Tipos de Rolamentos, Características e Fabricantes

Semelhante a roda, os rolamentos são literalmente componentes que podem rolar, e servem para reduzir o atrito entre a superfície deles e a superfície que está sendo rolada. São compostos, basicamente, por anéis (anel externo com pista interna e anel interno com pista externa) e elementos rolantes (componentes que preenchem o espaço entre as pistas interna e externa), podendo ter ou não gaiola (usada para fixar a posição dos elementos rolantes).  

Tipos de Rolamentos

De rolos cilíndricos

são constituídos, em sua maioria, de uma carreira de rolos com gaiola. No entanto, podem ser encontrados rolamentos deste tipo de duas carreiras, de várias carreiras, sem gaiola, de uma, duas ou várias carreiras. Podem suportar cargas radiais pesadas, acelerações rápidas e velocidades elevadas

De rolos cônicos

os rolamentos de rolos cônicos têm pistas de anel, interno e externo, cônicas e rolos cônicos. Eles são adequados para suportar cargas cominadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. As linhas de projeção das pistas convergem em um ponto comum no eixo do rolamento.

Rolamentos Autocompensadores

Possuem duas carreiras de esferas ou rolos, com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento. O ponto central da esfera na pista do anel externo fica no eixo do rolamento

No final da Segunda Guerra Mundial, os japoneses desenvolveram tecnologias que fizeram progressos substanciais a respeito deste produto. Assim, para cada tipo de aplicação, solicitação de forças ou tipo de ambiente, existe um tipo de rolamento. Desta forma, dentro da infinidade possível, temos rolamentos de esferas, rolos ou agulhas, rolamentos radiais ou axiais e também autocompensadores e séries especiais, desenvolvidas para uso específico em situações onde nenhum destes, conhecidos como “de prateleira”, são usados. Mais abaixo, você conhecerá  alguns fabricantes parceiros.

Rolamentos Rígidos de esfera

São rolamentos versáteis, de concepção simples, do tipo não separável. São indicados para velocidades elevadas e extremamente elevadas, resistentes em operação e exigem pouca manutenção.

De Esfera de contato angular

Este tipo de rolamento possui pistas nos anéis interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. 

Rolamentos axiais

Os rolamentos axiais podem ser de vários tipos: Axiais de Esferas de Escora Simples, Axiais de Esferas de Escora Dupla e Rolamentos Axiais de Agulhas. 

Fabricantes de Rolamentos 

Os Produtos McGill são peças importantes para qualquer projeto industrial, pois desempenham uma função vital para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos de diversos portes e funções.

Os elementos de máquina ou de transmissão são materiais essenciais para qualquer sistema de rotação. E para que funcionem bem, é preciso que sigam rigorosos padrões de segurança e qualidade, como os fornecidos pela Timken!

E a SKF desenvolveu uma tecnologia que vai muito além de produtos comuns e já são um sucesso no mercado! Hoje, ela possui uma classe chamada Explorer, que possuem além de maior vida útil uma capacidade de carga acima da média.

Além disso, este produto garante o funcionamento estável das máquinas, são cruciais para alto desempenho e em alguns casos servem de apoio, suportando as cargas de eixos rotativos. Ademais, reduzem desgaste por atrito, prolongam a vida útil das máquinas, previnem abrasão e evitam avaria mecânica.