ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

Cartucho reutilizável: Simplificando a remoção de sobras de lubrificante dos rolamentos.

Simplificando a remoção de sobras de lubrificante com cartucho reutilizável

Os métodos de remoção de lubrificantes tornaram-se cada vez mais importantes para as equipes de produção e manutenção. Para resolver esse problema, a SKF lançou um cartucho reutilizável para coletar sobras de lubrificante dos rolamentos. É simples e rápido de usar, ao mesmo tempo em que cumpre metas ambientais cada vez mais rigorosas e a necessidade de otimizar os procedimentos de manutenção.

Até hoje, remover sobras de lubrificantes de grandes rolamentos tem sido uma operação desafiadora. Normalmente, o lubrificante usado é retirado do rolamento em um recipiente, tal como um cartucho, garrafa ou saco. Mas, às vezes, os contêineres ficam bloqueados ou enchem muito rapidamente. Embora a troca de contêineres com mais frequência possa ajudar, este é um uso custoso de recursos. Além disso, as empresas querem evitar o descarte de contêineres e lubrificante juntos por questões ambientais.

Cartuchos de lubrificante montados em um rolamento
Cartuchos de lubrificante montados em um rolamento

 

O cartucho de lubrificante é fácil de esvaziar
O cartucho de lubrificante é fácil de esvaziar

 

O cartucho de lubrificante também é fácil de instalar
O cartucho de lubrificante também é fácil de instalar

 

A solução de cartucho

A SKF criou uma solução técnica que supera muitas das desvantagens dos métodos tradicionais de remoção de lubrificante. O cartucho reutilizável de coleta de lubrificante é uma maneira rápida e fácil de remover as sobras de lubrificante de um rolamento. O cartucho é conectado o rosqueando em um adaptador que se encaixa diretamente no rolamento. O adaptador tem dois tamanhos de rosca diferentes – M14 x 1,5 e M16 x 1,5. Atualmente, a SKF possui um cartucho padrão com capacidade de 900 mililitros, embora tamanhos maiores e menores estejam disponíveis para pedidos.

Com esta solução, o cartucho pode ser completamente preenchido. A lubrificante de entrada move um pistão, que pára quando o fluxo de sobra de lubrificante pára e quando o cartucho está cheio. Em seguida, é removido, evitando o excesso de escoamento e vazamento de lubrificante.

A sobra de lubrificante é facilmente retirada do cartucho pressionando o pistão. O lubrificante pode ser reciclado adequadamente, enquanto o cartucho em si pode ser limpo e reutilizado muitas vezes, tornando-o uma solução eficaz, sustentável e econômica. Remover o cartucho e remontá-lo para reutilização são procedimentos simples.

O cartucho reutilizável é adequado para aplicações onde grandes rolamentos são usados, como energia eólica e de maré, motores de navios e moinhos. No entanto, o produto também pode ser usado em aplicações onde grandes rolamentos que não são lubrificados para toda a vida estão em uso.

O cartucho foi lançado oficialmente em julho de 2021, e em apenas um mês, quase 20.000 cartuchos foram instalados em turbinas eólicas e estavam operando com sucesso. Um número tão grande de instalações é a prova da funcionalidade e confiabilidade do produto.

Para todas essas aplicações, o cartucho ajuda a reduzir os tempos de manutenção e a prolongar os intervalos de manutenção. Isso ocorre porque ferramentas simples, como uma chave de fenda, são tudo o que é necessário para esvaziar o dispositivo, e o cartucho pode ser preenchido completamente. O sistema de coleta fornece às empresas um meio de sustentar suas metas ambientais, já que o lubrificante e o cartucho não são descartados juntos.

Com este novo desenvolvimento, a SKF oferece às empresas uma maneira mais limpa e segura de remover as sobras de lubrificantes dos rolamentos e ajuda os clientes a concluir seus procedimentos de manutenção de forma mais rápida e eficiente.

O novo cartucho reutilizável

A SKF lançou um cartucho reutilizável para remoção de lubrificante em grandes rolamentos que é rápido, simples, seguro e econômico. A operação de remoção de lubrificante pode ser realizada com ferramentas básicas, como uma chave de fenda. O cartucho pode ser usado muitas vezes, proporcionando benefícios ambientais e de sustentabilidade para uma ampla gama de aplicações, onde grandes rolamentos que precisam de relubrificação são usados, como energia eólica, de maré e engenharia pesada. O cartucho pode ser adquirido nos distribuidores de sistemas de lubrificação autorizados pela SKF.

Para mais informações, acesse o link SKF.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags