ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460
ROLAMENTOS E SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
MATRIZ - SP: (11) 2797-1322 | SERVICE - SP: (11) 2902-1460

O Que São Mancais

mancais-para-rolamentosO que são mancais e para que servem?

Mancais são elementos de máquinas que servem de apoio fixo para eixos. Geralmente são compostos de uma estrutura de ferro fundido e bipartida (base tampa), que encerra o casquilho, no qual gira o eixo.

Os principais tipos são:

  • os de escorregamento, deslizamento ou bucha;
  • mancal de rolamento;
  • hidrodinâmicos;
  • hidrostáticos;
  • aerostáticos, e
  • magnéticos.

O mancal é um importante componente para garantir o desempenho de um rolamento.

Saber para que serve um mancal lhe ajudará a fazer a escolha certa. Além disso, garantirá que ele atinja a sua vida útil projetada.

Mancais de Escorregamento, Deslizamento ou Bucha

São constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas. Também em equipamentos de baixa rotação, pois este tipo mancal possui atrito elevado. Principalmente quando comparado com os outros mancais e em altas rotações superaqueceria.

Portanto, são simples de montar e desmontar. Dessa forma apresentam vida útil prolongada se respeitados os ciclos de lubrificação, limpeza e alinhamento.

Mancais de Rolamento

Os Mancais de Rolamento são constituídos de dois anéis concêntricos. Entre esses são colocados rolamentos, tais como esferas, agulhas ou roletes. Um mancal de rolamento é indicado em projetos que exigem maior velocidade e menor atrito.

Mancais Hidrodinâmicos

Mancais Hidrodinâmicos são conjuntos mecânicos formados por um eixo e uma bucha, nos quais o diâmetro do eixo é muito próximo diâmetro interno da bucha. Dessa forma, quando montados, a folga existente entre esses dois elementos é muito pequena.

Assim, acomoda um filme de óleo lubrificante que impede o contato direto entre as duas partes durante suas operações. Situação em que se atinge o regime de lubrificação hidrodinâmica. São empregados em turbo máquinas por permitirem altas cargas em altas velocidades.

Além disso, a vida de um mancal de deslizamento, teoricamente, é infinita. Uma vez que não existe contato entre peças com movimento relativo, garante longa continuidade operacional.

Mancais Hidrostáticos

Por apresentarem precisão extremamente alta e ser quase isento de desgaste, os Mancais Hidrostáticos são empregados em aplicações de alta precisão. Por exemplo, em máquinas de medição, máquinas de testes e máquinas ferramentas.

O funcionamento deste tipo de mancal ocorre através de um sistema de alimentação de lubrificante com pressão externa. Pressionando, portanto, continuamente o lubrificante líquido através de canais de entrada para câmaras entre as superfícies dos mancais.

Desta forma, as superfícies destes mancais para rolamentos são separadas por um filme de lubrificação fino e, assim, não será gerado nenhum atrito. Ou seja, possibilita uma regulagem de posição de alta precisão, na faixa de sub-micrômetros.

Ao contrário dos mancais hidrodinâmicos, nos hidrostáticos não ocorre resistência de deslize no início ou parada do equipamento, que apesar de pequenas, geram desgastes nestes produtos.

Mancais Aerostáticos

Mancais Aerostáticos são lubrificados a filme de ar, cuja camada tem espessura entre 5 e 30 micrômetros. Assim, as superfícies deste tipo de mancais são intercaladas com camadas de ar comprimido, que é fornecido por um ou mais bocais no mancal, que servirá para separar as superfícies.

Desse modo, os Mancais Aerostáticos suportam altas temperaturas, quase não geram calor. Também estão livres de vibrações quando comparados com outros tipos, apresentam pequeno erro médio de giro do mancal (excentricidade), e apresentam baixo ruído de operação.

Além disso, o ar pode escapar para o ambiente sem perigo de contaminação, não havendo necessidade de equipamento auxiliar para reciclagem. Apresentam fricção mínima e exatidão elevada a altas e baixas velocidades; e não necessitam lubrificação pois não há desgaste.

Mancal Y

Arranjos de rolamentos simples e econômicos podem ser conseguidos com a utilização de mancais Y. Desse modo, em função das suas características particulares, são encontrados em aplicações de maquinário agrícola e equipamentos de construção. Também podem ser utilizados em transportadores de correias, ventiladores e máquinas têxteis. Além disso, são utilizados em máquinas para produção de alimentos e de embalagem.

Os mancais Y podem absorver pequenos erros iniciais de alinhamento, porém, não permitem deslocamentos axiais. Sendo assim, não são adequados para arranjos de rolamentos livres.

Portanto, a distância entre os rolamentos deve ser curta ou o mancal deve ser montado em uma estrutura flexível. Dessa forma evita que fique sujeito a sobrecargas axiais, por exemplo, como resultado de dilatação térmica.

Conte com a Abecom na escolha do seu Mancal!

Para manter o compromisso de oferecer soluções de excelente qualidade, a Abecom Mancais  oferece mancais SKF, mancais FCM, mancais Browning e Sealmaster.

Browning e Sealmaster são duas linhas da que surgiram com a aquisição da Morse Industrial pela Power Transmission Solutions da Regal, que, desde então, desenvolvem produtos de alto desempenho, confiabilidade e durabilidade. São fáceis de instalar, oferecem produtos que atendem as produções específicas e agressivas, como o caso da indústria alimentícia, além de boa retenção de contaminantes e redução da fricção.

A Abecom pode lhe ajudar na melhor escolha do seu mancal. Nossa equipe de especialistas é altamente qualificada, é capaz de auxiliar na escolha correta do seu tipo de mancal ou rolamento.

Nossa experiência em mais de 55 anos, permite que a Abecom, auxilie seus clientes na manutenção e sistema de lubrificação de mancais e rolamentos. Com redução global de custos, através de inovação e engenharia de aplicação.

Solicite um Orçamento