Monitoramento online de vibração traz benefícios aos navios da Bourbon

rolamentos-autocompensador-rolo.webp

Compartilhar artigo:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma empresa líder no setor de serviços offshore está usando o sistema de monitoramento online de vibração da SKF para rastrear a integridade de seus avançados sistemas de propulsão marítima.

Minimizar o tempo de paradas não programadas é fundamental no setor offshore, onde a indisponibilidade de uma embarcação pode comprometer o cronograma de um grande projeto de parque eólico ou a instalação de uma plataforma de petróleo que custa milhões de dólares. 

Com sede na França, o Grupo Bourbon opera uma frota com aproximadamente 285 embarcações especializadas que atuam em mais de 30 países em todo o mundo. A empresa começou há 75 anos exportando açúcar e rum para a Europa a partir da Ilha de Reunión no Oceano Índico, mas hoje se concentra em serviços offshore, fornecendo logística marítima e serviços técnicos para empresas dos setores de petróleo e gás, bem como energia eólica. No geral, os navios de Bourbon passam mais de 75% de seu tempo em atividade, o que deixa pouco tempo para falhas inesperadas.

É um trabalho complexo e difícil. As embarcações da Bourbon estão envolvidas em uma ampla gama de tarefas, desde reboque, ancoragem e posicionamento de instalações offshore, até a inspeção, manutenção e reparo de estruturas até 4.000 metros abaixo da superfície. Todos os dias, sua frota de navios de alta velocidade para transporte de passageiros e cargas leves transporta cerca de 3.000 pessoas entre suas bases terrestres e locais de trabalho offshore.

embarcacoes especializadas que prestam servicos para os setores offshore de petroleo gas e energia eolica

Soluções digitais offshore

Para manter essas embarcações em condições seguras e produtivas, o grupo conta com as habilidades de suas tripulações e com o apoio de cerca de 40 engenheiros experientes da Bourbon Tech Solutions, sua unidade de negócios dedicada a serviços técnicos com sede na Romênia.

“Nosso negócio apoia todas as embarcações de nossa frota e também prestamos serviços a armadores terceirizados”, explica Raphaël Brière, diretor geral da Bourbon Tech Solutions. “Para a Bourbon, temos três missões: primeiro, ajudamos as equipes de gerenciamento de navios a otimizar a confiabilidade técnica e o ciclo de vida de suas embarcações; segundo, fornecemos soluções digitais inovadoras em toda a frota; e, por fim, fornecemos serviços de atracação para que cada embarcação vá para doca seca a cada cinco anos.”

Um elemento importante dessa missão digital é um programa chamado Bourbon Smart Shipping. Iniciado há cerca de cinco anos, seu objetivo tem sido implantar as mais recentes tecnologias para melhorar a segurança, o desempenho operacional e a manutenção da frota.

“Temos um foco significativo na manutenção baseada nas condições”, explica Brière. “Estamos procurando ferramentas e metodologias que nos permitam antecipar problemas, para que não tenhamos tempo de parada não programada devido a falhas.”

A indústria offshore também é altamente competitiva, o que significa que empresas como a Bourbon precisam ficar de olho nos custos. “Não estamos interessados na tecnologia por si só”, diz Brière. “Adotamos uma abordagem baseada em confiabilidade em tudo o que fazemos. Então, nos concentramos em encontrar soluções para problemas claramente identificados.”

a manutencao baseada nas condicoes ajuda a antecipar problemas

A manutenção baseada nas condições ajuda a Bourbon a antecipar problemas, evitando paradas não programadas devido a falhas.

Usando a análise de vibração para detectar problemas comuns

Um desses problemas foram as falhas nos enormes alternadores e motores que desempenham um papel crítico na propulsão de muitos dos navios da empresa. Para maximizar a eficiência e a capacidade de manobra, a maioria das embarcações de serviços offshore opera seus propulsores com motores elétricos. A potência desses motores vem de uma série de alternadores ligados aos motores da embarcação.

“Uma embarcação pode ter até 16 alternadores, e são equipamentos grandes, com cerca de 2 metros de diâmetro”, diz Brière. “A falha de um único alternador pode comprometer significativamente a operação da embarcação.”

Uma maneira comprovada de identificar problemas comuns, como falhas em rolamentos ou eixos em máquinas elétricas, é por meio da análise de vibração. As equipes técnicas da Bourbon têm muitos anos de experiência com essa abordagem, que é conduzida por padrão quando as embarcações chegam para manutenção ou doca seca. Mas como isso não acontece com muita frequência, há tempo de sobra para que um problema se desenvolva sem ser observado enquanto um navio está longe do porto.

“A análise de vibração é mais eficaz quando você pode acompanhar o status de um ativo ao longo do tempo”, diz Brière. “Com uma medição mais regular, podemos olhar para as tendências, para ver se temos um problema que está se tornando mais sério.”

bourbon tech services ajuda as equipes de gerenciamento de navios

Com sede na Romênia, a Bourbon Tech Services ajuda as equipes de gerenciamento de navios a otimizar a confiabilidade técnica e o ciclo de vida dos navios.

A solução simples mas poderosa da SKF

Quando a equipe de Raphael Brière começou a procurar uma maneira de detectar problemas recorrentes de vibração, recorreu à SKF para obter ajuda.

A solução proposta pelos especialistas em confiabilidade da SKF era simples, mas poderosa. Analisar dados de vibração é um processo altamente qualificado e não é prático colocar um engenheiro especializado em monitoramento de condições em cada embarcação. Mas com as ferramentas certas, a coleta de dados pode ser concluída pelas próprias equipes.

Para tornar esse trabalho o mais simples e livre de erros possível, a SKF propôs o monitoramento online da vibração com a instalação de estojos de medição especiais em locais específicos em cada máquina. Os técnicos da tripulação podem então usar uma sonda portátil para medir vibrações periodicamente, guiados por instruções visuais claras em um computador de mão, que também registra os dados que coletam.

Esses dados são transmitidos automaticamente por meio de uma conexão de internet sem fio para os servidores da SKF. Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, mesmo quando a embarcação está em navegação. A partir da nuvem, os dados são acessíveis à equipe da Bourbon Tech Solutions para análise de seus especialistas em monitoramento de condições.

Cada vez que recebem um novo conjunto de dados de uma embarcação, os analistas preparam um relatório que resume a condição do ativo e inclui uma série de ações de manutenção recomendadas. A cada uma dessas ações é atribuída uma prioridade e um calendário sugerido para que os gestores de navios possam fazer os ajustes adequados aos seus planos de manutenção ou, se necessário, à rota e ao calendário de trabalho de um navio.

Depois de um projeto-piloto bem-sucedido em um navio, a Bourbon já equipou cerca de 50 embarcações em sua frota com tecnologia de monitoramento online de vibração, com mais instalações planejadas. As equipes normalmente coletam dados de alternadores e motores uma vez a cada trimestre, permitindo que os analistas identifiquem mudanças significativas na condição de uma máquina e procurem tendências sutis que acontecem ao longo do tempo.

usando a tecnologia de monitoramento online de condicoes da skf

Usando a tecnologia de monitoramento online de condições da SKF, as equipes coletam dados de vibração de equipamentos críticos.

Ótimos resultados iniciais no monitoramento online de vibração inicial

O projeto já está ajudando a Bourbon e suas equipes a melhorar a maneira como as equipes lidam com problemas mecânicos.

“Em fevereiro de 2022, a análise de vibração identificou um problema com um rolamento no motor de propulsão principal do Bourbon Explorer 519, um de nossos navios de abastecimento offshore”, diz Brière. “Como detectamos o problema antes que ele se tornasse muito grave, pudemos continuar operando a embarcação, enquanto monitoramos cuidadosamente o rolamento, por mais três meses.” Quando o navio voltou ao porto em segurança, as equipes de manutenção substituíram o rolamento defeituoso em uma manutenção programada.

Das ondas à nuvem, os navios da Bourbon estão vendo o benefício da análise remota monitoramento online de vibração da SKF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags