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Polias de Transmissão Martin

polias de transmissão

Os primeiros relatos sobre o uso das polias industriais foram para movimentar objetos pesados, através de configurações simples ou compostas. Mais tarde, associadas às correias, ganharam nova nomenclatura e uso: polias de transmissão de potência.

As polias atuam em pares. Nesse sentido, a que recebe força e movimento se chama polia movida ou conduzida. Já a que transmite a força e movimento é a polia motora.

As polias para transmissão são usadas em vários segmentos industriais. Embora, o uso mais comum é nos automóveis. Tanto no motor quanto no sistema de transmissão (transmissão CVT).

Porém, também são usadas em ventiladores industriais, sopradores, misturadores de tanques e dornas, compressores, entre outras aplicações.

A principal vantagem delas, é que podem reduzir os custos do projeto. Além disso, atuam como fusível. Ou seja, em caso de alguma pane ou avaria, as correias se rompem ou saltam da polia. Desse modo, preservam o equipamento.

Composição das Polias de Transmissão Martin

Ferro fundido, aço, aço inoxidável, ligas de alumínio, materiais sintéticos ou de compósitos. São materiais comuns na fabricação das polias de transmissão Martin.

Desse modo, podem ser fabricadas conforme a necessidade do projeto ou do ambiente em que serão aplicadas. Também possuem tipos variados, tais como:

  • polias de aro plano,
  • polias de aro abaulado,
  • polia escalonada de aro plano,
  • polia escalonada de aro abaulado,
  • polias com guia,
  • polia em “V” simples ou múltiplas (duplas, triplas ou mais canais).

Conforme a necessidade de potência de transmissão. Nesse sentido, uma das principais é para uso em correia dentada (polias sincronizadoras).

Cuidados básicos

Os cuidados básicos das polias de transmissão Martin, envolvem basicamente observar se há desgastes nos canais.

Também deve-se observar o surgimento de trincas, bordas amassadas, oxidações ou com porosidade. Além disso, é recomendável observar se os canais estão livres de tinta, graxa e óleo.

No entanto, antes deve-se verificar se os canais estão devidamente dimensionados para receber a correia.

Depois disso, em sua montagem, deve-se fazer um bom alinhamento da polia. Isso evita vibrações no conjunto e, como resultado, melhor rendimento dos componentes do sistema.

Para isso, recomendamos o uso das ferramentas de alinhamento a laser. Elas garantem o alinhamento com precisão.

Outra dica, é verificar o desgaste dos canais ou da correia. Se tiver sinais nas bordas é indicativo que a correia precisa de troca ou, então, o canal necessita de retífica. Mas isso, se a correia estiver abaixo da borda após a troca.

Veja mais: Rolamento | Catálogo de Rolamentos |Lubrificantes Industriais

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