disso são as quebras inesperadas, produção parada e tempo de inatividade prolongado.

Cultura de compras focada apenas no preço

Você pode estar se perguntando: – O que isso tem a ver com aumentar a eficiência das máquinas?

Esse tipo de estratégia de compras pode resultar naquilo que geralmente é chamado de “o barato sai caro”.

A escolha de componentes de baixa qualidade ou fornecedores pouco confiáveis pode resultar em equipamentos menos confiáveis e maior necessidade de manutenção corretiva. Assim, o custo inicial mais baixo se transforma em custos adicionais no longo prazo.

Métodos de gestão de manutenção ineficientes

As práticas e ações da gestão de manutenção estão diretamente ligadas à eficiência da produção.

Qualquer falha no planejamento e controle de manutenção, falta de indicadores de desempenho e má integração entre as equipes, trazem consequências diretas que impedem de aumentar a eficiência operacional das máquinas.

Como aumentar a eficiência operacional das máquinas em uma empresa?

Nossos especialistas em manutenção trazem duas soluções para eliminar de vez os problemas acima: adotar manutenção preditiva e a gestão de ativos

Veja como ambas contribuem muito, muito mesmo, para aumentar a eficiência das máquinas e equipamentos em sua empresa.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma abordagem estratégica que se baseia na coleta e análise contínua de dados em tempo real dos equipamentos industriais. 

Por meio do monitoramento e diagnóstico avançado, essa prática permite identificar sinais precoces de possíveis falhas ou problemas de desempenho nos equipamentos. 

Com o auxílio de sensores, sistemas de monitoramento e análise de dados, é possível obter informações em tempo real sobre as condições operacionais, como vibração, temperatura, pressão e consumo de energia.

Assim, a manutenção preditiva previne a ocorrência de falhas inesperadas e interrupções não planejadas, proporcionando maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

Gestão de ativos

Já a gestão de ativos, por sua vez, envolve uma abordagem estratégica para a administração e otimização dos ativos da empresa ao longo de sua vida útil. Contribui significativamente para reduzir a depreciação das máquinas.

Essa prática visa maximizar o desempenho e o valor dos ativos, considerando aspectos como custos, riscos, segurança, sustentabilidade e conformidade às normas. 

O objetivo principal é garantir o uso eficiente dos ativos, prolongar sua vida útil e obter o melhor retorno sobre o investimento realizado.

Portanto, essas duas práticas colaboram para aumentar a eficiência operacional das indústrias de diversas formas. 

Veja a seguir como cada um dos problemas mencionados anteriormente são resolvidos pela manutenção preditiva e gestão de ativos.

Monitoramento contínuo dos ativos

Através da utilização de tecnologias de monitoramento e uso de sensores, a manutenção preditiva permite um acompanhamento contínuo do desempenho dos ativos e a detecção de falhas ainda em estágios iniciais.

Aumento da confiabilidade dos equipamentos

A confiabilidade é o resultado de saber como um equipamento vai se comportar por um período determinado. 

O monitoramento constante de máquinas e equipamentos vai permitir conhecer melhor o comportamento de funcionamento dos componentes e permitir definir melhor a confiabilidade de operação daquela máquina. 

Redução das paradas fora do planejamento

Uma vez que a confiabilidade do ativo aumenta significativamente, a manutenção passa a ser feita com base em uma estratégia mais proativa.

Em outras palavras, a empresa dá adeus às manutenções reativas, que ocorrem só quando ocorre a quebra, , favorecendo as paradas planejadas.

Cultura de compras focada na qualidade e custo-benefício

A gestão de ativos promove uma cultura de compras baseada não apenas no preço, mas também na qualidade e no custo-benefício dos componentes. 

Dessa forma, dá ao departamento de compras informações confiáveis para comprar um componente de melhor qualidade e durabilidade. Como resultado disso, a empresa reduz a necessidade de manutenções corretivas frequentes e garante maior confiabilidade dos ativos.

Além disso, é uma excelente estratégia para se aumentar o Saving de Compras e proporcionar redução de custos de forma ampla, não só no contrato de aquisição.

Empresas que fazem a gestão de TCO (total costs ownership) conseguem esses resultados porque analisam todos os impactos da compra na cadeia produtiva.

Melhoria dos métodos de gestão de manutenção

A implementação da manutenção preditiva e da gestão de ativos estimula a adoção de métodos de gestão mais eficientes. 

A utilização de indicadores de desempenho, planejamento estratégico da manutenção, treinamento adequado das equipes e integração de processos contribuem para uma gestão mais eficaz, reduzindo falhas, aumentando a produtividade e a eficiência operacional.

A combinação da manutenção preditiva e da gestão de ativos traz benefícios tangíveis para as indústrias, permitindo melhor aproveitamento dos recursos, redução de custos operacionais e aumento da competitividade no mercado. 

Essas práticas fornecem uma abordagem proativa para a manutenção e gestão dos ativos, impulsionando a eficiência operacional das empresas.

Manutenção preditiva e gestão de ativos: O caminho para a eficiência operacional nas indústrias.

A eficiência operacional é um fator crítico para o sucesso das indústrias, e tanto a manutenção preditiva e a gestão de ativos desempenham um papel fundamental nesse cenário.

A ABECOM, além de distribuir componentes e ferramentas de marcas com qualidade mundialmente reconhecida, oferece serviços que visam dar suporte à manutenção preditiva de sua empresa, como as soluções para monitoramento de condição de máquina e serviços de Preditiva.

Somos o único distribuidor SKF a oferecer aos nossos clientes uma Sala de Gestão de Ativos – CGA/REP Center – que permite à nossa equipe de especialistas gerenciar e monitorar seus equipamentos de maneira remota.

Fale conosco e descubra quais outras soluções podemos aplicar para aumentar a eficiência das máquinas e equipamentos em sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags