Notícias Abecom

Catracas Morse: o que são? Como funcionam?

O que são catracas?

Catracas são mecanismos que permitem o giro em apenas um sentido. As catracas são constituídas de dois aros. Um externo composto por dentes/calhas na forma de espinha de peixe, e outro interno, constituído de linguetas/cames e molas tipo fita.

Assim, ao girar no sentido horário, por exemplo, os cames se encaixarão nos dentes do aro externo, travando o mecanismo e fazendo com que o mesmo gire no sentido horário.

Quando acionada em sentido oposto, no caso o anti-horário, as linguetas pulam os dentes e o aro externo permanece parado. Somos um parceiro autorizado para comercialização de catracas morse.

Uso de catracas Morse

As catracas são equipamentos muito presentes em nosso cotidiano como, por exemplo, catracas de fluxo de pessoas em ônibus e estações do metrô, bicicletas e sintas para fixação de cargas. Mas fazendo uma abordagem industrial, as catracas são mecanismos importantes para a segurança de vários equipamentos. Impedem que ocorra o recuo do mecanismo, causando falhas ou quebras que demandariam altos custos de reparo.

Atendendo às necessidades da indústria, fundada em 1880, a Morse é um dos fabricantes mais famosos neste segmento de catracas industriais. Assim, oferece catracas de contra recuo, catracas de longa vida útil e catracas embreagem Cam. Também oferece sistemas para alto torque e alto desempenho, aplicações de indexação leve ou pesadas, entre outros, com certificado ISO 9001.

Mais sobre as Catracas Morse

As catracas morse possuem alta tecnologia e qualidade, oferecendo em todos os modelos cames de precisão, fabricados em aço endurecido de alta qualidade, com acabamento de precisão, eliminando as distorções causadas pelo processo de endurecimento.

O processo de acabamento único assegura uma superfície de came suave. Desse modo, resultando em um contato uniforme com as calhas, o que proporciona distribuição de carga uniforme e vida de desgaste prolongada.

A Morse oferece sistemas de lubrificação avançados e exclusivos, que permitem a redução da resistência por arrasto e engrenamento em altas velocidades.

Veja mais: Rolamento | Rolamentos | Correias Transportadoras

new.abecom

Postagens recentes

O que é MTTR? Para que serve e como calcular?

MTTR (mean time to repare) é a sigla em inglês para tempo médio para reparo…

3 semanas atrás

PCM – Planejamento e Programação de Manutenção: o que é, como fazer?

O planejamento e controle de manutenção - PCM é um pilar da gestão da manutenção…

1 mês atrás

Manutenção Centrada na Confiabilidade – RCM: o que é?

A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) ou RCM (Reliability Centered Maintenance) é uma metodologia estruturada…

1 mês atrás

Qual o impacto dos retrabalhos de manutenção na disponibilidade de uma máquina?

Os retrabalhos de manutenção são um dos desafios para que os equipamentos retornem plenamente funcionais…

2 meses atrás

Cargas Radiais e Axiais: entenda as diferenças e como elas atuam nos rolamentos.

Cargas radiais e axiais são forças que atuam em rolamentos e componentes mecânicos em diferentes…

2 meses atrás

Manutenção Produtiva Total: como ela melhora a eficiência da sua fábrica?

A Manutenção Produtiva Total (TPM - Total Productive Maintenance) é uma metodologia de gestão que…

2 meses atrás