Há quarenta anos os únicos materiais para confecção de mangueiras eram a borracha e o algodão natural. Com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de novas e melhores matérias primas, hoje existe uma grande variedade de compostos de borracha e outras matérias primas, como o PVC, fios de algodão, fios de nylon, para confecção de mangueiras e mangotes.
O que é mangueira? O que é mangote?
Mangueiras e mangotes basicamente são a mesma coisa. Contudo, se convencionou que o mangote é uma mangueira curta.
São amplamente difundidos graças à facilidade e praticidade de aplicação na condução de fluidos. Sendo assim, são flexíveis e adaptáveis a uma infinidade de aplicações e não se restringem somente à condução de líquidos. Desse modo, podem ser utilizados no escoamento de grãos, na dispersão e sucção de partículas sólidas e materiais pesados. Por exemplo, como minérios e britas, fluidos como ar e gases. Além disso, podem conduzir produtos na indústria alimentícia, e nestes casos são fabricados em materiais atóxicos.
Alguns tipos de mangueiras e mangotes
E dentre estas variedades de materiais e aplicações, existem vários tipos de mangueiras e mangotes. Tais como as marteletes, fabricadas em borracha sintética, com tranças de fios têxteis e suportam temperaturas que variam entre -40°C e 90°C; Mangueiras e Mangotes de Sucção, ideais para indústrias alimentícias que desejam conduzir produtos como cervejas, vinhos, leite e refrigerantes, pois podem ser fabricadas em material atóxico, aprovado Food And Drug Adiministration (órgão americano-FDA); Mangueiras e Mangotes Flat, construídas em PVC flexível com fios de poliéster, amplamente usadas em caminhões pipa, irrigação, condução de líquidos pastosos, entre outros; e as de Solda, fabricadas em borracha sintética preta com fios têxteis de alta resistência e, por isso, são resistentes à abrasão e ozônio.
As mangueiras e mangotes podem possuir acessórios como terminais e flanges. Estas configurações são amplamente utilizadas na indústria automotiva, como por exemplo mangotes para condução de fluido hidráulico de pás carregadeiras ou mangotes do sistema hidráulico de direção assistida hidráulica de veículos de passeio.
E diante de tanta informação e opção, existem algumas características importantes que devem ser levadas em conta para a seleção mais adequada para o projeto que será aplicada. Estas características podem ser lembradas através da palavra “STAMPED”, sendo “S” (size = tamanho) o tamanho, diâmetro interno, diâmetro externo e comprimento; “T” temperaturas máxima e mínima de operação; “A” de aplicação, como e onde será utilizada ou se há alguma necessidade especial; “M” material transportado (água, óleo, etc.); “P” pressão de trabalho ou sucção; “E” (ends = terminações) terminações de conexões e a letra “D” (Delivery = entrega) volume e velocidade do fluido a ser conduzido.
Veja mais: Rolamento | Rolamentos | Correias Transportadoras
Deixe um comentário