logo-home-nova-1.webp

Rolamentos de esferas de contato angular

rolamento_de_esferas_de_contato_angular

Os rolamentos de esferas de contato angular são rolamentos que possuem pistas nos anéis interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento.

Portanto, são rolamentos de esferas projetados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.

Aproveite o máximo de desempenho e performance dos rolamentos SKF

Como funcionam os rolamentos de esferas de contato angular?

O funcionamento destes tipos de rolamentos se dá a medida que aumenta o ângulo de contato. Logo, a capacidade de carga axial dos rolamentos de esferas de contato angular torna-se maior.

O ângulo de contato é definido como o ângulo entre a linha que une os pontos de contato da esfera e as pistas no plano radial, ao longo do qual a carga é transmitida de uma pista para outra, e uma linha perpendicular ao eixo do rolamento.

angulo de contato em rolamentos de esferas de contato angular

Modelos de Rolamentos de Esfera de Contato Angular SKF

Os rolamentos de esferas de contato angular SKF são fabricados em uma grande variedade de modelos e tamanhos. Os modelos usados com maior frequência são:

  • rolamento de uma carreira de esferas de contato angular
  • rolamento de duas carreiras de esferas de contato angular
  • rolamento de esferas de quatro pontos de contato
rolamentos de esfera de contato angular de uma carreia

Rolamentos De Uma Carreira De Esferas De Contato Angular

São rolamentos que acomodam cargas axiais em apenas uma direção. De modo geral, o rolamento de esfera de contato angular de uma carreira é montando contra um segundo rolamento. Os rolamentos não podem ser separados e os anéis do rolamento apresentam um ressalto baixo e um alto.

Rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular

Rolamentos De Duas Carreiras De Esferas De Contato Angular

Os rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular SKF correspondem a dois rolamentos de uma carreira de esferas com arranjo em “O”. Porém, ocupam menos espaço axial. Podem suportar cargas radiais e axiais em ambas as direções. Possibilitam arranjos rígidos e podem suportar momentos de inclinação.

Rolamentos de esferas de quatro pontos de contato

Rolamentos de esferas de contato angular quatro pontos de contato

Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato são rolamentos radiais de uma carreira de esferas de contato angular com pistas projetadas para suportar cargas axiais em ambas as direções. Esses rolamentos ocupam espaço axial consideravelmente menor do que os rolamentos de duas carreiras.

Os rolamentos de esferas de contato angular SKF Explorer

Para atender as exigências de desempenho cada vez maiores em máquinas modernas, a SKF desenvolveu uma classe de desempenho denominada SKF Explorer de rolamentos de esferas.

Nela os rolamentos de esferas de contato angular SKF foram aprimorados substancialmente no desempenho. Para isso, foi otimizada a geometria interna e do acabamento de todas as superfícies de contato.

Além disso, os materiais do rolamento passaram por uma combinação de um aço extremamente limpo e homogêneo com um tratamento térmico exclusivo e aprimoramento da qualidade e da consistência das esferas.

As melhorias trouxeram como benefícios:

  • capacidade de carga dinâmica maior
  • menor sensibilidade a cargas axiais pesadas
  • maior resistência ao desgaste
  • níveis de ruído e vibração reduzidos
  • menos calor de atrito
  • vida útil do rolamento bem mais longa

Maior economia e menor consumo

Os rolamentos de esfera de contato angular SKF Explorer reduzem o impacto ambiental por permitir a redução do tamanho e, com isso, reduzir o consumo de lubrificantes e energia.

Outro fator importante é que os rolamentos SKF Explorer também reduzem a necessidade de manutenção e contribuem para maior produtividade.