logo-home-nova-2

A Rainha do Skate

a-skatista-profissional-beatrice-domond-uma-integrante-da-equipe-de-skate-de-alto-nivel-da- SKF-esta-inovando-no-mundo-do-skate

A skatista profissional Beatrice Domond, uma integrante da equipe de skate de alto nível da SKF, está inovando no mundo do skate. A mídia a chama de “o futuro do skate”, mas para Domond, andar de skate é sobre fazer o que ela mais ama.

Beatrice Domond provavelmente teria se destacado em qualquer esporte. Nascida no sul da Flórida e com 27 anos de idade, ela sempre foi atlética. Ela praticou vários esportes enquanto crescia, mas o que ficou foi o skate.

“Comecei a andar de skate quando eu tinha 5 anos”, recorda. “Eu via outras crianças fazendo isso na escola e parecia divertido. Também joguei tênis, basquete e futebol. Eu gostava de todos os esportes. Mas quando completei 14 anos, o mundo meio que me disse que eu tinha que escolher um.”

Sempre à procura de um desafio, Domond escolheu o skate. “Eu queria fazer o que fosse o mais difícil”, diz ela com uma risada.

Naquela época, diz Domond, ela não sabia que poderia fazer uma carreira de skate. Ela estava apenas se divertindo aprimorando suas habilidades nas calçadas do bairro e nos parques de skate da vizinhança. “À medida que crescia, comecei a conhecer empresas e pessoas pelo skate”, diz ela. “Eu lia revistas de skate e assistia a muitos vídeos de skate em DVD e no YouTube.”

A SKF lançou uma nova linha de rolamentos de skate de alta qualidade e baixo atrito. Beatrice Domond é uma usuária aplicada.
A SKF lançou uma nova linha de rolamentos de skate de alta qualidade e baixo atrito. Beatrice Domond é uma usuária aplicada.

Vídeo da mudança de vida

beatrice domond skatista de ruaFoi assim que ela conheceu o cineasta e cinegrafista William Strobeck, um nome bem conhecido na comunidade de skate por seus influentes vídeos de skate e sua associação com a marca global de streetwear Supreme.

“Bill Strobeck era uma das pessoas que eu realmente admirava”, diz Domond. “Eu ainda o admiro. Eu o enviei uma das minhas fitas de vídeo e ele foi realmente encorajador. Ele respondeu: ‘Isso é insano… continue andando de skate!’” Domond tinha 17 anos na época, e foi o início de uma grande amizade. Foi também o início da ascensão de Domond à fama. Ela continuou enviando vídeos para ele, o que levou Strobeck a incluí-la em seus aclamados vídeos Supreme Cherry (2014), Blessed (2018) e Candyland (2019). Ele também compartilhou seus vídeos com o skatista profissional Jason Dill, co-fundador de uma empresa relevante de skate, que decidiu patrociná-la.

Em 2017, Domond se mudou para Nova York, que ela chama de o maior parque de skate do mundo, para ganhar a vida como skatista profissional.

Patrocínio SKF

Domond é uma skatista de rua, o que significa que ela usa obstáculos urbanos, como escadas, trilhos e saliências para realizar manobras. Suas habilidades não apenas lhe renderam grande respeito na comunidade do skate, mas também patrocínios de várias marcas líderes, incluindo a SKF. Domond tem utilizado os rolamentos da SKF desde o lançamento da nova série de produtos para skates da empresa em março de 2022, e ela é membro da equipe de skate de alto nível da SKF.

Ela também é a primeira e, até agora, a única mulher a conseguir um lugar na influente equipe de skate da Supreme.

Domond faz parte de uma geração de mulheres que estão quebrando o tabu de um esporte tradicionalmente dominado por homens. Com a ascensão das mídias sociais, mulheres e skatistas não-binários agora são capazes de mostrar suas habilidades e se vender, atraindo seguidores e exigindo a atenção dos organizadores de eventos e potenciais patrocinadores.

“As coisas estão melhorando”, diz Domond. “Quando você dá às pessoas mais recursos, elas vão se sair bem. Uma vez que você tenha o apoio, você verá o resultado disso. Ainda há algum trabalho que precisa ser feito, mas está acontecendo.”

Além da SKF, grandes marcas como a Supreme também estão patrocinando Beatrice Domond.
Além da SKF, grandes marcas como a Supreme também estão patrocinando Beatrice Domond.

Influenciadora digital

Domond também vê a internet como um impulso para o skate, tornando-o mais popular e acessível a todos. “Quando eu surgi, a internet estava começando a crescer”, diz ela. “Eu estava no meio disso tudo. Passei do DVDs e revistas para as redes sociais e me tornei uma influenciadora.”

Hoje, para muitos skatistas profissionais, ser visto no Instagram é mais importante do que competir ou participar de eventos. Domond ganha a vida postando fotos e vídeos de si mesma andando de skate nas mídias sociais, onde ela marca seus patrocinadores e pode ser vista usando seus produtos. “Para mim, eu curto ser uma skatista de vídeo”, diz ela. “Eu acordo e saio para andar de skate. Eu não compito. Isso não é para mim.”

Criar vídeos sempre foi uma parte importante do skate de Domond e algo que ela gosta de fazer. “Se eu não estivesse andando de skate, provavelmente seria uma editora de vídeo”, diz ela. “Eu amo o lado da edição de fazer filmes. Isso é parte do motivo pelo qual eu ando de skate.”

Domond tornou-se conhecida por seu estilo de andar distinto e sem esforço, inspirado nas lendas do esporte de meados da década de 1990. “Sou muito focada quando ando de skate”, diz ela. “Pelo que as outras pessoas dizem, eu tenho estilo, cadência e faço parecer fácil.”

Alexis Sablone e Beatrice Domond são membros da equipe global de skate da SKF.
Alexis Sablone e Beatrice Domond são membros da equipe global de skate da SKF.

Pioneira do skate

Embora andar de skate para Domond nunca tenha sido sobre buscar a fama, inevitavelmente isso abriu portas para ela que, de outra forma, provavelmente teriam permanecido fechadas. Em 2019, ela foi abordada pela empresa de calçados Vans e perguntada se queria desenhar sua própria versão de calçados coloridos para a marca. A colaboração marcou a primeira vez que uma mulher negra teve seu nome em um par de Vans. Atualmente, ela tem dois tênis na Vans, e novas cores estão saindo no próximo ano.

Para o 200º aniversário da designer Louis Vuitton, em 2021, Domond foi uma das 200 “visionárias” selecionadas para projetar um baú armário para uma exposição da Louis Vuitton na França.

“Sou uma pessoa muito criativa”, diz Domond, “e estou feliz por ter essas oportunidades. Eu sou realmente mão na massa. Se você me der uma chance, eu vou aproveitar.”

Mas, no final, andar de skate para Domond tem tudo a ver com fazer o que ela ama. É a sua identidade, a sua maneira de se voltar para dentro, concentrar-se e encontrar a paz. “Quando estou no meu skate, estou focada 100% no momento”, diz ela. “Quando você anda, você está presente. Em um mundo de caos, é meditativo. Quando estou em cima da minha prancha, não existe mais nada.”

Como skatista de rua, Beatrice Domond usa obstáculos urbanos, como escadas, trilhos e saliências para realizar manobras.
Como skatista de rua, Beatrice Domond usa obstáculos urbanos, como escadas, trilhos e saliências para realizar manobras.

Beatriz Domond

Idade: 27 anos
Cidade natal: West Palm Beach, Flórida
Vive: em Nova York
Pessoa que ela admira: “Minha mãe. Ela sempre me apoiou e me inspirou a seguir meus sonhos.”
Lugares que ela gostaria de visitar: Japão, Paris e Roma
Talento ou habilidade especial, além de andar de skate: “Minha capacidade de não reagir a situações, mas processá-las e perceber minha atitude em relação às coisas ajuda com o resultado das situações. Confie em mim, isso é uma habilidade.”

Beatrice Domond nasceu em Miami em 1995 e começou a andar de skate quando tinha 5 anos.
Beatrice Domond nasceu em Miami em 1995 e começou a andar de skate quando tinha 5 anos.

Beatrice Domond anda com SKF

Sem alardes, a SKF fabrica rolamentos de skate desde o início da década de 1980, mas em março de 2022 a empresa lançou uma nova linha de rolamentos de skate de alta qualidade e baixo atrito.

“Percebemos há alguns anos que o skate estava em ascensão e já tínhamos produtos existentes que poderíamos desenvolver ainda mais”, diz Daniel Werme, gerente de vendas da unidade de negócios de skate da SKF.

Além de lançar seus novos rolamentos de skate, a SKF montou uma equipe de skate de nível mundial composta por Beatrice Domond, Oskar “Oski” Rozenberg, Ishod Wair, Louie Lopez, Alexis Sablone e Kader Sylla.

“Tudo começou com o skatista sueco Oski”, diz Werme. “Sendo uma empresa sueca, queríamos apoiá-lo enquanto ele se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Nosso objetivo era montar uma pequena equipe de skatistas com muita reputação de rua. Uma vez que Oski estava a bordo, ele nos ajudou a escolher alguns dos skatistas mais legais e talentosos que existem.”

Para os skatistas, os rolamentos de ponta duráveis e a experiência da SKF fizeram com que a decisão de fazer parte da equipe fosse muito fácil. “Quando se trata da empresa, ela faz rolamentos para trens, aeroplanadores e tudo mais”, diz Domond. “Isso é muito legal. Os rolamentos da SKF são os melhores.”

A SKF patrocina Domond e seus colegas de equipe com o equipamento, enquanto os skatistas – no papel de embaixadores da SKF – marcam a empresa em suas contas do Instagram. “O Instagram é a mídia dominante no mundo do skate”, diz Werme.

Desde o lançamento dos rolamentos padrão de skate da SKF, a empresa também lançou um kit de rolamentos profissionais com assinatura Oski e um conjunto de rolamentos de cerâmica de skate. Os kits profissionais adicionais estarão disponíveis no outono de 2022.

Fique por dentro das últimas notícias do skate seguindo a @skf_skateboarding no Instagram.

rolamentos de skate skf
Beatrice Domond anda com a SKF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos mais lidos

Últimas Notícias

Categorias

Tags